F1, McLaren: 12 anos depois… uma dupla totalmente nova

Por a 14 Fevereiro 2019 15:45

Não é so a estrutura, o carro e a visão da equipa que mudou. Também a dupla de pilotos é completamente nova e cada piloto enfrenta desafios específicos.

A McLaren é, por tradição, uma das equipas que consegue ter os melhores pilotos ao seu serviço. Se formos ver a lista de pilotos que já correram em monolugares da equipa de Woking, podemos ver que a grande maioria dos melhores passaram por lá.

Para este ano o cenário é um pouco diferente. Não pela qualidade mas sim pela experiência. A McLaren dispensou os serviços de Stoffel Vandoorne, que não atingiu o nível que se esperava e Alonso fartou-se da falta de competitividade. Para os seus lugares entraram Carlos Sainz e Lando Norris.

Sainz é outro produto do programa da Red Bull. O seu nome terá aberto muitas portas, mas o seu talento permitiu que singrasse no grande circo. Enquanto esteve na Red Bull mostrou potencial para outros voos, mas na Renault não mostrou tanto quanto se esperava dele. Algumas dificuldades na afinação do seu carro fizeram que a primeira metade da época não fosse a ideal e a segunda metade também não foi muito brilhante (aí já com o desenvolvimento da equipa a não ser o melhor). Não terá sido uma época negativa mas… as expectativas era mais altas quando se mudou para a equipa francesa.

É errado dizer que o Carlitos não tem o que é preciso para ser um piloto de top. Mas não é injusto dizer que ainda está numa fase de afirmação e que ainda não mostrou o que se esperava. Vai ser o piloto mais experiente e terá de dar rumo à equipa, especialmente no desenvolvimento do carro. Uma tarefa de grande responsabilidade em que contará sempre com os conselhos do seu amigo e ídolo, Fernando Alonso. Tem 81 GP em seu nome e o melhor resultado foi um quarto lugar (Singapura 2017).

A chegada de Lando Norris à F1 era uma inevitabilidade. O talento que mostrou nas categorias de iniciação gritava por um lugar no grande circo e a McLaren não poupou esforços para preparar o jovem britânico para o salto. É um dos estreantes que mais entusiasma, quer pela postura, quer pelo talento que já provou ter. Irá começar numa equipa em reconstrução, o que pode até nem ser mau, pois a pressão será menor e mesmo os responsáveis querem evitar os erros que foram feitos com outros jovens no passado. Parece que a tarefa de Norris poderá ficar facilitada nesse aspecto. Mas se confirmar na F1 o que já mostrou até agora, tem tudo para ser um caso sério.

É uma dupla a olhar para o futuro, apostando num projecto a médio prazo. Talvez seja a dupla ideal para crescer com a equipa nesta fase de reestruturação. Um pouco mais de experiência seria bem vinda, mas a McLaren tem muita qualidade na parte técnica que poderá compensar a falta de quilómetros dos homens do volante. Há ambição e vontade de provar o valor de cada um. Lando Norris estará em confronto directo com Sainz mas também com os restantes rookies (as comparações serão inevitáveis). Mas é uma dupla interessante para esta nova fase.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado