Rafael Lobato na maior prova de Resistência do Sim Racing português
O Sim Racing já deve ser encarado como parte da realidade do desporto automóvel. A simulação tem evoluído cada vez mais e as grandes competições como a F1, WRC, WTCR, Fórmula E, entre outras, têm organizado campeonatos de dimensão cada vez maior, e que abrem portas para oportunidades únicas dentro de grandes equipas.
Em Portugal, a realidade do Sim Racing também tem evoluído de forma muito positiva e são cada vez mais os eventos que reúnem pilotos do real e do virtual. Neste contexto, no próximo dia 29, decorrerá a maior prova de resistência feita a nível nacional.
Pela primeira vez, as três maiores comunidades do simracing português uniram forças para lançar um evento à escala nacional. A Slipstreamsims, a Rquatro e a PTSims lançaram as 12h de Le Mans.
As
36 equipas inscritas são na sua maioria portuguesas, havendo também
carros italianos e franceses, entre
outros.
São 119 pilotos inscritos que irão durante 12 horas estar aos
comandos do BMW M8 GTE, do Porsche 911 RSR e do Corvette C7R GTE.
Os 5 diretores de prova vão assegurar que tudo corre sem percalços,
e uma equipa de 4 comentadores vai narrar e analisar toda a prova.
Com
apoio da eSports Simracing e da GTC Race Center, assegurou-se a
cobertura de imagem de todo o evento que começa já na próxima
quinta-feira, dia 27 de junho, com a sessão de qualificação pelas
21:30.
Rafael Lobato será
um dos pilotos presentes nesta prova. Estando parado nas corridas “do
real” na época 2019, por falta de apoios, o jovem piloto português
mantêm a forma no virtual, onde tem competido com muita
regularidade. O piloto fará parte de uma equipa de mais dois pilotos
que dividirão com ele os vários turnos de condução
“O sim racing, que já pode ser considerado um desporto, está cada vez mais na moda e é cada vez mais reconhecido pelo público em geral e pelas grandes equipas. No fim de semana de Vila Real decorrerá uma corrida onde estarão presentes o Max Verstappen e o Lando Norris, prova para a qual a minha equipa foi convidada, mas tendo em conta que nesse fim de semana temos um dos grandes eventos do ano de desporto motorizado, recusamos o convite, apesar de eu não competir.”
“Este é um dos
maiores eventos de sempre organizados em Portugal. É a primeira vez
que teremos esta junção de tantas comunidades numa prova de
resistência virtual. Vão ser 119 pilotos e 36 carros, todos da
categoria GTE. À disposição temos o Porsche, o Corvette ou o BMW,
que foi a escolha da minha equipa para esta prova. O evento terá
muita projeção a nível nacional.”
A presença de outros grandes nomes do desporto motorizado nacional está garantida: “Vamos ter pilotos que competem em pista também a participar, como é o meu caso, o Pipo Rodrigues, o César Machado deverá estar presente, assim como o Kiko Mora. Os pilotos do real cada vez mais apostam no virtual, pois permite manter o ritmo, experimentar novas realidades, e competir com outros pilotos, e neste caso também de fora com equipas do Brasil e do Reino Unido”
Apesar da aposta no Sim Racing, Lobato continua a tentar voltar para o real, onde quer continuar a sua carreira: “O mundo do Sim Racing é muito interessante, mas sem dúvida que quero continuar a minha carreira no real. Infelizmente não reuni os apoio necessários para fazer esta época, mas não posso nem quero desistir e esta é uma ferramenta que, quem sabe, poderá abrir outras portas, como já aconteceu a outros pilotos. Cada vez mais os pilotos nacionais usam a simulação para treinar e para manter a forma e a possível presença do César e do Kiko são a prova disso mesmo. E como disse anteriormente o Lando Norris e o Max Verstappen continuam a competir no Sim Racing e beneficiaram muito dessa experiência.”
Rafael Lobato defendeu ainda a qualidade das corridas virtuais, que não podem ser encaradas como mera brincadeira: “Temos apoio monetário de alguns parceiros, e como nós, outras equipas têm esse tipo de apoio. A visibilidade deste tipo de eventos começa a crescer cada vez mais e a qualidade das corridas é inquestionável. Temos visto grandes lutas em pista, sem os exageros típicos dos menos experimentados neste tipo de competição. Desafio a todos a verem as provas nas plataformas disponíveis e atestarem a qualidade que as várias equipas vão colocar em pista. O nível tem subido a cada ano que passa e creio que esta é uma alternativa viável para quem pretende investir no mundo da competição automóvel.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI