WEC: O primeiro sucesso da Alpine

Por a 29 Setembro 2025 16:17

A Alpine conquistou a sua primeira vitória no FIA WEC com o protótipo A424 LMDh nas 6 Horas de Fuji, graças a uma estratégia decisiva: na última paragem, Charles Milesi recebeu apenas dois pneus novos, superando o Peugeot de Mikkel Jensen que trocou os quatro. Milesi geriu bem os pneus e manteve dez segundos de vantagem até à meta, beneficiando ainda da pressão do Porsche sobre o Peugeot.

O diretor-desportivo Nicolas Lapierre destacou que o triunfo chegou em boa altura, após várias corridas com ritmo forte, mas sem resultados, e admitiu que a equipa já sentia a pressão. Para ele, a decisão estratégica e a consistência em pista foram cruciais.

“É um bom momento para a equipa, para o projeto”, disse Lapierre ao Sportscar365. “Foi uma decisão estratégica muito acertada da equipa no final, com um bom ritmo em pista. Fuji foi uma boa pista para nós no ano passado, sabemos que o ritmo tem sido forte ultimamente e que a equipa tem evoluído operacionalmente, mas sempre houve algo no nosso caminho e não conseguimos obter resultados desde Le Mans”.

“Quando aqui chegámos, estávamos confiantes, mas a corrida não começou como queríamos; tivemos penalizações e estávamos novamente em desvantagem. Mas, felizmente, conseguimos reagir e conquistar esta primeira vitória”.

“Claramente, tivemos um bom início de época, por isso esperávamos capitalizar isso. Sabíamos que Le Mans seria difícil, mas nas duas corridas seguintes tivemos ritmo, mas não conseguimos marcar muitos pontos, por isso podíamos sentir a pressão a aumentar. Era importante garantir um bom resultado hoje, e ganhar é ótimo.”

O golpe estratégico da Alpine fez a diferença e permitiu a primeira vitória:

“Honestamente, a nossa estratégia sempre foi trocar dois pneus porque achávamos que era mais eficiente, mas ainda mais quando ficámos presos atrás do Peugeot e, quando o Porsche nos passou à frente, tivemos de fazer algo diferente”, disse Lapierre.

“O Porsche sofreu uma penalização de cinco segundos, mas o Peugeot seguiu uma estratégia semelhante à nossa. Os dois pneus foram uma boa decisão. Tivemos menos tempo de aquecimento e, no final, conseguimos abrir uma vantagem que o Charles conseguiu manter durante todo o stint. O facto de os dois carros atrás estarem a lutar também nos ajudou a manter essa vantagem.”

Foi a primeira vitória absoluta da Alpine no WEC desde 2022 e o primeiro triunfo desde o regresso à categoria Hypercar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. [email protected]

    29 Setembro, 2025 at 16:56

    Pena não ter sido a equipa do Mike Schumacher.

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado