LEMBRA-SE DE JACKY ICKX: O verdadeiro especialista


Como em tudo na vida, também no desporto automóvel há os especialistas. Jacky Ickx é, sem dúvida, um deles. Mais: este ex-piloto de F1, que depois de uma carreira recheada de sucessos nas pistas se dedicou, com semelhante sucesso, às corridas de longa distância no deserto, bem pode considerar-se o verdadeiro especialista.

Jacques Bernard Ickx nasceu em Bruxelas, no primeiro dia do ano de 1945. O seu pai foi também piloto, de carros de Turismo e, principalmente, um reconhecido jornalista de automóveis. Por isso, não se estranha que este belga franzino, nariz aquilino e olhinhos penetrantes, se tornasse piloto muito cedo. Na verdade, apesar do interesse familiar, teve que esperar que o seu pai lhe comprasse uma Zundap de 50cc, com a qual venceu oito das 13 corridas do europeu de trial. Dois títulos mais tarde, estreou-se com um Lotus Cortina e, em 1965, foi campeão belga de Turismo.

Dois anos depois, sagrou-se Campeão Europeu de F2. Na F1, esteve entre 1966 e 1979, vencendo oito GP.
Mas Ickx ficará conhecido pela sua habilidade, não só em pistas encharcadas e em condições difíceis, mas principalmente pelas suas características ímpares de resistente. Em 1966, fez equipa com Hubert Hahne nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, com um BMW 2000TI, vencendo. No ano seguinte, correu em Le Mans pela primeira vez, com um Ford GT 40 – e foi com este carro que, em 1969, garantiu a primeira das suas seis vitórias na clássica de resistência francesa. Depois, venceu ainda em 1975 (Mirage GR8), 1976, 1977 e 1981 (sempre com Porsche 936) e em 1982 (Porsche 956). Ickx e Derek Bell formaram uma das principais duplas de ataque na prova, tendo ganho juntos três edições: 1975, 1981 e 1982. Ainda nesta década, Ickx decidiu apostar nas provas disputadas no deserto, associando-se à Mercedes no desafio do Dakar.

Também aqui, obteve sucesso, vencendo em 1983. Teoricamente, Ickx tinha-se já retirado da competição e foi nessas condições que participou na prova africana e, nos últimos anos, em corridas de veículos históricos.