Indy500: Josef Newgarden venceu prova decidida na última volta
Josef Newgarden foi o vencedor da 107ª edição da Indy 500. Uma corrida que ficou marcada pelas bandeiras vermelhas perto do fim da prova, com incidentes violentos.
Alex Palou largou da pole e manteve-se nos lugares da frente na primeira metade da corrida, com Rinus VeeKey Félix Rosenqvist, Scott Dixon, Santino Ferrucci, Alexander Rossi e Pato O’Ward a serem os principais favoritos nesta fase.
O primeiro incidente com Sting Ray Robb a perder o controlo do seu monolugar levou os carros para as boxes e a confusão instalou-se. Na saída da via das boxes, VeeKey fez um burnout e perdeu o controlo do seu carro, embatendo em Palou que ficou com a asa dianteira danificada, perdendo muitas posições.
CHAOS IN THE PITS@AlexPalou and @RinusVeekay collide.
WATCH LIVE: NBC & Peacock#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/YU2CWrKzbH
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
A corrida foi-se desenvolvendo com Rosenqvist e O’Ward na frente, com Newgarden, Marcus Ericsson e Colton Herta a aproximarem-se dos lugares da frente.
O drama chegou a 14 voltas do fim em que Rosenqvist perdeu o controlo do seu carro e Kyle Kirkwood, que também estava na luta pelos lugares da frente, não evitou o contacto e embateu com violência nas proteções, com um pneu a voar para fora do circuito, embatendo num carro do lado de fora. A corrida foi interrompida e no recomeço, era O´Ward na liderança. Newgarden passou para a frente e O ‘Ward caiu para terceiro atrás de Ericsson. Mas o mexicano tratou de tentar passar o sueco, não evitando o toque que o atirou contra as barreiras, acabando com a sua candidatura à vitória. Faltavam quatro voltas para o fim.
A scary incident involving @KKirkwoodRacing and @FRosenqvist on lap 185 of the Indianapolis 500.
Both drivers were seen and released.#INDYCAR // #Indy500 pic.twitter.com/Ohl4yFqrky
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Momento exato que o pneu passa voando sobre o público #Indy500 pic.twitter.com/eQ8Gzj6wIN
— MomentosdaF1 (@MomentosdaF1) May 28, 2023
Ainda tivemos mais um incidente, o que significou uma disputa na última volta. Ericsson liderou na largada logo no início, mas Newgarden conseguiu uma grande ultrapassagem a Ericsson, mantendo-o atrás até cruzar a linha de meta por 0,0974s. Ferrucci terminou em terceiro, à frente de Palou. Alex Rossi,Scott Dixon, Takuma Sato, Connor Daly, Colton Herta e Rinus VeeKay completaram o top 10.
On the late-race restart, this incident with @PatricioOWard and @AgustinCanapino brought out another red flag.#INDYCAR // @IMS pic.twitter.com/SL3Si9dpQJ
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
Fight. To. The. Finish.@josefnewgarden wins on the last lap. #INDYCAR // #indy500 pic.twitter.com/PDMvvp2X77
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) May 28, 2023
| Pos | Piloto | CAR NO. | voltas | Tempo | Voltas lideradas | Pontos | PIT STOP |
| 1 | Josef Newgarden | 2 | 200 | 02:58:21.9611 | 5 | 51 | 9 |
| 2 | Marcus Ericsson | 8 | 200 | 02:58:22.0585 | 30 | 44 | 9 |
| 3 | Santino Ferrucci | 14 | 200 | 02:58:22.4884 | 11 | 45 | 9 |
| 4 | Alex Palou | 10 | 200 | 02:58:22.7249 | 36 | 45 | 10 |
| 5 | Alexander Rossi | 7 | 200 | 02:58:22.9545 | 4 | 37 | 9 |
| 6 | Scott Dixon | 9 | 200 | 02:58:23.3927 | – | 35 | 9 |
| 7 | Takuma Sato | 11 | 200 | 02:58:23.5381 | 2 | 32 | 10 |
| 8 | Conor Daly | 20 | 200 | 02:58:23.8466 | – | 24 | 9 |
| 9 | Colton Herta | 26 | 200 | 02:58:24.1859 | 1 | 23 | 11 |
| 10 | Rinus VeeKay | 21 | 200 | 02:58:25.2259 | 24 | 32 | 11 |
| 11 | Ryan Hunter-Reay | 23 | 200 | 02:58:25.3834 | 8 | 20 | 9 |
| 12 | Callum Ilott | 77 | 200 | 02:58:26.0081 | 5 | 19 | 9 |
| 13 | Devlin DeFrancesco | 29 | 200 | 02:58:26.7043 | – | 17 | 9 |
| 14 | Scott McLaughlin | 3 | 200 | 02:58:26.9656 | – | 16 | 10 |
| 15 | Helio Castroneves | 6 | 200 | 02:58:27.4242 | 1 | 16 | 10 |
| 16 | Tony Kanaan | 66 | 200 | 02:58:27.6769 | – | 18 | 11 |
| 17 | Marco Andretti | 98 | 200 | 02:58:30.9411 | – | 13 | 9 |
| 18 | Jack Harvey | 30 | 199 | 02:58:30.3550 | – | 12 | 10 |
| 19 | Christian Lundgaard | 45 | 198 | 02:58:30.7177 | – | 11 | 13 |
| 20 | Ed Carpenter | 33 | 197 | 02:55:00.2474 | – | 10 | 9 |
| 21 | Benjamin Pedersen | 55 | 196 | 02:52:20.4559 | – | 11 | 10 |
| 22 | Graham Rahal | 24 | 195 | 02:52:16.7176 | – | 8 | 9 |
| 23 | Will Power | 12 | 195 | 02:58:34.1167 | 1 | 9 | 9 |
| 24 | Pato O’Ward | 5 | 192 | 02:45:31.1750 | 39 | 17 | 8 |
| 25 | Simon Pagenaud | 60 | 192 | 02:45:32.4536 | – | 5 | 7 |
| 26 | Agustin Canapino | 78 | 192 | 02:45:32.7600 | – | 5 | 7 |
| 27 | Felix Rosenqvist | 6 | 183 | 02:22:00.7768 | 33 | 16 | 5 |
| 28 | Kyle Kirkwood | 27 | 183 | 02:22:02.4174 | – | 5 | 5 |
| 29 | David Malukas | 18 | 160 | 02:10:02.4490 | – | 5 | 7 |
| 30 | Romain Grosjean | 28 | 149 | 01:52:57.3928 | – | 5 | 4 |
| 31 | Sting Ray Robb | 51 | 90 | 01:04:01.1077 | – | 5 | 2 |
| 32 | RC Enerson | 50 | 75 | 01:00:08.6857 | – | 5 | 3 |
| 33 | Katherine Legge | 44 | 41 | 00:46:34.9554 | – | 5 | 4 |
Foto: MPS Agency
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Rui
29 Maio, 2023 at 9:37
Ninguém fala do final à Abu Dhabi 2021?
Se fosse como em todos os restarts, não haveria tempo e a corrida teria terminado em bandeira amarela. Só que a direção de corrida decidiu fazer uma volta em bandeira verde logo após a saída das boxes, sem voltas em bandeira amarela para aquecer os pneus.
A maior parte do pessoal, eu incluído estavam satisfeitos. O Ericsson obviamente não. Mas de certeza não existirá o mimimi durante 1 ano
F1 FOR FUN
29 Maio, 2023 at 21:38
Podiam ter mostrado mais cedo a bandeira vermelha e ter poupado uma volta. Estas bandeiras vermelhas o que causaram foi mais acidentes, já parecem as corridas da NASCAR, ganha quem sobreviver aos acidentes das últimas voltas, com aconteceu com a F1 na Austrália.
Canam
29 Maio, 2023 at 10:07
Nunca se viu também aqui fazer uma largada a 2 voltas do fim. Como aconteceu imensas vezes no passado a corrida deveria ter terminado sob bandeiras amarelas e o vencedor teria sido novamente o Marcus Ericksson.
Razão tinha ele em dizer que a vitória tinha-lhe sido tirada…para dar a um americano que corre pela equipa do dono do circuito e do campeonato. Meras coincidências. Mas foi uma grande corrida…com tudo!
Nota – substituam estes Dallaras antigos e feios por uma coisa mais moderna e actual.
F1 FOR FUN
29 Maio, 2023 at 21:27
Seria perfeito o carro de Super fórmula (4cilindros) com o motor da indy (V6turbo). Deve ser engraçado ver estes carros lado juntos com os “barcos” de F1, as diferenças de dimensões para um F1 são gritantes.
F1 FOR FUN
29 Maio, 2023 at 21:21
O momento de sorte desta corrida, foi a roda que saiu disparada do carro do Kyle Kirkwood, ter passado miraculosamente pelo pequeno espaço entre duas bancadas repletas de espectadores. Ir ver corridas de automóveis não é isento de riscos, acidentes como o de Le Mans de 1955, não se limitam ao passado, mesmo com toda a segurança de hoje em dia, uma grande coincidência de eventos podem levar carros ou rodas às bancadas.
Lagafe
30 Maio, 2023 at 12:57
Foi uma super corrida. Muito melhor que o GP do Mónaco. Foi pena que o O’Ward e o Rosenqvist tenham batido. Fizeram excelentes provas.