CNV: Luta pelo título português de Velocidade… em Jerez

Por a 9 Setembro 2016 14:40

Após uma primeira fase do campeonato, que visitou pistas como Braga, Vila Real e Portimão, o Campeonato Nacional de Velocidade Turismos 2016 (CNVT) entra na sua fase decisiva com a realização do Racing Weekend Jerez de La Frontera. A pista espanhola, que já recebeu a Fórmula 1, vai acolher a caravana do CNVT já este fim de semana. Utilizando o mesmo formato de sprint de Vila Real, com duas corridas de 25 minutos, esta prova marca pontos para o TCR Trophy Europe, pelo que a prova vai contar com a presença de dois carros estrangeiros, dos campeonatos de TCR do Benelux e da Alemanha.

A batalha pelo título vai continuar a ser o tema central de discussão, com Francisco Carvalho e Nuno Batista a liderarem com uma vantagem curta sobre Francisco Mora, nos dois SEAT Leon da Veloso Motorsport. O VW Golf da Novadriver, pilotado por Francisco Abreu e Manuel Gião, o SEAT da Speedy Motorsport, com Rafael Lobato e César Machado, e o Honda Civic de José Rodrigues também serão candidatos à vitória. Dois carros estrangeiros vão tentar acumular pontos para o Troféu Europeu. O Opel Astra da DG Sport Equipe (inscrita como Ecurie Le Perron) vai ser pilotado pelo ex-piloto do WTCC Pierre-Yves Corthals (líder do troféu), e Antti Buri, antigo piloto da Novadriver nos GT, alinha num SEAT da LMS Engineering. Francisco Mora e José Rodrigues marcaram pontos para o troféu na prova anterior.

Após três Racing Weekend disputados (Braga, Vila Real e Portimão), os SEAT Leon Cup Racer TCR da Veloso Motorsport, ocupam as duas primeiras posições da competição, com a dupla Nuno Batista/Francisco Carvalho em primeiro e Francisco Mora na posição seguinte: “Chego a esta prova muito motivado, depois de ter conseguido 4 vitórias nas últimas 4 corridas. Estes resultados relançaram me na luta pelo título e espero por isso conseguir aqui em Jerez, manter este ciclo vitorioso. O objetivo principal é assumir a liderança do campeonato, mas se não o conseguir, quero pelo menos manter tudo em aberto para a decisão final na derradeira prova. Vou dar o máximo e espero ser feliz, num circuito que conheço dos meus tempos de Fórmula Renault” disse Francisco Mora, que pretende recuperar os oito pontos que o separam de Batista e Carvalho: “Jerez é um circuito que conheço muito bem e de que gosto bastante. Os objetivos para esta jornada dupla são os mesmos de sempre, ou seja, vencer. Sabemos que não será fácil, mas acreditamos que vamos estar muito competitivos e que a vitória em pelo menos uma das corridas será possível. Estamos na frente do campeonato e é nesta posição que queremos deixar Jerez no domingo.” Adiantou Francisco Carvalho, que é corroborado por Nuno Batista: “Como o Francisco disse, estamos confiantes e tudo faremos para vencer em Jerez. Queremos acima de tudo manter a liderança do campeonato, que aconteça o que acontecer só será decidido na última prova. Há muitos candidatos à vitória e por isso a nossa tarefa não se adivinha fácil, esperamos que a sorte esteja do nosso lado e que consigamos atingir os objetivos delineados”, concluiu. Na classificação do campeonato, no terceiro lugar estão Rafael Lobato e César Machado, a 12 pontos de Francisco Mora, com José Rodrigues dois pontos mais atrás. Para Francisco Mora: “Esta é uma prova muito importante para mim, pois posso conquistar os pontos que podem colocar na frente do campeonato” começa por afirmar. Com 175 pontos, está a oito do primeiro lugar. Em agosto, durante as férias, o piloto nortenho participou em duas provas internacionais em que “mais importante do que os resultados que consegui, foi o facto de ter rodado em outros circuitos e com outros pilotos. Dessa forma consigo evoluir e ganhar ritmo competitivo.” “Em Jerez vou dar o meu melhor, fazer tudo para amealhar a maior quantidade de pontos possíveis. Sei que a Veloso Motorsport me entrega um carro competitivo e acho que tenho condições para fazer um bom resultado“, rematou o piloto do Seat Leon.

Rafael Lobato quer vitória

O vice-Campeão Nacional de Velocidade, Rafael Lobato, que corre ao volante de um Seat Leon TCR inscrito pela Speedy Motorsport, estará presente juntamente com César Machado. O jovem talento português, está em Jerez de La Frontera com ambição de vencer, mesmo que as dificuldades sejam maiores que o habitual. O desconhecimento da pista e a evolução dos seus adversários, serão obstáculos que Rafael Lobato vai tentar contornar com a ajuda do seu colega de equipa. Recordamos que Rafael Lobato já venceu este ano e ocupa o terceiro lugar do CNVT 2016, tendo legítimas aspirações a lutar por um título que lhe escapou por muito pouco em 2015. A motivação do jovem piloto está no máximo e tudo irá fazer para conquistar a vitória na única corrida que irá disputar no Racing Weekend de Jerez de la Frontera, apoiando César Machado para conseguirem um excelente resultado de conjunto que permita aproximarem-se da liderança da competição: “Não será um fim de semana fácil, mas entendo que são estas dificuldades que podem forjar o meu carácter como piloto e dar à minha carreira o cimento necessário para encarar as dificuldades como oportunidades para melhorar. É verdade que não conheço o circuito de Jerez, mas tenho feito o meu trabalho de casa e acredito que se não conhecer problemas durante as sessões de treinos – que vão ser decisivas para mim – serei capaz de estar próximo dos pilotos que conhecem a pista de olhos fechados. Tenho também total confiança no trabalho da Speedy e vamos estar em Jerez na máxima força, agora que finalmente temos o SEAT com todas as especificações TCR, incluindo a caixa de velocidades sequencial. Não vou virar a cara à luta, estamos no terceiro lugar do campeonato fruto das exibições que eu e o César Machado temos feito, ou seja, por mérito de toda a equipa da Speedy Motorsport. Quero solidificar essa posição e chegar ao Estoril em posição de lutar pelo título, reconhecendo que os adversários também evoluíram e respeitando-os sempre, como tenho feito até aqui”, disse Rafael Lobato.

Team Novadriver com ambições

Após três Racing Weekend disputados (Braga, Vila Real e Portimão), os pilotos do Team Novadriver, Francisco Abreu e Manuel Gião, estão no quinto lugar do campeonato a 35 pontos dos líderes. Esta classificação é fruto de alguns problemas de juventude experimentados pelo VW Golf GTI TCR que, em pista, provou ser muito competitivo e estar à altura dos modelos mais desenvolvidos da Seat Sport. A originalidade de disputar uma prova fora do território luso, oferece ao Team Novadriver e a Manuel Gião, a oportunidade de verter em seu favor a experiência cumulada de anos a competir em Espanha por parte do piloto lisboeta. Experiência que será útil, igualmente, para ajudar o campeão nacional Francisco Abreu.

Naturalmente que com os resultados obtidos até agora, o Team Novadriver tem como objetivo alcançar, já, a primeira vitória do ano e se possível colocar no bornal a pontuação máxima deste Racing Weekend que, por ser uma prova Sprint, terá apenas duas corridas. O VW Golf GTI TCR foi profundamente revisto e está pronto para proporcionar aos dois pilotos, Francisco Abreu e Manuel Gião, as melhores condições para ambos lutarem pelas vitórias em Jerez de La Frontera: “Apesar do que já sucedeu este ano, a verdade é que o nosso VW Golf GTI TCR tem dado provas de ser muito competitivo, pois já permitiu uma ‘pole-position’ e tantas recuperações desde os últimos lugares. Os problemas de juventude são naturais e ao optarmos por um carro competitivo, mas mais novo que os Seat, sabíamos que poderíamos encontrar alguns dissabores. Mas estou confiante que o melhor está para vir e que as duas últimas jornadas serão decisivas para o título. É verdade que não conheço bem Jerez, mas com um colega de equipa como o Manuel Gião, rapidamente vou aprender todos os truques. Por isso, contem connosco na luta pela vitória, pois o Team Novadriver está vivo e de boa saúde!” Manuel Gião – “A deslocação a Jerez vai permitir que regresse a uma pista onde já experimentei muitas alegrias e que conheço muito bem. Pode ser uma vantagem que verta em nosso favor o que adicionado à cada vez maior competitividade do VW Golf GTI TCR, nos pode colocar na rota das vitórias. O campeonato não está entregue e se tudo se conjugar, podemos chegar ao Estoril em posição de conquistar o cetro. Certo é que estamos todos motivados e empenhados para conseguir recolocar o Team Novadriver no trilho das vitórias”, disse Francisco Abreu.

Ventilações Moura Laser com mudanças

Depois da etapa de Vila Real, a equipa nortenha volta às pistas com o final da pausa de verão, apresentando-se, contudo, com uma composição distinta, uma vez que terá o apoio técnico da Speedy Motorsport e ao seu dispor terá um SEAT Leon TCR, o que lhe garante os meios para um fim-de-semana competitivo. Mas desta feita, as alterações serão mais profundas, uma vez que João Miguel Baptista, devido a questões pessoais, não pode marcar presença: “Quando o calendário sofreu a alteração da data de Jerez de la Frontera, sabia que seria difícil poder marcar presença, uma vez que tinha um compromisso pessoal para a mesma data. Infelizmente, não poderei estar com a equipa, mas vou estar a torcer pelo Gustavo.

Apesar desta baixa, a formação nortenha aborda a ronda de Jerez de la Frontera com confiança, muito embora a etapa espanhola do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo represente uma incógnita a diversos níveis. “Não conheço o circuito e vou ter que me adaptar a uma nova metodologia de trabalho – a da Speedy Motorsport – para além de ter, também, um carro novo para mim. No entanto, penso que com o apoio da equipa poderei evoluir gradualmente ao longo do fim-de-semana e obter bons resultados”, afirmou Gustavo Moura, que acrescentou: “É pena que o João não possa estar em Jerez, dado que o apoio dele é sempre importante, e tem vindo a fazer parte do projeto desde o seu início. Mas vou trabalhar para que possamos manter um nível competitivo elevado”.

Inscritos:

2 António Cabral/José Cabral (Baporo/SEAT Leon Cup Racer)

11 Francisco Abreu/Manuel Gião (Novadriver/Volkswagen Golf GTI TCR)

16 Francisco Carvalho/Nuno Batista (Veloso/SEAT Leon TCR)

23 Pierre-Yves Corthals/Frédéric Caprasse (DG Sport/Opel Astra TCR)

24 Gustavo Moura (Moura Laser/SEAT Leon TCR)

25 Rafael Lobato/César Machado (Speedy/SEAT Leon Cup Racer)

26 Francisco Mora (Veloso/SEAT Leon TCR)

27 José Rodrigues (GEN/Honda Civic TCR)

28 Antti Buri (LMS/SEAT Leon TCR)

31 Tiago Ribeiro/Luís Carneiro (Martins Speed/Volkswagen Golf GTI Cup)

44 Rui Dinis/Valter Dinis (Vettra/SEAT Leon Cup Racer)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
anónimo-27
anónimo-27
7 anos atrás

Aproveitem e tragam-nos Olivença de volta ó rapazes

trackback
7 anos atrás

[…] CNV: Luta pelo título português de Velocidade… em Jerez […]

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado