Esteban Ocon: “Se as coisas correrem bem, no espaço de dois ou três anos espero estar na F1”

Por a 24 Setembro 2015 14:04

Esteban Ocon é um dos bons pilotos que está a despontar na cena internacional do desporto motorizado. Neste momento, faz parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Mercedes F1, e corre na competitiva GP3 Series, competição em que a três eventos do seu término luta pelo título com Luca Ghiotto. Este é um piloto que tem uma interessante história de vida, já que para chegar onde está, os seus pais venderam a casa de modo a terem dinheiro para financiar os primeiros passos da carreira do filho, que com a sua qualidade está muito perto de começar a ‘pagar’ o investimento feito. Falámos um pouco com ele…

P: Neste momento, tu és um dos grandes nomes em termos de novos valores a despontar no desporto automóvel. Como foi a tua carreira até aqui?

R: Não sei se sou um dos grandes nomes a despontar no desporto automóvel, mas a minha carreira, até ao momento, está a correr bem. Ganhei o Campeonato Europeu de Fórmula 3 no meu primeiro ano, e isso foi um grande passo. Agora estou na GP3, e está a correr bem, já ganhei a minha primeira corrida.

P: Fala-me da história da tua carreira. Que idade tens? Conta-me como tudo começou…

R: Tenho 18 anos. Comecei no karting aos 5 anos e a competir aos 7 em França. Depois comecei a participar em competições internacionais quando tinha 12 anos, na categoria Júnior. Aos 15 anos cheguei à Formula Renault 2.0, onde tive um ano de aprendizagem. Em 2013, já com 16 anos, fiz uma segunda temporada, onde terminei o campeonato na terceira posição.

P: Agora tens 18 anos, e és um dos pouco pilotos que já pilotou um Fórmula 1 com esta idade, como é que vês esta situação?

R: Esta situação deve-se a todo o meu trabalho e ao da equipa. A Lotus ajudou-me muito, não só pagar a minha carreira, mas também no meu desenvolvimento como piloto. Depois dos resultados que apresentei colocaram-me num F1. Este ano a Mercedes e a Force India deram-me uma oportunidade de testar, o que é uma grande oportunidade para mim, posso ganhar mais experiência, o que acaba por ser aquilo que eu quero.

P: A primeira vez que pilotaste um F1 foi em Valência em 2013. O que sentiste ao volante de um F1?

R: Para ser honesto não senti nada de especial, é precisar estar concentrado para dar um bom feedback aos engenheiros, é preciso ser eficiente e realizar um bom trabalho. Apenas dei conta que estive ao volante de um F1 depois de terminar o teste.

P: E depois disso, o que estás a fazer agora? Estás envolvido com a Mercedes. Fala-me da ligação à Mercedes…

R: Sou um piloto de reserva do DTM. Posso trabalhar para eles até um certo ponto. Estou bastante agradecido por esta oportunidade pois, se não tivesse aparecido, este ano não estaria a competir.

P: Como é que esperas que a tua carreira evolua a partir de agora?

R: O meu objetivo é chegar à F1, mas primeiro tenho de fazer uma boa época na GP3, e depois logo veremos o que acontece.

P: Se as coisas decorrerem de um modo normal, quando esperas chegar à F1?

R: Eu tenho a esperança se ganhar este ano a GP3, que chegue na próxima época. Seria o realizar de um sonho. Se as coisas correrem bem, no espaço de dois ou três anos espero estar na F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado