Miguel Barbosa parte na frente

Por a 20 Abril 2013 18:32

Miguel Barbosa venceu de forma confortável as duas passagens pela super-especial que marca o arranque do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e o Vinhos de Ervideira Rali TT. O campeão nacional de Todo-o-Terreno começa da melhor forma a temporada, ao dominar por completo as duas passagens pelo bonito troço desenhado nos terrenos da Adega Ervideira, e parte para o dia de amanhã com uma vantagem de 39,6s sobre Pedro Grancha que marcou o seu regresso à competição com a segunda posição na super-especial. Em terceiro ficou André Amaral, em Proto X3, perdendo 40,9s nos 10,8 quilómetros percorridos pelas equipas.

Paulo Ferreira (Nissan Navara) foi terceiro, perto de Grancha, o mesmo sucedendo com Nuno Matos, que teve de se socorrer do Opel Astra, posicionado logo a seguir, mas perto de Grancha. O único que se destacou com grande facilidade foi mesmo Miguel Barbosa. Rui Sousa foi sexto classificado, e o seu colega da Prolama, Edgar Condenso (Isuzu) foi o mais rápido do Agrupamento T2. Carlos “Tucha” Barbosa, com o UMM Alter V6 foi 18º e o melhor dos T8. Mais informação assim que possível.

Arranque em beleza

Num dia soalheiro e com temperaturas a rondar os 25 graus centígrados, as equipas tiveram de cumprir a distância da super especial num traçado “desenhado” na Herdadinha, como já é hábito nos últimos anos. As chuvas dos últimos meses tornaram o piso duro e escorregadio, o que exigiu maior esforço por parte dos pilotos e promoveu espectáculo para o muito público presente.

Miguel Barbosa chegou ao final da especial satisfeito com o resultado mas sabe que ainda há muita competição pela frente. “Correu tudo bem. Fizemos duas passagens quase à mesma velocidade. Estamos satisfeitos com o ritmo, com o carro e com as notas. É bom começar bem mas o que importa é amanhã. Havia muito público e mais uma vez toda a estrutura Herdadinha estava bem montada.”

Pedro Grancha está a fazer a sua segunda prova com o BMW X1 e procura conhecer melhor o carro para explorar o seu potencial. Por isso, o piloto de Cascais aproveitou a super especial para fazer algumas experiências. “Fomos com cuidado. Ainda andamos a experimentar o carro e, além disso, aproveitámos para testar uma afinação para a corrida de amanhã. Esta era a posição que queria. Não queria sair na frente. O objectivo passa por andar bem mas sem arriscar.

Em terceiro, André Amaral ficou satisfeito com o resultado, fruto de uma excelente adaptação ao seu Proto X3. “Conseguimos tirar bom partido do carro que está excelente. Estou satisfeito com a posição alcançada, mas ainda há muita corrida amanhã. Acho que vai ser muito divertido”, disse o piloto.

Tudo deixa antever uma prova animada e renhida. Apesar da diferença que Barbosa já tem, os restantes pilotos estão próximos e a classificação pode sofrer várias alterações ao longo do dia de amanhã. Nuno Matos e Rui Sousa, por exemplo, são quarto e quinto, respectivamente, e estão bastante perto do terceiro posto de Amaral.

Hélder Oliveira foi um dos azarados do dia. De regresso ao campeonato a tempo inteiro, o piloto de Barcelos sofreu problemas de turbo no seu BMW e acabou por perder quase 1m30s e é o 11º classificado.

Na categoria T2, Edgar Condenso foi o mais forte e parte na liderança da classe, enquanto Tucha está na frente do T8 com o UMM Alter V6.

Amanhã, a competição para os automóveis começa às oito horas. As equipas têm 310 quilómetros contra o cronómetro pela frente, divididos em dois sectores selectivos de 155km.

Classificação após a super especial

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 9m29,88s

2º Pedro Grancha/Inês Ponte BMW X1 a 39,60s

3º André Amaral/Nelson Ramos Proto X3 a 40,90s

4º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro Nissan Navara a 41,32s

5º Nuno Matos/Filipe Serra Opel Astra Proto a 47,31s

6º Rui Sousa/Carlos Silva Isuzu D-Max a 56,86s

7º Paulo Graça/Nuno Rodrigues Silva Nissan Navara a 58,95s

8º Mário Raposo/Pedro Cação Nissan Navara a 1m04,84s

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado