O promotor do WTCC está a estudar a possibilidade de introduzir um conjunto de ‘Joker Laps’ ao estilo Rallycross para ‘apimentar’ as corridas do Campeonato do Mundo de Turismo que tiverem lugar em circuitos citadinos.
No World RX da FIA, as conhecidas voltas da competição, ganha em 2016 por Mattias Ekström, servem para abrandar os pilotos. Mas no Global Rallycross norte-americano assumem-se como uma espécie de atalho que permite aos concorrentes completar mais rapidamente uma volta num dado circuito. Em qualquer um dos casos, são sempre um importante elemento estratégico na definição do vencedor.
MAIOR IMPREVISIBILIDADE
Tudo indica que o WTCC está desde o início do ano a discutir a sua possível introdução como uma forma de trazer uma maior imprevisibilidade nas corridas e que a medida foi agora novamente abordada no Conselho Mundial da FIA que se realizou na última quarta-feira. O painel aprovou que se continue a estudar a matéria, tendo como principal preocupação a segurança.
“A pedido do promotor do WTCC, o Conselho Mundial para o Desporto Motorizado aprovou novas investigações quanto à possibilidade de implementar uma ‘Joker Lap’ nos seus circuitos temporários. O processo está neste momento a cargo das Comissões da FIA para a Segurança e Circuitos”.
Embora o comunicado sugira que a medida seria apenas adoptada nos circuitos citadinos, pensa-se que o novo regulamento desportivo permitiria a utilização de ‘Joker Laps’ em qualquer um dos dez traçados que serão visitados pelo WTCC em 2010, possibilitando a existência de um desenho de pista alternativo.
Além do WorldRX, as ‘Joker Laps’ foram testadas no Campeonato Argentino de Super TC2000 no final do ano passado, na derradeira ronda que teve lugar no Circuito de San Martin, em Mendoza, permitindo aos pilotos um ganho na ordem dos 8 segundos. Estes puderam utilizá-la por um máximo de duas vezes ao entre as voltas 3 e 23 da corrida.










