W2RC: Yazeed Al Rajhi vence Abu Dhabi Desert Challenge

Por a 3 Março 2023 19:03

Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing) venceu o Abu Dhabi Desert Challenge, triunfando na segunda prova do Mundial de Todo-o-Terreno, W2RC. Martin Prokop (Orlen Benzina Team) foi segundo da na geral, enquanto Seth Quintero (Red Bull Off-Road Jr. Team USA) colocou o seu T3 no degrau inferior do pódio.

Numa prova marcada pelos problemas dos dois principais candidatos ao título, Nasser al Attiyah (Toyota) e Sébastien Loeb (Bahrain Raid Xtreme), o piloto do Qatar abandonou e o francês atrasou-se cedo, acabando por aumentar a sua vantagem no campeonato (111 X 85) face a Attiyah, que quando se preparava para aproveitar o atraso de Loeb, que rodava 66 horas mais atrás, sofreu um aparatoso duplo capotanço perto do final da prova. Isso levou a que o roll bar da Toyota Hilux T1+ ficasse danificado e teve que abandonar.

Loeb terminou o rali e somou pontos relativos a triunfos em etapas. No campeonato, Martin Prokop subiu para a terceira posição, agora com 64 pontos.

No ranking de fabricantes, a Toyota Gazoo Racing beneficiou da vitória de Al Rajhi e do quarto lugar de Yacopini para aumentar a sua liderança para 120 pontos, para os 79 da BRX. 

Yazeed Al Rajhi obteve a sua primeira vitória no Abu Dhabi Desert Challenge, foi também o seu primeiro triunfo de sempre no W2RC e o segundo da Toyota Hilux esta temporada, após o sucesso de Al Attiyah no Dakar.

Martin Prokop foi segundo no seu Ford Ranger e o Red Bull Off-Road Jr Team USA reclamou o terceiro lugar. Depois de Chaleco López no ano passado, desta vez foi Seth Quintero, no seu Can-Am, que venceu a corrida na frente de Austin Jones (Red Bull Can-Am Factory) após uma série de emocionantes duelos com Mattias Ekström.

A sua colega de equipa Cristina Gutiérrez também teve azar, abrindo caminho para a outra mulher no terreno, Aliyyah Koloc (Buggyra ZM Racing), terminar em terceiro lugar na classificação do W2RC para esta prova. No ranking do campeonato, Quintero é primeiro com 127 pontos, Jones tem 121 e Guthrie Jr., 81. Rokas Baciuška (Red Bull Can-Am Factory) bateu Pau Navarro (FN Speed) nos T4.

O campeão mundial em título saiu desta prova na liderança com 134 pontos. O vencedor do Dakar, Eryk Goczał (Energylandia Rally Team), tem 86 pontos. Navarro é o terceiro com 73. 

João Ferreira e Filipe Palmeiro (X-Raid Yamaha Supported Team) foram 23º da geral, 10º do T3, depois dos problemas com rotura do diferencial traseiro do X-Raid YXZ 1000, na segunda etapa. A próxima prova do campeonato terá lugar no México de 22 a 28 de Abril, com o Rally Sonora.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno