Lembra-se de Ingvar Carlsson: Triunfo na Suécia há 30 anos

Um dos menos conhecidos vencedores de provas do Mundial de Ralis foi Ingvar Carlsson. Este calmo e cordato piloto nasceu na mesma cidade e apenas nove meses depois que Stig Blomqvist e tornou-se conhecido por ser piloto de fábrica da Mazda em 1989, quando a marca japonesa ainda investia forte no WRC.

Antes da Mazda, o sueco também já tinha representado oficialmente marcas como a Datsun, Fiat, BMW e Mercedes, mas só chegou ao Mundial de Ralis em 1989, com a Mazda, aos 41 anos. O seu passaporte competitivo foi carimbado do outro lado do globo numa longa e paciente caminhada com a Mazda. Com a marca nipónica ganhou o campeonato australiano de ralis e depois o Rali da Nova Zelândia em 1989, mas antes teve que esperar cinco anos para ter acesso a carros realmente competitivos, divertindo-se, enquanto isso não sucedeu, com alguns pequenos modelos de duas rodas motrizes. A primeira vez que deu verdadeiramente nas vistas foi no Monte Carlo de 1987 onde ganhou o icónico troço de Chartreuse, diante toda a armada Lancia, Ford e alguns pilotos da Audi.

Mas os seus dias de glória foram curtos e tiveram como epicentro a vitória no Rali da Suécia de 1989. E talvez pudessem ter sido mais se a Carlsson não fosse associada uma inata timidez que, para muitos, se tornou no maior obstáculo à progressão da sua carreira. Carreira que terminou ao volante de um clássico no Rali Midnight 2008, um ano antes de falecer, inesperadamente com 62 anos.

Martin Holmes

Ativar notificações? Sim Não, obrigado