F1: Bernie Ecclestone fica por mais três anos
Depois dos constantes rumores da venda da Fórmula 1 a uma nova empresa, Bernie Ecclestone confirmou que não estará presente no GP de Singapura, para tratar dos detalhes da venda das ações da CVC na Formula One Management ao Liberty Media Group. A empresa americana vai controlar os 35 por cento de ações da CVC.
Embora esta mudança de proprietário indique uma nova direção nos destinos da gestão financeira e da imagem da F1, a mudança poderá ser mais gradual do que o esperado, com Ecclestone a confirmar que “eles pediram-me para ficar durante três anos. Vou ter que ficar por lá a tratar destes detalhes e não vou poder ausentar-me durante cinco ou seis dias para ir a um Grande Prémio. Quanto a ficar, acho que ninguém sabe se isso vai acontecer e por quanto tempo”.
O mais provável é que a Liberty Media deva nomear um novo presidente, com Ecclestone a assumir uma função de consultoria, tratando de alguns pormenores, nomeadamente as relações entre a gestão da F1 e as equipas.
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É a decisão mais sensata para quem compra e até para as equipas. Tratando-se ee um grupo media, essencialmente, a Liberty tem uma quantidade de contratos para negociar, ainda que tenha que honrar os que a CVC negociou, mais tarde ou mais cedo terá que negociar os contratos da Sky, Eurosport, Globo e afins. Por outro lado, o actual Pacto da Concórdia extingue-se em 2020, daí o pedido para o Bernie ficar mais 3 anos, mais que normal, ser até natural. Esta F1 é uma criação dele, portanto ninguém melhor que ele para assegurar a transição garantindo que não é… Ler mais »
Oooooh. era muita sorte. Deve estar a precisar de mais uns trocos então fica mais uns anitos.
Muita gente não gosta do bernie, mas vai fazer muita falta. Este é o seu império e a decisão mais sensata é ele continuar até ficar tudo no pleno e estabilizado com os novos proprietarios.
Já agora alguém me pode explicar o que é tal pacto de concórdia que o usuário gillesi falou?
É. A “Bíblia” da F1. É um acordo estabelecido entre a FIA que pouco mais faz que aprovar circuitos e ratificar as regras, trata da parte legal ou judicial se preferir um termo mais forte. A FOM é a promotora e está encarregue de por o circo na estrada é responsável pela parte financeira, quanto ganha o campeão e por aí fora, finalmente, as equipas, que prometem ter 2 garros em pista em todos os eventos. Este é o actual, veremos o que aí vem, com outros donos e com as equipas a endurecer a sua posição. De resto fazem… Ler mais »
É. A “Bíblia” da F1. É um acordo estabelecido entre a FIA que pouco mais faz que aprovar circuitos e ratificar as regras, trata da parte legal ou judicial se preferir um termo mais forte. A FOM é a promotora e está encarregue de por o circo na estrada é responsável pela parte financeira, quanto ganha o campeão e por aí fora, finalmente, as equipas, que prometem ter 2 garros em pista em todos os eventos. Este é o actual, veremos o que aí vem, com outros donos e com as equipas a endurecer a sua posição. De resto fazem… Ler mais »
Acordo de conteúdo secreto entre equipas, FIA, organizadores e FOM que estabelece as regras e obrigações de todos os envolvidos e mais importante aborda a questão do dinheiro, modelo de negócio, lucros televisivos e do modo como são divididos entre os envolvidos, poderes da FOM, poderes do grupo estratégico e da comissão da F1, requisitos para seguros, regras de funcionamentos de quem faz as regras e ainda regras para quando as regras não funcionam e é preciso litigar em tribunal. Enfim, tudo o que de podre possa ser preciso para gerir um circo. Ao longo da história da F1 ocorreram… Ler mais »