GP Áustria F1: FIA explicou o porquê de Bottas ter feito uma largada legal
Um dos principais assuntos do Grande Prémio da Áustria foi a largada de Valtteri Bottas. O piloto da Mercedes fez um arranque quase perfeito, com vários pilotos a dizerem que existiu falsa partida, mas a FIA veio esclarecer, depois de vários pedidos, que Bottas arrancou 0,201s depois do fecho das luzes, estando, portanto, tudo legal.
O piloto da Mercedes descreveu a sua partida como o arranque da sua vida. A FIA esclareceu que os movimentos feitos antes das luzes se apagarem estão dentro do permitido, isto quando existem vários vídeos nas redes sociais a mostrar o arranque e estes movimentos. Estes movimentos permitidos têm a ver com a necessidade de fazer alguns ajustes de embraiagem. Este limite permitido não é divulgado para as equipas não abusarem deste limite. “Hoje o Valtteri não ultrapassou este muito pequeno limite antes do arranque. Fez uma excelente partida, tendo conseguido avaliar muito bem quando as luzes se iam apagar”, disse um porta voz da FIA.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Com esta decisão, a FIA abriu um precedente complicado.
O que o Bottas fez foi, nem mais nem menos, uma largada por “antecipação” e as regras são bem explícitas relativamente a isso.
Nem por isso. Lembro-me que o Vettel fez o mesmo no GP do Japão de 2010 e também não foi penalizado.
Não foi igual ou sequer parecido.
No GP do Japão de 2010 o RB do Vettel descai muito ligeiramente para a frente, mas imobiliza-se de imediato *antes* da largada e sem passar para lá da marcação do carro na pista.
Mas o Bottas, também não passou para lá da marcação!
https://www.youtube.com/watch?v=gqqebmYICr0
Haja paciência para este tipo de comentários : como é que 0,201s depois é antecipação ????
A sério ? Então como é que nos vídeos se vê de forma clara os pneus do Mercedes a rolar de forma contínua na pista, *2 FRAMES* antes das luzes vermelhas apagarem ? Eu não acredito na FIA, acredito é nos factos. E as imagens mostram claramente que o Bottas fez falsa partida.
https://www.youtube.com/watch?v=eYzquTHpa-Q
Só vejo movimento após apagarem as luzes, mas é a sua opinião. E quem decide é a FIA.
Veja lá se assim já vê melhor.
Manda esta imagem para a FIA. Pode ser que ainda obriguem o Bottas a pedir desculpas para se safar!!!😬
Na grelha de partida há uns sensores para detectarem as falsas partidas. Se os sensores não detectaram, não houve falsa partida, mesmo que o carro se tenha mexido. (dentro dos tais limites estipulados pela FIA)
Não houve falsa partida. Bottas fez a partida perfeita e já está. E isso de “eu vi! eu vi!” por alguma razão a FIA instalou sensores, para haver FACTOS concretos e não somente decidir por olho humano que sempre se pode enganar. E o argumento do movimento que você tanto usa para defender a sua tese: que tal investigar um pouco primeiro? Sabia que as luzes demoram 0.400s a apagar-se por completo? O que conta é o momento em que foi dada a ordem para se apagarem as luzes e não elas apagarem-se por completo. Por isso é que é… Ler mais »
👌
Se para a próxima for um FERRARI, haverá de certeza grande indignação da sua parte.
Não é preciso haver uma próxima. Não se lembra da gritaria que foi quando o Vettel alinhou ligeiramente fora das marcas da grelha de partida no GP da China? Eu lembro-me, tal como me lembro da histeria causada pela partida do GP do Japão de 2010.
Caro Director,
Como é possível empregar “jornalistas” que não sabem escrever em português? Quase se pode dizer que no Autosport não há texto que não contenha um erro de palmatória. Hoje, temos o Sr. Fernandes a escrevinhar um “têm haver” em lugar de “têm a ver”. Inacreditável!
Não houve falsa partida. Ide amamentar bebés seus velhacos.
O elio não sabe ler, coitado. Alguém lhe compre um Magalhães.
Mas é claro que não houve falsa largada… tudo normal, então para quê a explicação?
Aliás para a FIA está tudo bem… um certo piloto, ontem, atirou outros dois para fora… normal. O Botas (sim só com um T) já atirou várias vezes o Kimi para fora… normal.
Como já disse, isto é um problema de cor… não é branco nem preto, é cinzento…
Mais um exemplo em que a análise de cada um é melhor que a da tecnologia. Talvez devêssemos voltar a outros tempos mais simples em que não existiam dúvidas nem confusões.
Não estão sempre vocês a dizer que dantes é que era bom????
Que agora há tecnologia a mais !!!!!
Se não fosse a tecnologia para este tipo de questões (incluindo a do break test), as certezas de profissionais e não só, seriam inabaláveis. Mesmo assim alguns continuam com dúvidas…
Bem… Não haja dúvidas que os Vetilistas com palas nos olhos, o Bottas devia ser penalizado e por sua vez o companheiro de equipa também (por que fez este arranque para ficar à frente do Vettel para a<trasar o ritmo para o Hamilton tentar chegar à frente – estava tudo combinado).
A FIA tem sensores super sensíveis e dizem que o carro pode-se mexer num certo limite (que nao foi ultrapassado) por que razão existe esta discussão.
Vetilistas, podem me dar votos negativos, não me importo 😉
Olha mais um anti-FERRARI.
Alguma vez referi a equipa Ferrari no meu comentário?!
Acaba la o 1º ciclo e depois vem para aqui comentar 😉
Isso não existe, só existem antis..ou antas, porque toda a gente sabe que na f.1 existe Ferrari e os antis..o resto são meia dúzia de vendedores de mercedes ou galinholas disfarçadas de águia…
E uma anta acabou de falar 😉
Isso não sei mas antes de mim ouve uma que escreveu..e das grandes..
Se essas regras da FIA são tão claras , não sei por que demoraram tanto tempo a tomar uma decisão .
Será porque às vezes convém analisar as coisas antes de tomar decisões? 😬
olha as penas…