Niki Lauda manifestou vontade em falar com Charlie Whiting, diretor de corrida da F1, após a penalização controversa atribuída a Max Verstappen. O piloto da Red Bull recebeu uma penalização de cinco segundos por ter ultrapassado Kimi Raikkonen por fora da pista, o que lhe valeu a perda do pódio para o finlandês da Ferrari.
O pai do piloto holandês ficou furioso com a decisão e pediu a demissão de Whiting: “Se é verdade que o Charlie Whiting está por trás desta decisão, ele tem de se demitir imediatamente”. O próprio piloto, assim como Christian Horner e Helmut Marko, também são contra esta decisão.
“O ano passado, quando estavam a distribuir penalizações por tudo e por nada, tive uma longa reunião com o Charlie Whiting e disse ‘deixa os pilotos serem pilotos’. Não percebo como voltámos à idade da pedra com uma coisa que é má para o desporto. O Charlie diz sempre que há linhas brancas e não as podes ultrapassar. Por que é que não podes ultrapassar essas linhas se isso é possível? Construam um muro se quiserem. Enquanto se tratar de um circuito normal, podes usar. Uma linha branca não é um limite. Todos concordamos com isso o ano passado. Penso que foi uma decisão totalmente errada”, disse Lauda.
Mika Salo, que esteve entre os comissários em Austin, também comentou o assunto: “Outros pilotos passaram dos riscos, mas não beneficiaram com isto. O Max fez uma grande corrida, mas a última ultrapassagem não foi legal”.









