O presidente da Honda MotoGP, Shuhei Nakamoto revelou que está convencido que Valentino Rossi deu um pontapé em Marc Marquez durante o GP da Malásia de há uma semana. Apesar de haver algumas imagens que sugerem isso mesmo, estas não são conclusivas, pelo que a penalização de Rossi foi imposta de acordo com o que ficou provado. Para Nakamoto: “A telemetria da moto do Marc mostra que o travão da frente sofreu um impacto súbito, que bloqueou o pneu da frente e foi isso que levou à queda. Acreditamos que isto sucedeu devido a um pontapé do Rossi. A telemetria da moto do Marc está disponível se alguém da Dorna, FIM ou imprensa quiser ver.”
De resto, a direção de Corrida e a Yamaha entenderam também que Marquez estava a fazer tudo para tornar a vida difícil a Rossi para além do que era razoável, devido às tensões anteriores entre ambos mas Nakamoto insiste que não foi esse o caso: “Ele é uma boa pessoa, com valores honestos e fortes. O Marc só tentava defender a sua posição, o que qualquer piloto faria, e acreditamos nele a 100 por cento. Sabemos que ele estava com dificuldades no início da corrida, com o tanque cheio, tal como sucedeu várias vezes este ano, e para além disso também cometeu um erro, que permitiu ao Jorge Lorenzo passá-lo, mas depois chegou o Valentino e começou a luta pelo terceiro lugar. A luta foi levada ao extremo, mas foi segura por parte dos dois pilotos, foram dois grandes campeões a lutar em pista. As voltas que fizeram foram rápidas, pelo que por aí se prova que não havia intenção do Marc atrasar o Valentino. E isso também prova com o facto de depois da queda do Marc o Valentino não passou a fazer voltas mais rápidas, mesmo rodando sozinho. Pensamos que há provas suficientes para que fosse tomada uma decisão ainda durante a corrida. O Valentino é uma grande campeão, o maior deste nosso desporto e se ele vencer o Mundial deste ano merece-o, e o facto de ter 36 anos ainda aumenta o respeito que devemos ter pelo seu feito, mas tendo dito isto, não percebemos as acusações relativas a Phillip Island e a sua manobra de Sepang, esperamos que ele reconsidere e perceba o erro que cometeu”









