Miguel Barbosa: “Gostava de ter ganho mas chegar ao título é mais importante e esse objetivo está agora muito próximo”

Por a 4 Setembro 2011 21:41

Mais do que lutar pela vitória o importante para Miguel Barbosa era garantir uma posição que o aproximasse ainda mais da conquista do título. Com este segundo lugar absoluto na Baja TT Proença-a-Nova, obteve mais uma pontuação máxima para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, dilatando o seu avanço para os mais diretos rivais na competição. O piloto da BP Ultimate/Vodafone Team tinha como meta repetir o triunfo à geral, mas a verdade é que esta não era uma prova talhada para as características do seu Mitsubishi Racing Lancer .

A manhã não correu de feição ao piloto da BP Ultimate/Vodafone Team que chegou ao final dos primeiros 143 quilómetros, com um atraso de pouco mais de um minuto para Rui Sousa. Miguel Barbosa imprimiu um ritmo forte, mas com uma margem de segurança considerável “tudo porque a pista é muito estreita e, sinceramente, preferi acautelar-me do que correr o risco de deitar tudo a perder. A verdade é que este traçado é, tal como eu previa, muito traiçoeiro e um deslize, por pequeno que seja, paga-se caro.”

Mesmo ciente de que o seu principal rival na prova não lhe tiraria a hipótese de somar a pontuação máxima em termos de campeonato – Rui Sousa não se encontra inscrito na competição – Barbosa queria mostrar mais e assim o fez. Na segunda passagem pelo Setor Selectivo entrou forte e logo nos primeiros 43 quilómetros (1º Controlo de Passagem) recuperou nada mais nada menos que 36 segundos. Porém, as dificuldades sentidas durante a manhã não desapareceram e, percebendo que correria demasiados riscos, Miguel Barbosa optou por garantir o segundo lugar final e os 25 pontos para o campeonato, que lhe garantem uma confortável liderança na competição e fortes possibilidades de vir a festejar o seu quarto título de Todo-o-Terreno (depois das conquistas de 2003, 2005 e 2007) já dentro de 15 dias em Idanha-a-Nova, ou seja uma jornada antes do final do campeonato. 

“Entrámos bem na segunda metade da corrida e estávamos a recuperar, mas, já depois do CP1, não consegui evitar uma saída de pista que, mesmo não me tendo custado muito tempo, acabou por funcionar como uma espécie de aviso… para não arriscar! Acabei por abrandar um pouco ritmo e, assim, assegurar a pontuação máxima, que me permite ganhar um fôlego ainda maior em termos de campeonato. Pessoalmente gostava mais de ter ganho a corrida, mas chegar ao título é mais importante e esse objetivo está agora muito próximo…” esclareceu Miguel Barbosa no final da prova.

O Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno regressa à estrada já dentro de duas semanas (23 e 24 de Setembro) com a Baja TT Idanha-a-Nova, quarta prova da temporada, novamente organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado