Novo formato da Fórmula 2: Agradou mais… do que o contrário

Por a 31 Março 2021 17:05

O novo formato dos fins de semana da Fórmula 2 criou sentimentos mistos entre os pilotos da competição, mas a balança inclina-se mais para o lado positivo do que o contrário.

Este ano há três corridas (duas corridas sprint no sábado e a corrida principal no domingo), para compensar a redução nas datas agendadas no calendário desta época, devido à pandemia. O fim de semana começa com uma sessão de treinos (45 minutos) e uma sessão de Qualificação (30 minutos) que decide a grelha para a corrida principal (170 Km ou 60 minutos, com uma paragem obrigatória nas boxes) e para a primeira corrida sprint (120 Km ou 45 minutos) do fim de semana. A grelha da primeira corrida sprint é definida invertendo as dez primeiras posições da Qualificação. A grelha da segunda corrida sprint (120 Km ou 45 minutos) é formada pelos resultados da primeira corrida, com os dez primeiros classificados invertidos.

O formato não é o mais fácil de entender pelos adeptos, particularmente porque as penalizações e apelos após a sessão de qualificação de sexta-feira significaram que não era claro quem estaria na pole para a primeira corrida da época, até sábado de manhã.

O formato redundou numa primeira corrida algo amorfa, pois teriam outra horas depois e qualquer problema poderia afetar as duas corridas. A segunda corrida de sprint de sábado à tarde foi mais animada, pois o resultado não teria impacto no seu lugar de partida para domingo.

Isso fez com que a ação fosse bem diferente. Curiosamente, a luta pela vitória foi decidida a três até à última curva. Foi uma excelente corrida, teve emoção, cambalhotas na classificação, mas no final o homem da pole venceu. Até se pode pensar que a corrida foi fácil para Guanyu Zhou, mas bem antes pelo contrário. Em termos gerais há mais opiniões positivas do que negativas.

O ano de Fórmula 2, tal como o de F1, começou bem…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
2 anos atrás

Até foi interessante, ter só F2 e não F2 e F3 (dá para manter mais o foco). Mas estamos a falar das categorias secundárias. Ter 1, 2 ou 3 corridas para o espectador é quase a mesma coisa. A F1 é o que interessa.

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

o Formato da qualificação para a corrida principal e a grelha invertida na 1ª sprint race é muito mais interessante do que eles pretendem na F1. Continua a dar importância à qualificação e à pole position, enquanto que a Liberty insiste no formato do GP de Macau que ninguém liga nem à qualificação nem à corrida de qualificação. O que eles pretendem na F1 vai matar a qualificação e desvirtuar a pole position e impingir uma procissão ao sábado.

últimas Formula 2
últimas Autosport
f2
últimas Automais
f2