Não tem sido um percurso fácil, o que Sebastian Vettel tem enfrentado na Ferrari. Chegou a uma equipa que estava mal a nível de resultados, mas logo no seu primeiro ano conseguiu vencer pela Scuderia. A partir dai tem sido um percurso de altos e baixos, sendo que desde o GP da Alemanha de 2018 que os “baixos” se tem sucedido.
Erros da equipa, aos quais se juntam erros próprios, fazem com que Vettel esteja já praticamente arredado do título, isto quando apenas passou um terço da época. Muitos apontam o dedo à valia do piloto, outros dizem que ele se irá reformar no final do ano. São poucas as palavras de apoio e de apreciação que têm surgido a favor de Vettel.
Mark Webber, que conhece o alemão como poucos, acredita que Vettel tem ainda tudo o que é preciso para vencer:
“Eu acho que ele precisa de mais alguns tenentes à sua volta, ele precisa ter menos responsabilidade na equipa e ter mais confiança de que as coisas de segunda a sexta vão ser resolvidas”, disse ele à Reuters. “O Seb ainda tem o que é preciso para vencer, mas é um verdadeiro desafio lutar contra um fator Mercedes/Lewis Hamilton semana após semana.”
Ao contrário do que acontecia na Red Bull, Vettel é muito menos protegido na Ferrari. Apesar do seu poderio, a Scuderia não protege os seus pilotos dos media e a pressão facilmente sobe. E nessas alturas Vettel falha mais. O que Webber provavelmente queria dizer é que a Ferrari tem de poupar o alemão a certas tarefas e especialmente deve protegê-lo mais para que não se desgaste em demasia fora de pista, tal como deveria fazer no caso de Leclerc. Algo que outras equipas fazem muito bem e com bons resultados.












