Nuno Matos: “Só com muito esforço e persistência conseguimos atingir o final”

Por a 30 Outubro 2011 08:29

Depois de um início auspicioso, com o quarto melhor tempo absoluto no Prólogo, Nuno Matos e Filipe Serra enfrentaram sucessivos problemas mecânicos no segundo dia de prova, vindo a terminar no 23º lugar. Um arreliador problema de caixa limitou por completo a prestação da dupla do Opel Astra Proto.

“Foi realmente um dia para esquecer. Confirmando os nossos piores receios da véspera, os problemas começaram logo aos primeiros quilómetros do setor inaugural e persistiram mesmo até final. Na verdade, só com muito esforço e persistência conseguimos atingir o final. Infelizmente, nem isso foi suficiente para conseguirmos confirmar o vice-campeonato absoluto, que falhámos por dois escassos pontos”, explicou um desolado Nuno Matos à chegada a Portalegre.

Se o 4º lugar alcançado no Prólogo de ontem até abria excelentes perspetivas à equipa, cedo se tornou claro que esta 25ª edição da Baja Portalegre 500 iria colocar dificuldades acrescidas à dupla que tinha vencido a anterior etapa do calendário português.

“Durante o troço da manhã, o carro entrou sucessivamente em modo de segurança nas partes rápidas do percurso, precisamente quando o turbo estava em máxima carga. Perdemos imenso tempo, mas ainda assim conseguimos estar entre o top-10, deixando tudo em aberto para a parte da tarde”, recordou o piloto.

Após a paragem na assistência, a equipa decidiu retirar pressão ao turbo, procurando remediar o problema. E embora limitado em potência, Nuno Matos até começou bem o segundo e mais longo setor desta baja, recuperando duas posições e subindo até 8º da geral.

Contudo, os problemas regressaram pouco depois, “quando à saída de uma curva lenta ficámos com a caixa encravada em 1ª velocidade. Cheguei a pensar que a prova terminaria ali… Mas, após várias tentativas e muitos minutos perdidos, conseguimos engrenar a 3ª velocidade e seguir assim até final. Foi um esforço tremendo que, infelizmente, não chegou para segurar a vice-liderança do campeonato. Em todo o caso, fica a certeza de que tudo fizemos para alcançar este objetivo num ano que serviu essencialmente de adaptação ao novo carro”, disse ainda Nuno Matos, no final de uma época em que subiu ao pódio por duas vezes e festejou a sua primeira vitória de sempre à geral numa prova do campeonato.

“Apesar de tudo, provámos que conseguimos já andar ao nível dos mais rápidos e que a aposta pelo Astra Proto, no início desta época, foi a mais acertada, pois trata-se de um carro com um enorme potencial competitivo. É isso que espero continuar a provar ao longo do próximo ano”, conclui Nuno Matos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado