DTM recomeça, em fase de transição
É considerado por alguns o mais competitivo e mais renhido campeonato de turismos do mundo. O DTM está de regresso e traz muitas novidades para esta nova época, que marca o fim da participação da Mercedes. Os Flechas de Prata anunciaram a sua retirada da competição para se focar na Fórmula E, o que por um lado foi um golpe no campeonato, mas por outro abriu portas para a tão falada “Class One” que nunca agradou à Mercedes, ao contrário da Audi e da BMW, que sempre se mostraram abertas a um investimento nesta ideia. A criação de um regulamento conjunto que seja a base para um possível campeonato com germânicos e japoneses é agora mais provável (os alemães terão de passar a usar motores de 4 cilindros que já estão a ser desenvolvidos), mas ainda há algum caminho para percorrer até o acordo final, muito desejado pelos germânicos.
Em relação aos pilotos, o campeonato mantém um nível altíssimo, como é habitual. Na Mercedes temos algumas mudanças e do ano passado transitam Di Resta, Auer, Paffett e Mortara. Wickens e Engel estão de saída e para os seus lugares a marca providenciou dois regressos… Juncadella e Wehrlein (o campeão de 2015 regressa depois de ter ficado sem assento na F1). Na Audi, Ekstrom decidiu dedicar-se a 100% ao WRX e cedeu o lugar ao rapidíssimo Robin Frijns. Rast (campeão em 2017), Green, Rockenfeller, Muller e Duval, são os nomes que acompanham o estreante. Por fim, na BMW, Blomqvist e Martin também saíram e para estas duas vagas entraram Philipp Eng, piloto de GT da marca em 2017 e Joel Eriksson, um jovem sueco, vice-campeão de Fórmula 3. Do ano passado ficaram Wittmann, Glock, Spengler e Farfus.
As novidades não ficam por aqui e teremos também regulamentos revistos que irão diminuir o apoio aerodinâmico dos carros em 1/3 e com algumas simplificações nas máquinas para diminuir os custos e aumentar a exigência nos pilotos. O calendário terá mais uma ronda do que no ano passado, com o regresso a Brands Hatch (agora na versão GP) e uma prova noturna em Misano. Espera-se um DTM espetacular, como sempre, embora numa clara fase de transição.
Nº | Piloto | Equipa | Carro |
2 | Gary Paffett | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
3 | Paul di Resta | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
4 | Robin Frijns | Audi Sport Team Abt Sportsline | Audi RS5 DTM |
7 | Bruno Spengler | BMW Team RBM | BMW M4 DTM |
11 | Marco Wittmann | BMW Team RMG | BMW M4 DTM |
15 | Augusto Farfus | BMW Team RMG | BMW M4 DTM |
16 | Timo Glock | BMW Team RMG | BMW M4 DTM |
22 | Lucas Auer | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
23 | Daniel Juncadella | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
25 | Philipp Eng | BMW Team RBM | BMW M4 DTM |
28 | Loïc Duval | Audi Sport Team Phoenix | Audi RS5 DTM |
33 | René Rast | Audi Sport Team Rosberg | Audi RS5 DTM |
47 | Joel Eriksson | BMW Team RBM | BMW M4 DTM |
48 | Edoardo Mortara | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
51 | Nico Müller | Audi Sport Team Abt Sportsline | Audi RS5 DTM |
53 | Jamie Green | Audi Sport Team Rosberg | Audi RS5 DTM |
94 | Pascal Wehrlein | Mercedes-AMG DTM Team HWA | Mercedes-AMG C63 DTM |
99 | Mike Rockenfeller | Audi Sport Team Phoenix | Audi RS5 DTM |
Calendário 2018:
5-6 Maio Hockenheim
19-20 Maio Lausitzring
1-3 Junho Budapest
23-24 Junho Norisring
14-15 Julho Zandvoort
11-12 Agosto Brands Hatch
25-26 Agosto Misano
8-9 Setembro Nurburgring
22-23 Setembro Red Bull Ring
13-14 Outubro Hockenheim
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI