Com o pelotão dividido em dois grupos, devido ao sucesso que atingiu o Campeonato Espanhol de 125 GP, os mais de 40 pilotos treinaram separadamente. No grupo A, Miguel Oliveira foi o mais rápido nas duas sessões de qualificação, enquanto no B a primazia foi para Johann Zarco também nas duas sessões.
Incomodado por uma amigdalite, que complicou bastante a sua respiração, Miguel Oliveira, que ontem renunciou aos treinos livres, por ordem médica, obteve a aprovação do médico do circuito e não deixou os seus créditos em mãos alheias. Foi o piloto mais rápido da Classificação do grupo A, conseguindo na segunda sessão um tempo de 1.49,364, ganhando mais meio segundo ao seu principal opositor Alberto Moncayo, que na segunda Qualificação nem conseguiu acompanhar o piloto luso.
“Não posso estar mais satisfeito com a dupla Pole, com os pilotos mais rápidos de cada grupo a ficarem com uma marca muito aproximada (0,163s), desta vez favorável a Johann Zarco. O facto de não ter treinado ontem, e hoje ter sido o mais rápido nos dois treinos, significa que apesar da maleita, fui evoluindo sempre no topo da tabela, e que amanhã não vou facilitar porque quero ganhar. A falta dos treinos de 6ª feira implicou em duas coisas que, consegui rapidamente superar. O tempo (numero de voltas) que levei para atingir o ritmo e a concentração, para poder atacar a fundo, enquanto pelo outro lado ter uma moto bem afinada. A melhoria da marca na segunda sessão deveu-se à minha melhor forma de aproveitar a moto que está muito competitiva. Evoluí o meu tempo em 0,303s e o Moncayo ficou mais longe, a 0,684s. Amanhã devo estar melhor de saúde, e na corrida, saindo da pole-position com o Zarco ao meu lado, prometo uma grande prova”, afirmou Oliveira.
Miguel Oliveira agradeceu também o grande apoio da família que o acompanha sempre, e os muito fãs que através da Internet lhe deram uma grande força para a qualificação. Apesar de matematicamente ainda poder ser campeão, o facto é que Alberto Moncayo tem todas as condições para amanhã se sagrar campeão, embora isso não retire a motivação ao jovem piloto português.












