F1, Notas AutoSport: A desilusão Renault | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1, Notas AutoSport: A desilusão Renault

Fábio Mendes by Fábio Mendes
19 Agosto, 2019
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1, Newsletter, Sapo
A A
F1: Camião da Renault despista-se

Share on FacebookShare on Twitter

Com alguns altos e baixos, o projecto Renault foi sempre evoluindo desde 2016, ano do regresso, até 2019. Na época em que se esperava (e foi prometida) uma aproximação às equipas da frente, eis que surge a primeira época verdadeiramente negativa da Renault.

O primeiro ano foi claramente um “ano zero”, aproveitando o trabalho da antiga Lotus, que tinha perdido o fulgor das épocas 2012 e 2013 e que desde o início da nova era híbrida, caiu na tabela. 2017 e 2018 trouxeram a evolução esperada, especialmente tendo em conta o investimento feito pela marca. Os homens da Renault sempre afirmaram gastar menos que a Mercedes e a Ferrari, mas o investimento feito foi, ainda assim avultado, com melhorias na estrutura de Enstone e reestruturação em Viry-Châtillon, responsáveis pelo chassis e e motor, respectivamente.

Artigos relacionados

F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes

F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes

5 Julho, 2026
GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “O carro não é suficientemente bom”

GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “O carro não é suficientemente bom”

5 Julho, 2026

Nunca faltou ambição à Renault, mas tem faltado uma execução mais aprimorada do plano. No ano passado conseguiram ficar em quarto, mas a sorte esteve do seu lado. A Haas desperdiçou pontos importantes no início da época e a Force India, com o processo de insolvência e tudo o que se seguiu, perdeu os pontos conquistados na primeira metade da época. A Renault fez 122 pontos, contra 93 da Haas (menos 29 pontos) e 52 pontos de meia época da Racing Point.

A equipa assim admitiu que havia muito para melhorar, especialmente na parte do chassis que estava ainda muito longe de chegar à valia das equipas da frente. A estrutura prometeu novamente mais e melhor, apostou forte e foi buscar Daniel Ricciardo, admitindo que a chegada da estrela australiana aumentava a pressão de mostrar trabalho. O que vimos até agora está longe do desejável. A Renault tem coleccionado falhas mecânicas e prestações fracas. O melhor fim de semana da Renault foi no Canadá, com 14 pontos conquistados, um sexto e sétimo dos dois pilotos. Em 12 provas feitas até agora, a Renault pontuou apenas em seis, manifestamente pouco para quem pretendia encurtar distâncias.

O problema está no chassis, que tem de evoluir muito e não deu o salto necessário. A unidade motriz tem qualidade suficiente para pelo menos se aproximar das equipas da frente, e a McLaren é a prova disso. Ricciardo sentiu isso e a mudança de um chassis de topo como o Red Bull para o Renault reflectiu-se nos primeiros erros, em que nas travagens mais tardias perdeu o controlo do carro.

A Renault está numa situação complicada. Não está a evoluir ao ritmo que pretendia, nem está a aproveitar uma das melhores duplas de pilotos do grid. É tempo de questionar (outra vez) processos e melhorar procedimentos, algo que já teria sido feito pela equipa, mas que pelos vistos não surtiu os efeitos desejados.

Daniel Ricciardo – Um sorriso menos brilhante

A saída da Red Bull tornou-se quase inevitável com a cada vez maior influência de Max Verstappen na equipa. A pouca confiança na Honda e outros pormenores (certamente que o dinheiro pago pela Renault terá pesado) foram catalisadores para a troca mais surpreendente de 2018. Mas para já o balanço da mudança é negativo. A Renault não conseguiria dar ao australiano o mesmo que dava a Red Bull, mas certamente que Ricciardo esperava mais nesta fase. O piloto falou em falta de mentalidade vencedora, o que pode ser sintomático de uma equipa ainda à procura de rumo. Temos visto alguns pormenores aqui e ali que lembram o feroz Ricciardo da Red Bull, mas a falta de qualidade da sua máquina não tem permitido fazer mais. Uma pena que um dos mais entusiasmantes pilotos da actualidade esteja “preso” num carro de menor valia.

Nico Hulkenberg – O pódio que nunca mais chega

A qualidade de Nico Hulkenberg nunca foi questionada por ninguém dentro da F1. Mas o estranho caso de Hulkenberg continua e na sua décima época na F1 continua longe dos pódios que o seu talento prometia. Esteve perto de acontecer na Alemanha mas, mais uma vez, falhou no momento crucial. Pela primeira vez desde que ingressou na Renault não é o melhor piloto da equipa, mas a diferença para Ricciardo é curta. O seu nome foi ligado a uma possível vaga na Red Bull o que para já parece ser apenas um rumor demasiado optimista. Hulkenberg foi dos pilotos que mais venceu e mais entusiasmou nas categorias de iniciação. Na F1 está longe disso. A Renault deve-lhe os melhores resultados desde 2016, mas continua no seu registo regular… mas sem um rasgo de génio.

Renault – Nota 4: 6º lugar – 39 pontos

Abaixo do prometido e abaixo do que já fizeram em 2018, muito por culpa de uma concorrência mais forte e capaz. A Renault tem desiludido e não parece ter encontrado o caminho que a levará a aproximar-se do top 3. Alain Prost foi integrado na estrutura executiva recentemente talvez para ajudar a minimizar a falta de rumo que se tem visto por parte dos franceses. Cyril Abiteboul tem prometido muito, mas os resultados ainda estão longe de convencer.

Daniel Ricciardo – Nota 6 : 11º lugar – 22 pontos; Melhor resultado – sexto no Canadá

Dar nota negativa a Ricciardo seria algo injusto. O piloto continua a demonstrar as mesmas qualidades do passado e apesar de um arranque titubeante com alguns erros, encontrou o equilíbrio necessário e aprendeu que tem de guiar o carro de forma diferente. Será sempre parte da solução e não do problema. Assim que tiver uma máquina de qualidade irá dar os resultados desejados à Renault.

Nico Hulkenberg – Nota 5: 14º lugar – 17 pontos; Melhor resultado – sétimo no Canadá

Esteve perto de “matar o borrego” na Alemanha, mas mais uma vez deixou fugir a oportunidade. Tem estado abaixo de Ricciardo e perdeu algum do protagonismo na equipa. Ou seja perdeu uma oportunidade de ouro e está a perder no grande desafio que era enfrentar Ricciardo, frente a frente. Hulkenberg tem muita qualidade, mas por algum motivo não a tem demonstrado. Se a Renault quiser “refrescar” a dupla, a sua saída é quase inevitável. Mas seria pouco sensato abdicar de um piloto que já deu tanto e pode continuar a dar.

Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes
FÓRMULA 1

F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes

by Fábio Mendes
5 Julho, 2026
GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “O carro não é suficientemente bom”
FÓRMULA 1

GP Grã-Bretanha F1, Lando Norris: “O carro não é suficientemente bom”

by Fábio Mendes
5 Julho, 2026
Next Post
F1: O filme o fim de semana de Sebastian Vettel

F1: "Objectivo de Sebastian Vettel e conquistar título pela Ferrari"

Mercedes revela novos Classe A e Classe B híbridos “Plug In”

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Fórmula 2: Nikola Tsolov faz história em Silverstone com dobradinha na corrida principal

Fórmula 2: Nikola Tsolov faz história em Silverstone com dobradinha na corrida principal

5 Julho, 2026
Campeonato dos Açores de Ralis: Rego vence sem oposição na Graciosa

Campeonato dos Açores de Ralis: Rego vence sem oposição na Graciosa

5 Julho, 2026
F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes

F1: Zak Brown explicou porque McLaren ainda não recebeu motores atualizados da Mercedes

5 Julho, 2026
Portugal Rally Series Lousada: Pedro Lago Vieira lidera prova muito disputada

Portugal Rally Series Lousada: Pedro Lago Vieira lidera prova muito disputada

5 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright