WRC, Rali México, PE 21: Vitória de Sébastien Ogier

Por a 10 Março 2019 19:22

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) venceram o Rali do México, o que sucede pela quinta vez na carreira do francês. Para a dupla da Citroën esta é a segunda vitória do ano. Este resultado coloca-o mais perto de Ott Tanak, mas o estónio permanece líder do Mundial, ainda que só com quatro pontos de avanço para Ogier, já que o francês venceu também a PowerStage.

A dupla francesa aproveitou bem o primeiro dia quando terminou 14.8s segundos na frente de Elfyn Evans, enquanto Ott Tanak e Thierry Neuville se atrasaram devido a serem os dois primeiros na estrada.
No segundo dia, Ogier, começou mal, com um furo, mas o tempo nominal que lhe foi atribuído, a 22.4s de Kris Meeke, foi um mal menor para o que poderia ter acontecido, caso depois do acidente de Esapekka Lappi o troço não fosse interrompido.

Com isso, perderam momentaneamente a liderança para Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), mas na 11ª PE o azar bateu à porta do piloto da Toyota, que também furou, e com isso caiu de primeiro para quinto na classificação geral, com Ogier a regressar à liderança, na altura com 15.5s de avanço para Elfyn Evans. A partir daí, a margem foi subindo até Ogier começar a gerir, o que fez até final sem mais contratempos.

Depois duma boa luta com Elfyn Evans, Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) asseguraram o segundo lugar, depois de terem chegado a ser oitavos da geral no primeiro dia de prova. Sendo os primeiros na estrada, perderam tempo para a cabeça da ‘corrida’ que nunca mais conseguiram recuperar.
Apontaram ao segundo lugar, e conseguir os seus objetivos. Pela primeira vez na sua carreira, Tanak abriu a estrada e agora já percebe um pouco melhor o que sucedeu durante tanto tempo a Ogier.

A abrir a estrada no primeiro dia, foi muito penalizador, como é habitual nos ralis de terra, que terminou o primeiro dia 37.1s atrás de Ogier. No segundo dia, em condições semelhantes, recuperou oito segundos a Ogier, mas este controlou sempre a prova. Ciente que em condições normais não chegaria à dianteira, Tanak atacou Evans, que foi reagindo bem, mas no troço mais longo do segundo dia, Tanak deu a estocada que o aproximou muito do galês. A partir daí, forçou mais um pouco e Evans não suportou esse ataque, cedendo a posição. Com este resultado, mantém a liderança do Mundial de Pilotos, mas devido a não ter pontuado na PwerStage, agora tem Ogier à ‘perna’… Venha a Córsega.

Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) terminaram no lugar mais baixo do pódio, naquele que é o seu melhor resultado do ano, e o primeiro pódio desde a Catalunha do ano passado.
Tendo em conta que esse foi o seu único pódio em 2018, este é um bom sinal para o piloto da M-Sport.
Elfyn Evans aproveitou a ordem na estrada no primeiro dia para se chegar à frente, e terminou o dia a 14.8s de Ogier, mas com Kris Meeke por perto.
No segundo dia, deixaram fugir Ogier e aproximar muito Tanak, e no arranque do terceiro dia perderam a posição para o estónio.
Ainda assim um bela prestação, aproveitando bem a oportunidade que se lhes deparou.
Serão precisas condições muito especiais para vencer novo rali, mas já demonstrou que está mais maduro e a mais consistente nos resultados. Não tem fibra de Campeão, mas é um dos bons pilotos deste WRC.

Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram no quarto lugar da geral e minimizaram as perdas depois de um rali difícil.
No primeiro dia, foram os únicos sobreviventes de um dia desastroso para a Hyundai, mas com o belga a perder um minuto para o líder.
Um furo logo no primeiro troço da manhã desse primeiro dia, a primeira passagem por El Chocolate, condicionou tudo o resto daí para a frente, já que para o segundo dia, enquanto Ogier conseguiu uma boa posição na estrada, Neuville nem por isso, e o seu destino ficou traçado.
Terminou na melhor posição possível face às condicionantes e foi o único Hyundai que não teve problemas…

Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC) terminaram na quinta posição, depois de terem chegado a passar pela liderança no início do segundo dia de prova.
Aproveitaram bem a posição na estrada para terminar o primeiro dia em terceiro, chegou a primeiro na PE10, depois do furo de Ogier, mas na especial seguinte furou, não mudou a roda, e danificou a suspensão.
Em duas especiais, passou de primeiro a quinto, a 3m21s do líder.
Mais do que lutar pelo pódio, teve mesmo a possibilidade de lutar pelo triunfo no rali. Se conseguiria ou não, nunca se vai saber…
Teve uma grande oportunidade, mas desperdiçou-a com o furo.
Esteve bem na PowerStage, em que foi segundo.

Benito Guerra/Jaime Zapata (Skoda Fabia R5) foram sextos da geral (veja-se bem) e venceram o WRC2 depois duma boa luta com o boliviano Marco Bulacia/Marco Cretu (Skoda Fabia R5).

Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) terminaram o rali no sétimo lugar, um mal menor para tudo o que passou neste rali.
No primeiro dia, quando estavam prestes do terminar em quarto, tiveram de abandonar antes da super especial do Autodromo de Leon, já que o seu Yaris WRC parou com um problema na bateria.
Com o atraso, limitaram-se a recuperar posições aos homens do WRC2, e ainda foram a tempo de chegar em sétimo. Depois do quinto lugar no Monte Carlo e do desastre na Suécia, novo mau resultado.

Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram em nono, depois de abandonarem na ligação para a sétima especial, com um problema elétrico, numa especial em que podiam ter chegado ao comando do rali.
A dupla espanhola estava a andar bem, tornaram-se mesmo nos rivais mais próximos de Ogier, rodando a menos de cinco segundos, mas a sua luta terminou cedo, com o problema elétrico que forçou o abandono.

Já os seus companheiros de equipa na Hyundai tinham-se saído inicialmente bem, com Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) a liderar o rali a meio do primeiro dia.
Mas na segunda passagem por El Chocolate, foram obrigados a encostar e abandonar depois de um furo e a suspensão danificada depois de bater numa pedra. Game Over.

24
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
calo
Membro
calo

Fiquei sem perceber quem ganhou a Powerstage,Ogier ou Meeke…..

JPC
Membro
JPC

Pelo site do wrc o Ogier

pascacio
Membro
pascacio

Não sabe ler? Pelo pouco que precisei de ler, foi o Francês da Citroën!

jpze
Membro
jpze

Eu por acaso vejo o WRC All Live e portanto estou sempre a par de tudo, mas a verdade é que se estivesse à espera destes textos produzidos por supostos jornalistas bem que desaprendia. À quantidade de erros de escrita que todos os dias se vê nas noticias deste WebSite é de ficar preocupado. E não me venham com o típico ” é de graça portanto não reclames ” , pois estes senhores ganham muito dinheiro graças a nós , publicidade…venda dos nossos dados…..etc etc ” Na Internet existem três tipos de Sites, os Falsos Gratuitos, os Pagos e as… Ler mais »

Billy Bob
Membro
Billy Bob

Jari-Matti Latvala não termina em 7º mas sim em 8º perde o lugar para Bulacia por 4,4 sg. Este homem e o azar….Que karma. Depois de tanta poeira 2 pontos perdidos… Ele e Sordo mereciam bem mais deste fds. Alternador e baterias…. Parabéns a Ogier e a Tanak e ligeiramente menos a Neuville. Está bem á vista que estes são os pontas de lança, (e também os melhores) mas há um que está a surpreender e não irá ficar por aqui. Kris Meeke. M-Sport Ford WRT Drivers, Elfyn Evans um pódio é um pódio e o primeiro do ano, nada… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Veja lá se não é daqueles que pensou o mesmo de Evans e agora está a dizer que não está nada mal. Suninen é um miúdo novo. Se nem para veteranos o México é facil, imaguine para Suninen ou Lappi.

ramedlaV
Membro
ramedlaV

Este rally fica manchado pela bandeira vermelha, senão Ogier não ganharia, embora de resto fez um grande rally, Neuville e Tanak tiveram um pouco de sorte com os abandonos de Sordo e Mikkelsen, principalmente Neuville que nunca esteve no ritmo.

jpze
Membro
jpze

Neuville nunca esteve no ritmo?
Perdeu 40s devido a um furo, depois sábado não pode fazer mais devido à posição de partida para as etapas…..não há milagres!
Acabou por ter sorte em ficar em 4, claro que sim, mas antes teve muito azar….
Espero que o Evans continue com o ritmo que andou este fds, pois acho que é um piloto com muito para mostrar ainda!

svdantas63hotmail-com
Membro
svdantas63hotmail-com

Muito me rio ao ler estes comentarios da bandeira vermelha quando o Ogier ao km 18 vinha a perder 9 segundos, ao km 23.5 vinha a perder 18 segundos (se calhar já com a informação da especial cancelada), tendo a especial 25.9 km, gostava que me explicassem onde está o favorecimento que teve terminando ainda o rali com mais 30 segundos que o Tanak. Muita azia há em relação ao HEXACAMPEÃO.

jpze
Membro
jpze

Em vez de te rires pensa, secalhar é por isso que não entendes, porque estou em vários grupos de adeptos do WRC e nas sondagens 89% diz que a Diretor de corrida deu a vitória ao Ogier embora eu acredite que no WRC não existem estas coisas que no futebol se vê todos os dias. Mas vou explicar as ducidas: – Demorou 7 mim a interromper a etapa, dois carros passaram por lá sem problemas e ninguém interrompeu. – Apenas faltava o Ogier dos WRC e tinha furado, para evitar estas desconfianças deixava-o terminar e depois interrompia caso realmente a… Ler mais »

svdantas63hotmail-com
Membro
svdantas63hotmail-com

Vais-me dizer que em 2.4 km que é o que faltava no split ele ia perder mais de 30 segundos? Eu também acho uma estupidez que tenha sido cancelada antes do Ogier, mas não venham com teorias também elas estúpidas contra o Ogier e a Citroen porque não fazem sentido, culpem apenas a organização deste rali. Se seguirem as redes sociais do Meeke hoje vem de novo pedir desculpas pelas palavras que teve tendo já ontem sido o primeiro a dar os parabéns ao Ogier.

Kankkunenfan
Membro

que anedota! 1º não é director da corrida que decidiu o que quer que seja. 2º nesses grupos, 90% são leigos a ver, imagino ao saber os regulamentos. 3º a norma é verem pelas imagens do site oficial. Em Portugal e no resto do mundial chegou a haver dezenas de pec anuladas e víamos os 15 ou 20 primeiros, como acha isto estranho? Porque demoraram pouco tempo, só pode! A questão é que hoje eles vêm pelo WRC+, primeiro pelo Heli e depois pelo carro onboard. Ao verem que se encontravam pedras a segurar o carro de Lappi, publico a… Ler mais »

jpze
Membro
jpze

Eu consigo não falo nem discuto, não vale apena. Já percebi noutras notícias que o senhor é que sabe sempre tudo e os outros não. Eu tenho a minha opinião e o senhor pode dizer aquilo que quiser que não a vai mudar. Em relação aos grupos, quer acreditar tudo bem, não quer, tudo bem também, acha que me preocupo com isso? Muito menos. Vou repetir novamente, para evitar merdas, deveria ter deixado passar o Ogier, que era o último WRC ou seja P1. Depois casso assim entendessem interrompiam a etapa. Esta é a minha opinião e ponto. Eu sei… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Comentário era para o Sr jpze Holmes, mas sabe-se lá como, uma resposta a comentário por vezes vai ter a outro usuário. Se AS achar por bem, pode remover e resolver esses problemas. Aliás tal como o do 1º comentário. Onde o usuário Calo tem roda razão mas o site nem quer saber. Porque a noticia é dada com erro, os senhores editam e quem faz figura depois é quem põe a questão.

Billy Bob
Membro
Billy Bob

A crítica à bandeira vermelha prende-se também com o alto número de viaturas em rali que ainda faltavam passar…..4. E também que Meeke e Evans passaram sem o menor problema. A meu ver, havia espaço qb, mas de repente a curva já era cega…E cega de nascença!!! Iria decerto mexer com a tranquilidade de rali que Ogier teve. Ogier esse, que é um piloto extraordinário obviamente, mas que a nível de Suerte está muito, muito bem servido. Sordo e Mikkelsen e Meeke estavam perto, e de repente…..Aiiiii que fiquei sozinho. E já agora, azia em relação a Ogier nunca tive… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Já estou como o colega acima, isto dá para rir. Após a SS10 o que é que Ogier beneficiou de algo a ver com Sordo ou Mikkelsen? Que, por acaso, tinham desistido no dia anterior a meio do dia? E onde faltavam apenas 4 carros a passar quando a tomada de decisão? baseia-se nas filmagens do WRC+ ou na decisão do comissário? Sabe, se pessoas como o caro, que vêm os ralis apenas baseados nos tempos e ruidos de fundo como os lançados por Meeke, até veriam que Sordo e Mikkelsen eram dava jeito a Ogier. Pois não só se… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

sabem lá eles o que dizem, quando nem os artigos dos regulamentos foram espreitar. Meeke, como sempre, lançou uma farpa para mais tarde pedir desculpas e pôs alguns assim. Se tivessem pouco de memória, poderiam relembrar outros episódios em que se teve de cancelar, tempo de demora, gravidade etc. Mas não, como meteu Ogier até falam de botões ás cores e tudo.

jpze
Membro
jpze

Claro que não sabemos! Só o senhor é que sabe. Trabalha na FIA? As tantas…… O senhor é que só está aqui porque estamos a falar do Ogier, porque se fosse de outro qualquer, dizia amém. Quanto ao Meeke, pediu desculpas porque foi obrigado pela equipa, ponto final. Ou acha que ele depois percebeu realmente que errou e foi então pedir desculpas??? Acredita nisso??? Menos!! Mais uma vez repito, tenho a minha própria opinião sobre este assunto e ninguém a vai mudar, não digo que foi com intenção, não coloco aqui nenhuma teoria, apenas digo que não foi correto a… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

https://www.autosport.com/wrc/news/142002/citroen-rejects-red-flag-manipulation-allegation “We have to remember, we have the WRC cars and then we have the other guys. The others have, let’s say, a different style of driving and the car was in the road in a blind left corner. You couldn’t see it. Safety first, I’m sorry. “The clerk of the course took the decision and I totally agreed with him. It was unnecessary risk. “We didn’t know if Lappi was still around the car. We saw two cars go past and they were not slowing down that much. Like I said, it’s safety first.” Caro, eu não sei muito.… Ler mais »

Kankkunenfan
Membro

Nem reparei no: “Quanto ao Meeke, pediu desculpas porque foi obrigado pela equipa, ponto final.” Não sabe mesmo o que diz. Fazer um vídeo caseiro como ontem o fez e que é notório que o senhor não o viu, não conhece Meeke nem conhece a equipa da Toyota. Seria obrigado a fazer porquê? Eu não trabalho na FIA, mas nunca foi preciso trabalhar por lá para saber como as coisas funcionam. Já houveram anulações cá em Portugal com maior impacto na classificação de um piloto, lembra-se? Mas com essa de Meeke ter sido obrigado, a sua visão de acreditar em… Ler mais »

senna-rossi
Membro
senna-rossi

O Décimo Sexto ficou a 1 hora e 52 minutos … tantos bons Rallies na Europa por fazer

Alfista
Membro
Alfista

Um rally feito para o francês e/ou a citroen ganharem.
Enquanto o Ogier andou na frente , deixaram estar tudo e as especiais a decorrer.
O Ogier furou e perdeu muito tempo, arranjaram logo maneira de anular a especial, com uma desculpa ridicula de algo que estava controlado.
Ja parece os Dakar que a Peugeot ganhou com um carro cheio de especificações ilegais.

rui-melogavis-pt
Membro
rui-melogavis-pt

Mais uma confusão mexicana! Lista de inscritos miserável e uma organização aos papeis, é o que se pode dizer deste rally. Ogier mais uma vez a mostrar com a sua pontinha de sorte que raramente o abandona porque é ainda o melhor. Grande rally de Tanak, que ao abrir os troços consegue um brilhante segundo lugar e minimizar as perdas para o francês. Neuville com um rally sofrível, mas mesmo assim nao foi muito maus para as contas do titulo. Apesar da competitividade deste campeonato ao fim de 3 rallys já todos sabemos quem sao novamente os verdadeiros candidatos ao… Ler mais »

serrote
Membro
serrote

…rei do azar eu distribuia um pouco melhor. O Mikkelsen quando não bate tem problemas com o carro o Sordo esse quase nunca bate mas também tem problemas com o carro, o Tanak em 2018 teve problemas com o carro o Neuville idem… só conheço um que nunca tem problemas com o carro ao ponto de ir parar a SR que é o Ogier, isto em todas as marcas por onde passou.
É uma realidade que me leva a pensar que o rapaz tem um mecânico privado lá no céu.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png