Miguel Barbosa vence com susto no fim

Por a 21 Abril 2013 18:23

Miguel Barbosa confirmou o favoritismo ao vencer mais uma edição do Vinhos Ervideira Rali TT, sendo claramente o mais forte na estrada, e só a quebra da direcção assistida do seu Mitsubishi Racing Lancer o podia ter impedido de vencer.

Paulo Ferreira, em Nissan Navara conseguiu um excelente segundo lugar, ainda que a quase sete minutos do vencedor. André Amaral, no Proto X3, obteve o primeiro pódio da sua carreira, depois de alguns dos favoritos aos lugares cimeiros, Nuno Matos e Rui Sousa terem ficado pelo caminho muito cedo.

Com dupla passagem por um percurso com 155 quilómetros, as equipas concorrentes tiveram de enfrentar um traçado duro, depois de um Inverno muito chuvoso que deixou marcas no terreno. O muito público aproveitou o dia primaveril para assistir à prova e teve direito a um excelente espectáculo.

Durante a manhã, Barbosa andou ao ataque e quando chegou ao final do sector selectivo já tinha mais de seis minutos de vantagem sobre o segundo classificado. À tarde impôs um ritmo mais lento mas ainda assim rápido só que problemas na direcção assistida do Mitsubishi Lancer impediram-no de manter a vantagem.

A luta pelo segundo posto foi renhida. Primeiro foi André Amaral que ocupou essa posição, mas depois teve de a ceder para Paulo Ferreira que se apresentou rápido e consistente desde o início da prova de Reguengos. Pedro Grancha, pelo contrário, não conseguiu ser regular como habitual. De manhã perdeu cinco minutos quando o motor do BMW se desligou e à tarde fez cerca de 100 quilómetros com anomalias no sistema de pressão de gasóleo. No final, acabou em quarto.

Hélder Oliveira também foi muito irregular. Depois dos problemas de turbo no BMW, que o impediram de andar como desejava na super especial, o piloto de Barcelos encetou uma recuperação notável e no último ponto de controlo antes da chegada já era terceiro. Contudo, o alternador do seu carro deixou de funcionar e Oliveira acabou por cair para a quinta posição final.

No final, Miguel Barbosa estava aliviado por ter chegado ao fim e garantido o triunfo. “Tivemos problemas de direcção assistida. Felizmente conseguimos manter algum ritmo. Estou um pouco surpreendido por não ter sido ultrapassado em pista. Pensei que seria. Foi um final muito duro e estou muito satisfeito por termos conseguido alcançar o nosso objectivo, que era a vitória. O mais importante não é ser a sétima vitória aqui mas o facto de ter sido a primeira do ano. Há quem diga que esta é a minha prova talismã, espero que assim continue”, afirmou o campeão nacional.

Paulo Ferreira e André Amaral também tinham razões para celebrar apesar de não terem ganho. Para o segundo classificado, quase soube a vitória. “Foi um grande resultado para pessoas pouco experientes como nós. É fantástico e muito motivante obter um lugar como este”, afirmou no final.

Na categoria T2, Edgar Condenso acabou por conquistar mais um triunfo, depois de uma corrida muito atribulada para vários concorrentes, como o caso de António Bayona que abandonou devido a acidente.

No T8, o vencedor foi César Sequeira enquanto no Desafio Mazda, João Rato, vencedor das duas últimas edições desta iniciativa monomarca, garantiu mais uma vitória.

Classificação final

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h23m05,8s

2º P. Ferreira/J. Monteiro Nissan Navara a 6m56,4s

3º A. Amaral/N. Ramos Proto X3 a 12m38,9s

4º P. Grancha/I. Ponte BMW X1 a 14m05,6s

5º H. Oliveira/F. Palmeiro BMW Serie 1 Proto a 14m23,8s

6º P. Graça/N. R. Silva Nissan Navara a 18m20,0s

7º A. Martins/J. Marques Nissan Navara a 32m31,7s

8º J. Rato/J. Amaral Mazda BT-50 (1º Desafio) a 36m23,3s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado