WRC, Rali México, PE 21: Vitória de Sébastien Ogier

Por a 10 Março 2019 19:22

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) venceram o Rali do México, o que sucede pela quinta vez na carreira do francês. Para a dupla da Citroën esta é a segunda vitória do ano. Este resultado coloca-o mais perto de Ott Tanak, mas o estónio permanece líder do Mundial, ainda que só com quatro pontos de avanço para Ogier, já que o francês venceu também a PowerStage.

A dupla francesa aproveitou bem o primeiro dia quando terminou 14.8s segundos na frente de Elfyn Evans, enquanto Ott Tanak e Thierry Neuville se atrasaram devido a serem os dois primeiros na estrada.

No segundo dia, Ogier, começou mal, com um furo, mas o tempo nominal que lhe foi atribuído, a 22.4s de Kris Meeke, foi um mal menor para o que poderia ter acontecido, caso depois do acidente de Esapekka Lappi o troço não fosse interrompido.

Com isso, perderam momentaneamente a liderança para Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), mas na 11ª PE o azar bateu à porta do piloto da Toyota, que também furou, e com isso caiu de primeiro para quinto na classificação geral, com Ogier a regressar à liderança, na altura com 15.5s de avanço para Elfyn Evans. A partir daí, a margem foi subindo até Ogier começar a gerir, o que fez até final sem mais contratempos.

Depois duma boa luta com Elfyn Evans, Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) asseguraram o segundo lugar, depois de terem chegado a ser oitavos da geral no primeiro dia de prova. Sendo os primeiros na estrada, perderam tempo para a cabeça da ‘corrida’ que nunca mais conseguiram recuperar.

Apontaram ao segundo lugar, e conseguir os seus objetivos. Pela primeira vez na sua carreira, Tanak abriu a estrada e agora já percebe um pouco melhor o que sucedeu durante tanto tempo a Ogier.

A abrir a estrada no primeiro dia, foi muito penalizador, como é habitual nos ralis de terra, que terminou o primeiro dia 37.1s atrás de Ogier. No segundo dia, em condições semelhantes, recuperou oito segundos a Ogier, mas este controlou sempre a prova. Ciente que em condições normais não chegaria à dianteira, Tanak atacou Evans, que foi reagindo bem, mas no troço mais longo do segundo dia, Tanak deu a estocada que o aproximou muito do galês. A partir daí, forçou mais um pouco e Evans não suportou esse ataque, cedendo a posição. Com este resultado, mantém a liderança do Mundial de Pilotos, mas devido a não ter pontuado na PwerStage, agora tem Ogier à ‘perna’… Venha a Córsega.

Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) terminaram no lugar mais baixo do pódio, naquele que é o seu melhor resultado do ano, e o primeiro pódio desde a Catalunha do ano passado.

Tendo em conta que esse foi o seu único pódio em 2018, este é um bom sinal para o piloto da M-Sport.

Elfyn Evans aproveitou a ordem na estrada no primeiro dia para se chegar à frente, e terminou o dia a 14.8s de Ogier, mas com Kris Meeke por perto.

No segundo dia, deixaram fugir Ogier e aproximar muito Tanak, e no arranque do terceiro dia perderam a posição para o estónio.

Ainda assim um bela prestação, aproveitando bem a oportunidade que se lhes deparou.

Serão precisas condições muito especiais para vencer novo rali, mas já demonstrou que está mais maduro e a mais consistente nos resultados. Não tem fibra de Campeão, mas é um dos bons pilotos deste WRC.

Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram no quarto lugar da geral e minimizaram as perdas depois de um rali difícil.

No primeiro dia, foram os únicos sobreviventes de um dia desastroso para a Hyundai, mas com o belga a perder um minuto para o líder.

Um furo logo no primeiro troço da manhã desse primeiro dia, a primeira passagem por El Chocolate, condicionou tudo o resto daí para a frente, já que para o segundo dia, enquanto Ogier conseguiu uma boa posição na estrada, Neuville nem por isso, e o seu destino ficou traçado.

Terminou na melhor posição possível face às condicionantes e foi o único Hyundai que não teve problemas…

Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC) terminaram na quinta posição, depois de terem chegado a passar pela liderança no início do segundo dia de prova.

Aproveitaram bem a posição na estrada para terminar o primeiro dia em terceiro, chegou a primeiro na PE10, depois do furo de Ogier, mas na especial seguinte furou, não mudou a roda, e danificou a suspensão.

Em duas especiais, passou de primeiro a quinto, a 3m21s do líder.

Mais do que lutar pelo pódio, teve mesmo a possibilidade de lutar pelo triunfo no rali. Se conseguiria ou não, nunca se vai saber…

Teve uma grande oportunidade, mas desperdiçou-a com o furo.

Esteve bem na PowerStage, em que foi segundo.

Benito Guerra/Jaime Zapata (Skoda Fabia R5) foram sextos da geral (veja-se bem) e venceram o WRC2 depois duma boa luta com o boliviano Marco Bulacia/Marco Cretu (Skoda Fabia R5).

Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) terminaram o rali no sétimo lugar, um mal menor para tudo o que passou neste rali.

No primeiro dia, quando estavam prestes do terminar em quarto, tiveram de abandonar antes da super especial do Autodromo de Leon, já que o seu Yaris WRC parou com um problema na bateria.

Com o atraso, limitaram-se a recuperar posições aos homens do WRC2, e ainda foram a tempo de chegar em sétimo. Depois do quinto lugar no Monte Carlo e do desastre na Suécia, novo mau resultado.

Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram em nono, depois de abandonarem na ligação para a sétima especial, com um problema elétrico, numa especial em que podiam ter chegado ao comando do rali.

A dupla espanhola estava a andar bem, tornaram-se mesmo nos rivais mais próximos de Ogier, rodando a menos de cinco segundos, mas a sua luta terminou cedo, com o problema elétrico que forçou o abandono.

Já os seus companheiros de equipa na Hyundai tinham-se saído inicialmente bem, com Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) a liderar o rali a meio do primeiro dia.

Mas na segunda passagem por El Chocolate, foram obrigados a encostar e abandonar depois de um furo e a suspensão danificada depois de bater numa pedra. Game Over.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado