A segunda etapa da temporada de estreia do X-Offroad trouxe de volta a competição de clássicos do todo-o-terreno português ao Couço. O evento, organizado pela X-Adventure e sob a égide da FPAK, ficou marcado pela recuperação de uma das travessias mais icónicas da modalidade: a passagem pelo rio Sorraia.
A mítica travessia do Sorraia: Desafio e evolução
A pista, com uma configuração muito semelhante à de 2025, teve no Sorraia o seu ponto mais exigente. Como sublinhado no enquadramento da prova, “a passagem não se mostrou inteiramente dócil. Sobretudo nas primeiras travessias, a areia causou alguns problemas e obrigou pilotos e navegadores a perceberem qual a melhor trajetória, a velocidade adequada e a estratégia mais eficaz para cruzar a zona sem perder demasiado tempo ou ficar presos”.
No entanto, a organização notou uma evolução clara ao longo da jornada, com as equipas a “conhecerem melhor o terreno e as passagens a tornarem-se progressivamente mais seguras e eficazes”.
Vencedores em destaque nas várias categorias
A competição foi renhida em todas as frentes. Na categoria T8 Clássico, a vitória coube a Luís Santos e Marco Bento, ao volante de um Nissan D21, com seis voltas completadas. Seguiram-se Mauro Bontempo e Alexandr Vsivtev, a bordo de um UMM Protummble, com cinco voltas.
Entre os T8 Pré-Clássicos, o triunfo foi alcançado por Carlos Gomes e Nuno Silva, que pilotaram o seu Mazda BT50 até ao topo do pódio. Na categoria T0, a dupla André Santos e Nídia Martins dominou a prova, completando quatro voltas com o UMM Alter Turbo da Batrakiu Motorsport Algarve.
Meio caminho percorrido e olhar para o futuro
Com a passagem pelo Couço, o X-Offroad atinge o marco da metade do seu calendário de estreia. O troféu prepara-se agora para a terceira etapa, que terá lugar em Alter do Chão, a 12 de setembro. Este novo cenário, que acolhe habitualmente a Baja Portalegre, não será estranho às máquinas clássicas, oferecendo “caminhos e pisos onde muitos destes antigos carros de todo-o-terreno certamente se voltarão a sentir em casa”.












