Open de Portugal de Karting/Bombarral: Primeiros Títulos | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Open de Portugal de Karting/Bombarral: Primeiros Títulos

Rodrigo Fernandes by Rodrigo Fernandes
25 Fevereiro, 2019
in KARTING
A A
Open de Portugal de Karting/Bombarral: Primeiros Títulos

Share on FacebookShare on Twitter

O Open de Portugal foi a competição escolhida pela FPAK para abrir o calendário desportivo de Karting no nosso país, sendo disputado no KIRO – Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

Quase seis dezenas de pilotos marcaram presença no Bombarral, competição que entregou os primeiros títulos nas sete categorias em disputa. Ricardo Borges (X30 Super Shifter e Sénior), Joel Magalhães (X30 Super Shifter Master), Guilherme de Oliveira (X30), Tomás Ribeiro (Júnior), José Pinheiro (Juvenil), Maria Germano Neto (Cadete) e Guilherme Morgado (Iniciação) foram os grandes vencedores da competição.

Categoria X30 Super Shifter
Uma das principais novidades para 2019 surge na categoria dos karts equipados com caixa de velocidades, onde todo o pelotão passa a usar os motores de 175cc, que até ao ano passado partilhavam a grelha com os 125cc. Por outro lado, em vez de quatro agora existem três classes: Sénior (pilotos dos 18 aos 32 anos de idade), a Master (dos 32 aos 45 anos) e a Gentleman (mais de 45 anos).
No Bombarral, a categoria X30 Super Shifter teve um total de 10 pilotos e, no sábado, Rodrigo Ferreira (chassis Praga) começou por ser o mais rápido à geral e na Sénior nos treinos cronometrados (44,804s), enquanto na Master o mais rápido foi Joel Magalhães (CRG), com o registo de 45,500s.
Tiago Teixeira (Birel ART) venceu a primeira manga de qualificação à geral e na Sénior, apesar de ter disputado toda a corrida com uma queimadura na perna direita, devido a um tubo do seu kart que se soltou. Hugo Marreiros (DR) foi o segundo classificado à geral e ganhou a subcategoria Master com a volta mais rápida da classificação geral (45,260s).
No domingo, Hugo Marreiros venceu a segunda manga de qualificação à geral e na Master, enquanto Tiago Teixeira foi o segundo classificado à geral e o mais forte na Sénior. Na Final, a vitória foi discutida de forma emocionante por quatro pilotos: Tiago Teixeira, Hugo Marreiros, Rodrigo Ferreira e Ricardo Borges (Kart Republic). Na última volta, um incidente entre Teixeira e Marreiros permitiu a Ricardo Borges passar para a frente e conquistar o título do Open de Portugal de Karting na sua estreia na X30 Super Shifter, vencendo também a subcategoria Sénior. Rodrigo Ferreira ocupou o lugar intermédio do pódio, enquanto Joel Magalhães foi o terceiro classificado à geral e venceu entre os Master.

Categoria X30
A categoria X30 atraiu um pelotão de 13 pilotos para o Open de Portugal, com Guilherme de Oliveira (Tonykart) a demonstrar logo no sábado que era um sério candidato à vitória, sendo o mais rápido nos treinos cronometrados (46,568s) e ganhando a primeira manga de qualificação.
No domingo, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a ganhar a segunda manga de qualificação e depois confirmou o favoritismo na Final, vencendo o Open de Portugal na sua primeira prova na X30 em solo nacional. Na corrida decisiva, Guilherme de Oliveira contou com forte oposição de Mariana Machado (Praga), que fazia a sua estreia absoluta nesta categoria, enquanto Gabriel Caçoilo (Tonykart) completou o pódio final. Luís Caetano (Mad Croc) e Lourenço Monteiro (Tonykart) também terminaram no top 5 no Bombarral.

Artigos relacionados

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

29 Junho, 2026
FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

23 Junho, 2026

Categoria Júnior
A categoria Júnior reuniu uma dezena de pilotos para o Open de Portugal, num pelotão onde Tomás Ribeiro (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, ao rodar em 48,158s. O piloto de Fafe venceu depois a primeira manga de qualificação, apesar de ter chegado a rodar no sétimo lugar, para depois repetir o triunfo na segunda manga de qualificação e na Final, garantindo assim o título do Open de Portugal.
Os derradeiros lugares do pódio foram discutidos de forma emocionante por um grupo onde estavam Luís Leão (Exprit), a aniversariante Matilde Ferreira (Praga), que festejou 13 anos com um lugar no pódio, Miguel Silva e José Barros (Kosmic), que completaram o top 5 por esta ordem.

Categoria Juvenil
Na Open de Portugal de Karting da categoria Juvenil, Miguel Couteiro (Parolin) garantiu a pole position para a primeira manga nos treinos cronometrados, rodando em 52,181s e tendo o rookie José Pinheiro (Praga) a seu lado na primeira linha da grelha. José Pinheiro ganhou depois a manga de qualificação de sábado, na frente de Couteiro, Diogo Castro (Fórmula K) e Francisco Costa (Praga), num dia onde João Oliveira (Tonykart) não pôde alinhar devido a uma indisposição.
No domingo, João Oliveira regressou à prova em excelente plano e venceu a segunda manga de qualificação, na frente de José Pinheiro, Miguel Couteiro, Diogo Castro e Francisco Costa.
A corrida decisiva ficou marcada pela vitória do estreante José Pinheiro, campeão nacional da Cadete em 2018, que foi acompanhado por Miguel Couteiro e João Oliveira no pódio final. Mais atrás, Diogo Castro e Francisco Costa completaram o top 5 da categoria Juvenil.

Categoria Cadete
A categoria Cadete foi este ano a mais concorrida do Open de Portugal de Karting, com um total de 16 participantes no Bombarral. No sábado, a sessão de treinos cronometrados foi liderada por Maria Germano Neto (Praga), que rodou em 54,404s, para depois manter essa rapidez na primeira manga de qualificação, que venceu na frente de Tiago Lima (EKR) e João Maria Gouveia (Praga).
No domingo, Maria Germano Neto voltou a impor-se na segunda manga de qualificação e depois conquistou o Open de Portugal ao vencer uma Final emotiva. Tiago Lima deu forte réplica à jovem piloto de Guimarães, com Santiago Alves (Mad Croc) a também subir ao pódio final, terminando na frente de Rodrigo Seabra (Kosmic) e Noah Monteiro (Parolin).

Categoria Iniciação
A categoria dos pilotos mais jovens do Karting nacional também disputou a edição de 2019 do Open de Portugal, no Bombarral, onde Joana Lima (Birel ART) conseguiu o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados (1m20,663s), no sábado. Guilherme Morgado (Parolin) conseguiu terminar na frente do pelotão na manga inaugural, na frente de Joana Lima e Xavier Lázaro (Birel ART).
No domingo, Guilherme Morgado voltou a ser o mais rápido na segunda manga de qualificação e depois materializou esse andamento na Final, conquistando o título do Open de Portugal. Xavier Lázaro foi o mais directo perseguidor do piloto do Montijo, enquanto Romeu Mello (Birel ART), piloto da Escola de Karting do Oeste, também subiu ao pódio na pista do Bombarral. Joana Lima e Francisco Iglésias (Parolin) completaram os cinco primeiros entre os jovens talentos da Iniciação.

Depois do arranque oficial da temporada com o Open de Portugal, o Kartódromo Internacional da Região Oeste também receberá a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, nos dias 9 e 10 de Março.

Fotos Alexandre Araújo e Filipe Cairrão J.






Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Artigos relacionados

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano
KARTING

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

by Fábio Mendes
29 Junho, 2026
FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026
KARTING

FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

by José Luis Abreu
23 Junho, 2026
Next Post
Andrea Adamo: “Em teoria, temos tudo o que precisamos para vencer.”

Andrea Adamo: "Em teoria, temos tudo o que precisamos para vencer."

Cupra Formentor é o primeiro modelo Cupra original, é um crossover coupé e o primeiro híbrido da Seat

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Vila Real: Os traçados que fizeram história

6 Julho, 2026
ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

6 Julho, 2026
Paddock: A plataforma global que visa aproximar pilotos, equipas e novas oportunidades

Paddock: A plataforma global que visa aproximar pilotos, equipas e novas oportunidades

6 Julho, 2026
F1: Gabriel Bortoleto garante todos os pontos da Audi desde a estreia: “Finalmente demonstrámos a nossa velocidade”

F1: Gabriel Bortoleto garante todos os pontos da Audi desde a estreia: “Finalmente demonstrámos a nossa velocidade”

6 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright