Rallye de Marrocos: Portugueses brilharam nos SSV | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Rallye de Marrocos: Portugueses brilharam nos SSV

José Luis Abreu by José Luis Abreu
11 Outubro, 2018
in TT
A A
Rallye de Marrocos: Portugueses brilharam nos SSV

Share on FacebookShare on Twitter

Realizou-se esta semana a penúltina jornada do Mundial de todo-o-terreno, o Rali de Marrocos, prova em que Nasser Al Attiyah, em Toyota Hilux venceu pela quinta vez. Com Sergei Kariakin em CanAm a vencer nos SSV. A prova teve uma forte presença portuguesa, que esteve em destaque nos SSV com um pódio final para Luís Portela de Morais.

Derradeira etapa do campeonato do mundo para as motos e penúltima jornada da Taça do Mundo para o setor auto o Rally de Marrocos contou com a participação das principais equipas e dos melhores pilotos da modalidade que nesta prova marroquina fazem habitualmente o seu derradeiro grande teste para mais uma edição do Dakar que terá lugar em Janeiro.

Disputada em cinco etapas acrescidas de um prólogo a competição marroquina começou e terminou em Fez, mas teve em Erfoud a sua base para as três etapas mais importantes da competição.

Artigos relacionados

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

11 Junho, 2026
Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

11 Junho, 2026

Nas duas rodas o duelo entre a KTM e a Honda foi mais uma vez favorável à marca austríaca com a vitória de Toby Price a entregar-lhe também o título mundial. Paulo Gonçalves esteve na luta pela vitória, mas uma queda não lhe permitiu melhor que o 5º lugar final e a 4ª posição no Campeonato do Mundo. Inscrito pela equipa oficial da KTM Mário Patrão terminou a corrida na 11ª posição logo atrás de Sum Sunderland o vencedor do Dakar 2017.

Nos automóveis onde se registava a estreia dos Buggy da Mini pilotados por Carlos Sainz e Cyril Despres Nasser Al Attiyah foi claramente superior aos seus adversários. Destaque para a notável prestação do português Alejandro Martins que, todavia, foi forçado a abandonar por acidente quando na 4ª etapa disputava a 5ª posição absoluta da prova.

Entre os SSV onde se registava a presença de Stephane Peterhansel a participação portuguesa, com cinco equipas mostrou um elevado nível de competitividade com pódios em quase todas as etapas e de fiabilidade porque todos chegaram ao fim.

Destaque para a dupla Portela de Morais/David Megre que terminou em 3º lugar, mas também menções honrosas para André Vilas Boas que terminou em 6º lugar, Filipe Cameririnha que foi o 7º classificado, para Mário Ferreira segundo em duas etapas e Miguel Jordão vencedor no último dia.

A caravana portuguesa neste Rallye du Maroc foi extensa, particularmente entre os SSV, categoria onde participaram cinco equipas. André Vilas Boas com Gonçalo Magalhães e Miguel Jordão (vice-campeão nacional em 2016) com o brasileiro Lourival Roldan, ambos inscritos pelo South Race.

Por outro lado a equipa Benimoto inscreveu as duplas Luís Portela de Morais/David Megre (ambos presentes no Dakar 2017 em moto), Mário Ferreira/Nuno Matias Guilherme e Filipe Cameirinha/Francisco Esperto. Nas motas as cores lusas estavam representadas por Paulo Gonçalves e Mário Patrão (KTM), com o piloto da Honda a apresentar-se na luta pelo título e a ser um dos candidatos à vitória na corrida.

A comitiva portuguesa ficava completa com Alejandro Martins que em Toyota e acompanhado por Manuel Porém, participou na categoria auto.

O Rali de Marrocos contou com a presença de grandes nomes da modalidade como Stephan Peterhansel que participou na competição SSV juntamente com Gerard Farres e Adrian Yacopini. Nas motos registou-se a participação das equipas oficiais da KTM, Honda, Husqvarna, Yamaha e Sherco enquanto nos automóveis marcavam presença quase todos os melhores pilotos de todo-o-terreno da atualidade integrados em equipas como a Mini, Toyota e Overdrive.

Disputado entre Fés e Erfoud, o Rallye du Maroc tinha uma extensão de 1907 quilómetros para a competição das Motos, SSV e Quads e 2051Km para os Automóveis.

Na competição SSV onde residia a maior participação lusa o prólogo foi ganho por Stephane Peterhansel num Yamaha com os pilotos lusos a integrarem todos os Top 10: Portela de Morais foi 3º logo seguido de André Villas Boas, Filipe Cameirinha e Miguel Jordão. Mário Ferreira fechava a comitiva portuguesa em 9º lugar atrás daquele que seria o futuro vencedor da prova.

No dia seguinte os pilotos russos mostraram que vinham com fortes ambições. 1º lugar para Dorosinskiy logo seguido de Kariakin só depois surgiam os consagrados Farres e Peterhansel.

Entre os Portugueses 5º lugar para Miguel Jordão seguido de Portela de Morais. Mário Ferreira era 12º, Vilas Boas 14º e Filipe Cameirinha tinha um dia para esquecer.

Já instalados em Erfoud base para as três etapas seguintes a 2º etapa teve como vencedor o americano Austin Jones secundado por Mário Ferreira. O piloto do Benimoto Racing Team nesta sua primeira abordagem a pista de deserto colocou-se imediatamente à frente dos consagrados Farres e Peterhansel. Portela de Morais foi 7º, Vilas Boas 11º e Filipe Cameirinha 12º num dia azarado para Miguel Jordão 15º classificado.

A 3º etapa foi a primeira parte de uma etapa maratona onde as equipas não teria no final do dia a sua habitual assistência tendo de ser os próprios tripulantes a tratar das máquinas num acampamento de deserto que nessa noite substituía o bivouac de Erfoud.

Nova vitória russa com Kariakin a impor-se face a Jones com Portela de Morais em 3º e Peterhansel em 4º. Os restantes portugueses colocaram-se entre o 11º e 14º lugar para na geral Mário Ferreira ser 8º Vilas Boas 10º, Miguel Jordão 11º e Filipe Cameirinha 13º
A segunda parte da etapa maratona que colocou fora de prova Stephane Peterhansel teve como vencedor outro ex-motard Gerrad Farres à frente de Kariakin com Cameirinha em 4º, Portela em 5º Vilas Boas em 6º. Jordão e Ferreira não cumpriram a totalidade do percurso, mas estariam à partida da derradeira etapa.

Coincidência ou não seriam eles a fazer 1º e 2º na 5ª etapa. Uma jornada que levou a caravana de regresso à Fez onde Sergei Kariakin se sagrou vencedor com 29m21s de vantagem sobre o espanhol Gerrad Farres depois de 21h15m de corrida ao cronometro.

Pódio para Luís Portela de Morais com um excelente 6º lugar para André Villas Boas. 7ª posição para Filipe Cameirinha. Miguel Jordão encerrou o Top 10 e Mário Ferreira terminou em 12º

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas
Newsletter

Maria Luís Gameiro assume a liderança do Campeonato da Europa de Bajas

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente
AutoSport Histórico

Tomaz de Mello Breyner: O mais polivalente

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Next Post
IMSA, Álvaro Parente: “Foi impossível fazer melhor”

Álvaro Parente luta pelo título da Pro-Am na IMSA

BMW reforça compromisso chinês assumindo a maioria do capital na BMW Brilliance Automotive

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Moments Lab revoluciona arquivo histórico do WRC

Moments Lab revoluciona arquivo histórico do WRC

15 Junho, 2026

F1: V8 aspirado, 650kg e mais de 700cv… esta é a visão do futuro de Mohammed ben Sulayem

15 Junho, 2026
A ‘revolta’ da nova geração e o tabuleiro estratégico do CPR

A ‘revolta’ da nova geração e o tabuleiro estratégico do CPR

15 Junho, 2026
F1: Ferrari candidata ao título? Adversários acreditam que sim

F1: Ferrari candidata ao título? Adversários acreditam que sim

15 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright