WEC: Lapierre sobe a fasquia e deixa a Toyota no topo em Monza

Por a 2 Abril 2017 15:54

A Toyota Gazoo Racing concluiu o Prólogo do Campeonato FIA de Endurance em Monza com o melhor tempo, com Nicolas Lapierre a conseguir bater a melhor marca conseguida no primeiro dia pelo seu companheiro de equipa Mike Conway. O francês, campeão do mundo de LMP2 em título realizou o melhor registo com uma volta em 1m30,547s aos comandos do TS050 Hybrid # 8 na quinta e última sessão de testes.

Lapierre superou em mais de sete décimas o tempo feito por Conway no sábado, mostrando que a Toyota não o deveria ter dispensado em 2014. Mais do que ficar com os dois melhores registo deste Prólogo do FIA WEC, a marca japonesa conseguiu completar mais de 15 horas na pista, incluindo as feitas debaixo de chuva na sessão noturna de sábado, quando uma verdadeira tempestade se abateu sob o Parque Nacional de Monza..

Incapaz de acompanhar o andamento dos Toyota, a campeã Porsche mostrou que não está muito longe da marca nipónica, pois o 919 Hybrid # 1 ficou apenas a três décimas da marca obtida por Mike Conway, graças à volta de 1m31,666s feita por Neel Jani no começo da sessão noturna do primeiro dia. Aliás, os melhores tempos dos LMP1 da marca de Weissach foram conseguidos nessa terceira sessão, com Earl Bamber a rodar em 1m31,823s.

Em LMP2 a TDS Racing terminou com o melhor tempo, encabeçando um pelotão de Oreca 07 Gibson, graças a uma volta em 1m36078s feita por Mathieu Vaxiviére. A marca conseguida pelo francês foi obtida na manhã deste segundo dia, batendo o carro # 31 da Vaillant Rebellion e o # 38 da Jackie Chan DC Racing. Um grande acidente marcou a última sessão de testes, protagonizado por Matt Rao aos comandos do Signtech Alpine # 36. O piloto britânico foi levado para a clínica do circuito transalpino para avaliação médica, tal a violência da saída de pista que fez interromper os ensaios. O acidente ocorreu a 45 minutos do final da sessão.

A Porsche teve algum consolo em GTE Pro,já que o novo 911 RSR – com motor colocado à frente do eixo traseiro – mostrou a sua competitividade pelas mãos de Michael Christensen. Aos comando do carro # 92 o dinamarquês efetuou a melhor volta em 1m47,379s na primeira sessão do fim de semana, batendo o seu companheiro de equipa Fred Makowiecki por 0,136s, com os dois Ford GT a ficarem com os terceiro e quarto registos. Nos GTE AM a melhor marca ficou na posse de Miguel Molina, guiado o Ferrari 488 # 54 da Spirit of Race. O antigo piloto da Audi no DTM foi o único piloto da classe a rodar abaixo de 1m50s, batendo Ben Barker, no Porsche 911 RSR # 86 da Gulf Racing. Pedro Lamy ficou-se pelo quarto tempo no Aston Martin Vantage # 98, a 0,350s.

Resultado final

1º Lapierre (Toyota TS050 Hybrid) 1m30,547s

2º Conway (Toyota TS050 Hybrid) 1m31,332s

3º Jani (Porsche 919 Hybrid) 1m31,666s

4º Bamber (Porsche 919 Hybrid) 1m31,823s

5º Vaxiviére (Oreca 07 Gibson) 1m36,078s

6º Senna (Oreca 07 Gibson) 1m36,094s

7º Tung (Oreca 07 Gibson) 1m36,448s

8º Rusinov (Oreca 07 Gibson) 1m36,456s

9º Panciatici (Alpine A470 Gibson) 1m36,559s

10º Dumas (Alpine A470 Gibson) 1m36,814s

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado