Le Castellet recebe arranque da ELMS: Um piloto e uma equipa lusa

Por a 15 Julho 2020 10:58

Depois duma longa espera, a temporada de 2020 da European Le Mans Series vai finalmente arrancar, em Paul Ricard. Num plantel com 37 carros, Filipe Albuquerque regressa com a United Autosports e a Algarve Pro Racing terá dois carros em pista. No total, 26 equipas e 103 pilotos que representam 23 nações.

Realiza-se no fim de semana a primeira prova do ELMS, na pista francesa de Le Castellet, num evento que irá contar com 37 inscritos. São 15 os carros da LMP2, e todos, com exceção de um deles, são Oreca 07 Gibson, juntando-se a este lote 12 LMP3 e 10 GTE. A grelha de LMP2 perdeu três carros da lista de inscritos de temporada completa publicada em fevereiro, com o Dallara da Carlin, o segundo Ligier da Inter Europol Competition e o Oreca do Ultimate de fora. A chegada dos novos LMP3 são também novidade, assim como a entrada da Aston Martin Racing nos GTE, com vista à preparação para o resto da época no WEC. A representação lusa fica a cargo de Filipe Albuquerque, como habitualmente no #22 da United Autosports com Phil Hanson e dos dois Oreca da Algarve Pro Racing.

LMP2: Tudo pronto para uma grande luta

O plantel da LMP2 conta com 15 carros, com os fabricantes Oreca, Ligier e Aurus a enfrentarem-se. Os atuais campeões, a IDEC Sport estão de volta para defender o título de 2019, com Paul Loup Chatin e Paul Lafargue acompanhados pelo antigo vencedor das 24 Horas de Le Mans em LMP2, Richard Bradley.

O terceiro vencedor do campeonato de pilotos de 2019 na LMP2, Memo Rojas, rumou à DragonSpeed e vai correr o Oreca #21 ao lado dos seus novos companheiros de equipa britânicos, Ben Hanley e Ryan Cullen. Os vice-campeões da ELMS de 2019 regressam com Roman Rusinov, ao qual se junta o antigo campeão da F2 e vencedor de corridas no WEC, Nyck De Vries, para além do atual campeão da LMP3, Mikkel Jensen, no Aurus 01 #26.

A Algarve Pro Racing vai colocar em pista dois carros, com três antigos campeões de endurance. O de 2013, Loïc Duval, que corre no Oreca #24 com Jon Lancaster e o sueco Henning Enqvist. O Oreca #25 contará com John Falb, que terá a seu lado Gabriel Aubry e Simon Trummer.

Na Richard Mille Racing Team, no Oreca-Gibson #50 há um line-up somente de Senhoras: Katherine Legge e Tatiana Calderon.

As equipas High Class Racing, Panis Racing, Duqueine Team, Inter Europol Competition, BHK Motorsport, Cool Racing e Graff irão todas apresentar apenas um carro, enquanto a United Autosports irá colocar dois carros na grelha para a primeira corrida da temporada.

LMP3: Ligier v Duqueine

A grelha LMP3 será composta por 12 equipas, com 8 Ligier JS P320 e 4 Duqueine M30-D08s. Os atuais campeões da LMP3, a Eurointernational estão de volta para defender o seu título, com um carro conduzido pelo sérvio Paolo Brajnik e pelo vencedor da Taça Michelin Le Mans de 2018, Leonard Hoogenboom.

Na luta estarão ainda a Vice Champions Inter Europol Competition, com um line up inalterado: Nigel Moore e Martin Hippe. Os atuais vencedores da Michelin Le Mans Cup LMP3, Laurents Hörr e François Kirmann sobem para o ELMS com a DKR Engineering. Realteam Racing, RLR MSport e BHK Motorsport têm um carro cada uma enquanto que a United Autosports, Nielsen Racing e Graff, correm com dois.

LMGTE: Aston Martin é novidade

São 10 as inscrições na LMGTE, com a Aston Martin Racing a juntar-se à festa para enfrentar Ferrari e Porsche pela primeira vez desde 2017. Os vice-campeões da ELMS de 2019, Dempsey-Proton Racing, regressam com o Porsche #77 conduzido pelo vencedor da corrida de 2019, Christian Ried, a quem se juntam, Michele Beretta e Alessio Picariello. O Proton Competition Porsche #93 será guiado pelo ex-campeão do WEC, Ricard Lietz e Felipe Laser.

Haverá sete Ferrari F488 GTE EVO na grelha, com a Kessel Racing e Iron Lynx com dois carros cada, enquanto a JMW Motorsport, AF Corse e Spirit of Race têm um F488. O Ferrari #83 da Iron Lynx tem também uma equipa só com mulheres: Manuela Gostner, Michelle Gatting e Rahel Frey, que regressa para a sua segunda temporada ELMS. O Aston Martin Vantage #98 será conduzido por Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, com Ross Gunn a juntar-se-lhes em França.

CLIQUE NA IMAGEM PARA ALTA RESOLUÇÃO

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado