Tiago Monteiro: “Vamos ter ainda mais condições para lutar pelo título”

Por a 7 Abril 2020 14:00

A época 2020 será a segunda de Tiago Monteiro no WTCR, depois do seu fantástico regresso no ano passado. As expetativas são altas com a entrada na Munnich, que este ano irá operar os quatro carros da Honda:

“Estava muito entusiasmado para esta época e continuo pois espero que a competição regresse no verão. Tivemos já alguns testes e estavam agendados para esta fase mais doze dias de testes. Ia ser um verdadeiro programa de testes nas pistas quase todas da Europa, China, Malásia… Estávamos com um programa muito bom e a motivação na equipa era enorme. Já testei com a minha nova equipa e notei logo muitas diferenças em relação ao ano passado. Mais ainda, os quatro pilotos da Honda iriam trabalhar em conjunto e não uns contra os outros o que é mais uma vantagem.”

As maiores diferenças são a filosofia adotada por cada equipa ficaram claras depois dos primeiros testes:

“As diferenças não eram muito grandes e a partir do meio da época passada, na KCMG, começamos a igualar o andamento da Munnich ALL-INKL, mas claro o nosso papel já era ajudar na luta pelo título. As grande diferenças foram nas três ou quatro primeiras corridas, percebemos qual era a diferença e agora percebo ainda melhor. Na Munnich focaram-se muito mais no trabalho nos pneus, eles passaram o inverno todo a trabalhar para a qualificação. 80% do trabalho feito foi para qualificação e 20% corrida. E faz sentido pois uma vez que largas da frente, ou tens um set up muito mau ou então aguentas as posições. Na KCMG havia uma visão mais global e não tão focada na qualificação e os meios disponíveis eram diferentes. Por exemplo o número de pneus usados em cada testes não tem comparação, e na ALL-INKL o número é muito superior, o que nos permite trabalhar o dia todo a qualificação. E como falamos de diferenças de um, dois ou três décimos que é aquilo que separa a pole de um lugar abaixo do top 10 por vezes, todos estes pormenores fazem a diferença. Por isso as grandes diferenças que vi, para já, são mesmo essas, um foco maior na qualificação, maior capacidade financeira (a Honda apoia todas as equipas da mesma forma mas cada equipa tem a sua capacidade financeira).

Creio que este ano vamos ter ainda mais condições para lutar pelo título, até pelo trabalho mais próximo entre os quatro pilotos da Honda. Há maior troca de informação e de ideias, algo que não acontecia no ano passado, apesar de algumas pessoas dizerem o contrário. Isso era um grande trunfo. Quanto à concorrência, a Lynk&Co já tinha começado a testar mas a Hyundai ainda não fez qualquer teste e iam começar apenas no final de março. Creio que este ano estaríamos mais bem preparados.“

Entrevista Completa AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
4 anos atrás

A ver vamos, como diz o cego.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado