24H LE MANS, CLASSIFICAÇÃO APÓS 18ª HORA: Muito ainda em aberto

Por a 16 Junho 2019 08:32

À passagem da 18ª hora de corrida, o Toyota TS050 – Hybrid #7 lidera a corrida com uma vantagem de 1m38.642s sobre o carro ‘irmão, o Toyota TS050 – Hybrid #8. No terceiro lugar está o BR Engineering BR1 – AER #11 da SMP Racing, a quatro voltas. Três voltas mais atrás roda o primeiro carro da Rebellion Racing, o R13 – Gibson LMP1 #3, portanto a sete voltas dos líderes. Quinto posto para o segundo Rebellion, o #1, que está uma volta mais atrás.

Nos LMP1, pelo caminho ficaram o #17 da SMP Racing, o Enso CLM P1/01 – Gibson #4 da Bykolles Racing Team e o BR Engineering BR1 – Gibson #10 da DragonSpeed.

Na LMP2, a luta mantém-se entre o Aurus 01-Gibson #26 da G-Drive Racing, que continua na liderança, agora uma volta na frente do Alpine A470 – Gibson #36 da Signatech Alpine Matmut.

Terceiro lugar para o Oreca 07 – Gibson #38 da Jackie Chan DC Racing, que está a duas voltas do líder.

O Ligier JSP217 – Gibson #22 da United Autosports recuperou e roda no sexto lugar, na mesma volta que o quinto classificado, a quatro voltas dos líderes.

Na LMGTE PRO, é absolutamente impressionante que se mantenha tão grande equilíbrio, com o primeiro líder da corrida, o Chevrolet Corvette C7.R #63 da Corvette Racing no comando, mas apenas com 9.633s de avanço para o Ferrari 488 GTE Evo #51 da AF Corse. No terceiro lugar está o Porsche 911 RSR #93, a 16.512s da frente, com o Porsche 911 RSR #91, a 23.640s do líder, seguindo-se os quatro Ford GT, o #67 apenas a 1:59.403 do líder, mais dois a uma volta e um último Ford a duas voltas. Com seis horas pela frente ainda tudo pode mudar nesta classe, aliás, como em todas…

Por fim na LM GTE Pro Am, lidera o Ford GT #85 da Keating Motorsports, uma volta na frente do Porsche 911 RSR #56 do Team Project 1, com o Ferrari 488 GTE #84 da JMW Motorsport agora no terceiro lugar, também a uma volta.

Nas primeiras três horas de domingo, entre a nona e a 12ª hora, o Safety Car entrou três vezes em pista, devido ao mesmo número de incidentes.

Os dois Toyota TS050 Hybrid revezaram-se na liderança em função de reabastecimentos e neutralizações.

A meio da corrida, Kamui Kobayashi (#7) tinha conseguido uma vantagem de quatro segundos sobre Sébastien Buemi (#8), com o carro de segurança em pista após o segundo incidente na mesma volta, com o Ligier #49 da ARC Bratislava, conduzido por Henning Enqvist.

O terceiro lugar, era há muito ocupado pela BR BR Engineering BR1, da SMP Racing, passou a sê-lo pelo Rebellion Racing #3 Rebellion R13, que seguia os carros japoneses a duas voltas, com Egor Orudzhev a causar novo lançamento do carro de segurança quando atingiu violentamente as barreiras de pneus nas curvas Porsche.

Filme da noite

Na LMP2, as várias neutralizações abalaram as coisas nesta classe. O Alpine Matmut #36 da Signatech Alpine Matmut teve de esperar no final do pit lane após o reabastecimento e perdeu dois minutos para o Aurus #26 da G-Drive Racing. A equipa desfrutou de uma confortável liderança com Roman Rusinov ao volante. Por outro lado, não houve alterações para o ORECA #38 de Jackie Chan DC Racing, ainda na terceira posição.

Na LMGTE Pro, a Aston Martin perdeu tudo pouco depois da meia-noite. Primeiro, Alex Lynn bateu na curva do karting ao volante do Vantage #97, e menos de 20 minutos depois, Marco Sørensen fez o mesmo com o Vantage #95. O #97 conseguiu regressar à boxe, mas o #95 estava demasiado danificado para continuar e por isso o carro de segurança foi despoletado por Eduardo Freitas.

A Ferrari, que perdeu o Ferrari nº 71 da AF Corse com o motor partido, liderou a classe com o nº 51 488 GTE EVO, mas Daniel Serra teve que reabastecer, ao contrário de Kévin Estre com o Porsche #92. O Porsche #91 conduzido por Frédéric Makowiecki completava o pódio a meio da corrida.

Na LMGTE Am, as três intervenções de segurança do carro entre a meia-noite e as 03:00 modificaram algumas posições, excepto o Ford GT #85 da Keating Motorsports, que se manteve na liderança. A Aston Martin conseguiu encontrar consolo no segundo lugar ocupado pelo Vantage #90 da TF Sport, com o vencedor de 2018, Dempsey-Proton Racing #77 Porsche 911 em terceiro lugar.

A corrida foi muito mais calma entre 03:00 e 06:00 do que nas três horas anteriores. Na LMP1, o #7 Toyota TS050 Hybrid conduzido por José María López rodava no primeiro lugar na geral, com o carro irmão #8 de Fernando Alonso a perder dois minutos, e o #3 Rebellion R13 de Thomas Laurent a fechar o pódio.

Na LMP2, a classificação também não se alterou, apesar do #36 Alpine conduzido por Nicolas Lapierre ter compensado lentamente os dois minutos perdidos anteriormente durante uma intervenção do Safety Car. O Oreca #38 de Stéphane Richelmi, da Jackie Chan DC Racing, rodava no pódio depois de Pastor Maldonado ter passado com o Oreca #31 da DragonSpeed ter conquistado o lugar por breves momentos.

Na LMGTE Pro, os Porsche pareciam estar a economizar combustível melhor que os seus rivais, mas o AF Corse #51 Ferrari liderou o plantel, cerca de 20 segundos à frente do Porsche #91 de Richard Lietz, com uma paragem a menos nas boxes. Os carros italianos e alemães foram seguidos pelo Corvette sobrevivente, o #63 conduzido por Jan Magnussen, com o #92 Porsche a cair para a quarta posição com um problema no escape.

Na LMGTE Am, o Ford GT #85 da Keating Motorsports, liderado pelo proprietário Ben Keating, manteve a liderança face ao Team Project 1’s #56 Porsche 911 e no Aston Martin #90 da TF Sport. Este último perdeu o seu segundo lugar após uma saída de pista.

O amanhecer do dia em Le Mans trouxe mudanças em todas as classes

Na LMP1, três dos oito LMP1 desistiram durante a noite. Os dois Toyota mantiveram a dianteira, o TS050 Hybrid #7, nas mãos de José-Maria Lopez tinha 1.5 minutos de vantagem sobre o carro irmão #8, que rodava com Nakajima ao volante.

Às 07:00 horas, Thomas Laurent entregou o Rebellion R13 – Gibson #3 a Gustavo Menezes, o carro parou três minutos e foi penalizado por violação de uma regra de pneus. Stoffel Vandoorne aproveitou a oportunidade para conquistar o terceiro lugar para a SMP Racing.

Na LMP2, o Oreca 07-Gibson #37 da Jackie Chan DC Racing era o segundo da classe a ficar pelo caminho, depois do #49 ARC Bratislava Ligier JS P217.

O G-Drive Racing #26 Aurus 01 (primeiro na LMP2) e o Signatech Alpine Matmut Alpine A470 rodavam na mesma volta.

Pouco depois das 7:00 horas, Pastor Maldolando seguiu em frente na curva Terte Rouge, batendo forte com o #31 DragonSpeed Oreca 07 Gibson, o que resultou no abandono. Aproveitando a situação, Gabriel Aubry levou o Oreca 07-Gibson #38 da Jackie Chan DC Racing ao terceiro lugar.

Na LMGTEPro, os líderes da classe, foram às boxes ao mesmo tempo, com o #63 Corvette C7.R a sair à frente do #93 Porsche 911 RSR.

O carro americano ficou à frente, com Mike Rockenfeller ao volante. Daniel Serra, no AF Corse #51 Ferrari 488 GTE não rodava muito atrás.

Na LMGTEAm, o Ford GT da Keating Motorsports #85 Ford GT manteve a liderança, com 2 minutos na mão sobre o Team Project 1 #56 Porsche 911 RSR, que estava à frente do JMW Motorsport #84 Ferrari 488 GTE #. Há uma luta emocionante pela supremacia nesta classe e o pódio ainda está em aberto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado