Dakar: MINI e Toyota pressionam FIA para ‘prejudicar’ Peugeot

Por a 14 Abril 2016 18:33

Segundo o AutoSport pôde apurar, o domínio que a Peugeot evidenciou no último Dakar poderá não voltar a repetir-se na mítica maratona.

Fonte ligada a uma das estruturas de fábrica revelou que dentro de aproximadamente duas semanas a FIA irá reunir-se para discutir que alterações poderão vir a ser aplicadas nos regulamentos da prova de forma a nivelar as forças entre as equipas.

Peugeot 2008 DKR16

A mesma fonte disse que o organismo nunca pensou que o regulamento criado para os carros de duas rodas motrizes, desenhado para atrair iniciativas privadas que quisessem competir a um custo mais baixo, fosse aproveitado de forma cabal por um dos grandes construtores, neste caso a Peugeot, “existindo agora a dificuldade de se explicar como um 4×2 de tração traseira consegue ser mais eficaz do que um 4×4, sendo que está enraizada no mundo automóvel, e em particular do TT, a ideia de que um 4×4 é sempre mais vantajoso”.

MINI ALL4 Racing

Se o resultado desportivo esteve longe de ser abonatório no primeiro ano do aproveitamento da Peugeot deste conceito, que permite aos carros com esta filosofia se apresentarem em prova com um peso mínimo muito inferior, um maior curso de suspensão, e a possibilidade de se alterar a pressão dos pneus a partir do habitáculo, a segunda geração do 2008 DKR, com um grande trabalho na geometria da suspensão, aerodinâmica e turbo, deu à marca francesa a quinta vitória na épica maratona. E o conforto com que o fez, a juntar ao número de etapas ganhas (10, contra as três da MINI, em 13 etapas), motivou a discórdia.

Peugeot 2008 DKR 16

Embora seja inegável que a Peugeot nada fez de ilegal, e que o seu resultado se deve à excelente leitura que fez do regulamento, facto é que a diferença para os demais é talvez demasiado grande. Só para se ter uma ideia, as regras obrigam a que o MINI tenha um peso mínimo obrigatório (indexado à cilindrada dos carros, ambos biturbos Diesel de 2993 cm3) de 1952 kg, enquanto o Peugeot se fica pelos 1310 kg (ver imagem).

Regulamento Dakar

É por isso que tanto a MINI como a Toyota, e mesmo a Mitsubishi, pretendem que as regras sejam revistas,  ‘abrindo’ o regulamento ou ‘limitando-o’, de modo a permitir que os 4×4 se possam aproximar dos 4×2.

Tal poderá ser concretizado com a redução do peso obrigatório dos 4×4, a introdução de um restritor mais pequeno que lhes confira um aumento da potência ou, sobretudo, uma maior flexibilidade no curso das suspensões e a possibilidade de conseguirem igualmente alterar a pressão dos pneus a partir do habitáculo. Mas também pela redução das ‘armas’ da Peugeot, que assim será injustamente obrigada a rever o seu projeto (limitou-se a cumprir o regulamento) após o investimento de milhões de euros.

André Bettencourt Rodrigues e André Duarte

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Realmente a FIA tem o toque de M*rda. Tudo o que toca transforma-se em *erda.

trackback
8 anos atrás

[…] Vía | AutoSport.pt […]

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado