IMSA, Petit Le Mans: ESM vence após penalização a Filipe Albuquerque

Por a 8 Outubro 2017 02:14

A 20ª edição do Petit Le Mans, que mais uma vez encerrou a temporada do IMSA Sportscar, foi animada do princípio ao fim, com algum drama à mistura, como sucede nesta ‘clássica’ que mais uma vez teve como ‘palco’ o Circuito de Road Atlanta. As mudanças de liderança foram quase constantes, ainda que a ESM se tenha mostrado muito constante, com os seus Nissan Onroadk DPi a passarem várias vezes pela primeira posição, tal como João Barbosa e Filipe Albuquerque no Cadillac DPi # 5 da Action Express Racing, que dividiram com Christian Fittipaldi, ou o Oreca 07 Gibson # 6 do Team Penske.

A prova seria decidida a 30 minutos do fim, quando Albuquerque  sofreu uma penalização que o afastaram da discussão do triunfo.  A punição ao carro dos portugueses deveu-se a um contacto com o Cadillac # 31 de Dane Cameron, o segundo carro da Action Express Racing. O piloto português teve de cumprir um ‘stop & hold’ nas boxes, e ainda 60 segundos adicionais. E isso acabou por jogar em favor de Brendon Hartley, apesar da forte pressão exercida por Cameron, permitindo assim a vitória ao neozelandês, a Scott Sharp e a Ryan Dalziel, que com ele dividiram a condução do Nissan DPi # 2 da ESM. Cameron, Eric Curran e Mike Conway tiveram de se contentar com a segunda posição, à frente de Juan Pablo Montoya, Simon Pagenaud e Hélio Castroneves, que beneficiaram da penalização ao Cadillac # 5 para terminarem na última posição do pódio com o Oreca 07 # 6 do Team Penske, que arrancara da ‘pole-postion’.

Em GT Le Mans o triunfo foi para o BMW M6 GTE # 25, na despedida da RLL do modelo de Munique, que em 2018 vai ser substituído pelo novo M8 GTE. Bill Auberlen, Alexander Sims e Kuno Wittmer foram os mais fortes na fase final da prova, apesar da forte ofensiva de Antonio Garcia no Corvette C7 R #3, que teria de se contentar com a segunda posição, suficiente para o espanhol e para Jan Magnussen se sagrarem campeões, numa corrida em que tiveram o reforço de Mike Rockenfeller. Apesar de terem largado da ‘pole-position’, Toni Vilander, Giancarlo Fisichella e Alessandro Pierguidi tiveram de se contentar com o último lugar do pódio, depois de uma prova com altos e baixos no Ferrari 488 GTE # 62 da Risi Competizione. O top cinco foi completado pelo Corvette # 4 de Tommy Milner e Olive Gavin e pelo Porsche 911 RSR # 912 de Laurens Vanthoor, enquanto Ryan Briscoe deitou tudo a perder para o Ford GT # 67 a meia hora do final, quando se despistou. Em GT Daytona vitória para o Audi R8 LMS da Land Motorsport, confiado a Christopher Mies, Connor de Phillippi e Sheldon van der Linde.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Cruz
Fernando Cruz
6 anos atrás

Faltou mencionar que Derani, Senna e Van Overbeek também sofreram uma penalização que lhes retirou a vitória perto do final e que até aí até estavam na frente de Albuquerque, Barbosa e Fittipaldi… portanto em condições normais a vitória seria disputada nas últimas voltas entre Derani e Albuquerque… incrivelmente puseram todos os GT na frente dos protótipos após o último safety car, de noite, e a confusão deu no que deu… com uns toques a serem penalizados e outros não… coincidência ou não, cinco dos seis pilotos mais prejudicados falam português… será a habitual dualidade de critérios das provas americanas?… Ler mais »

últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado