CRÓNICA: A culpa foi do Ogier. A sério?

Por a 20 Novembro 2019 11:32

Está confirmado o abandono imediato da Citroën do WRC, algo que já se desenhava há algum tempo, especialmente desde que a Senhora Ogier, Andrea Kaiser, publicou aquele ‘venenoso’ Tweet. Apesar do tweet ter sido apagado pouco depois a mensagem estava passada e ficou a certeza que era muito forte a possibilidade de Sébastien Ogier sair da Citroën no final do ano, e como escrevemos logo na edição do Rali da Catalunha, no fim de outubro, neste contexto era quase certa a saída igualmente da Citroën do WRC.

Ainda esperámos que pudesse haver algum volte-face no assunto, mas Ogier manteve-se coerente, e ao contrário do que se pensou anteriormente, quando Ogier já andava a contar as provas que faltavam para se reformar, o facto de Ott Tanak se ter juntado a Thierry Neuville na Hyundai, abriu-lhe uma porta na Toyota e fez crescer ao francês o desejo de provar que com outro carro, teria dado outra luta no Mundial de Ralis deste ano.

Não vale a pena recordar as inúmeras vezes que Ogier se queixou no final dos troços ou das provas, e se na altura isso sempre foi entendido como pressão para que a equipa fizesse mais e melhor, e lhe desse um carro suficiente bom para ganhar mais vezes, ele fá-lo-ia.

Na comunicação de hoje da Citroën não fica muito bem culpar Ogier pela retirada da Citroën, sem fazer, nem que fosse um pouco de ‘mea culpa’. Compreende-se a causa/efeito, foi quase inevitável, mas basta olhar para o percurso recente de Ogier para perceber que a M-Sport foi bem mais competente que a Citroën, e quando Malcolm Wilson teve nas mãos um piloto como Ogier, foi capaz de tocar a reunir e com isso conseguiu em dois anos, dois títulos de pilotos e um de Construtores.

Foi baseado no pressuposto que Ogier era meio caminho andado para a Citroën voltar aos títulos, que a marca francesa o contrato. Mas não foi capaz de lhe dar melhores condições, e não nos parece que a culpa seja de Ogier.

Claro que a época da Citroën não foi um desastre, ao fim ao cabo Ogier liderou boa parte do ano, mas quando as decisões se aproximaram, a verdade foi como o azeite em água. Veio ao cimo.

É uma pena a saída da marca, espera-se que ganhe balanço para regressar daqui a uns anos, e nesse hiato não deve ser fácil perder a liderança nos títulos de pilotos. Tem nove, face aos 4 da Lancia, Mitsubishi, Peugeot, Toyota e Volkswagen.

Nos Construtores, a Citroën terá que esperar para chegar aos 10 títulos da Lancia (a Citroën tem 8), mas é no número de vitórias que a Citroën mais tem a perder. Soma 102, face às 91 da Ford, 56 da Toyota e 14 da Hyundai.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado