Maio, Borrego e Lopes/Santos vencem o prólogo

Por a 19 Junho 2015 16:28

A Baja TT Proença/Mação/Oleiros começou com uma super-especial de quase dez quilómetros disputada sob um sol abrasador e onde alguns dos melhores pilotos do panorama nacional mostraram as suas credenciais. Os líderes do campeonato nas motos e nos UTV/Buggy, António Maio e João Lopes/Bruno Santos, respectivamente, foram os mais fortes, enquanto nos quads, Roberto Borrego tenta subir ao primeiro lugar da tabela e entrou com o pé direito ao bater a concorrência no prólogo.

António Maio tem dominado a competição em 2015 e no primeiro confronto com os adversários na Baja TT Proença/Mação/Oleiros mostrou que está presente para vencer. Foi o mais rápido e deixou Hélder Rodrigues, o segundo classificado, a quase 16 segundos de diferença. O melhor não Yamaha e terceiro mais rápido foi Gustavo Gaudêncio que colocou a sua Honda à frente das KTM de Fausto Mota e do campeão nacional, Mário Patrão.

Para o vencedor do prólogo, o resultado deve-se ao ataque que protagonizou ao longo dos 9,62 km do percurso. “Correu tudo bem. O objectivo era atacar para sair na frente, como eu gosto. O piso estava escorregadio mas tentei ser rápido com algumas cautelas e funcionou tudo em pleno. Tenho a afinação certa na moto e amanhã vou lutar pela vitória”, afirmou António Maio.

“Beto” Borrego na liderança entre os quads

Entre os concorrentes dos quads, os três melhores classificados na classificação do campeonato foram os mais rápidos. Mas no controlo final, foi Roberto Borrego quem registou o tempo mais baixo. Em busca do prejuízo, o antigo campeão nacional deixou Tiago Gomes a 14,12s, enquanto António Moreira perdeu quase meio minuto para o vencedor.

O líder da Baja TT Proença/Mação/Oleiros admitiu que a sua passagem pelo prólogo não foi perfeita mas o objectivo foi cumprido. “O piso estava bastante escorregadio. No início tive uma ligeira saída de pista. Mas recuperei, entrei no ritmo e consegui uma boa vantagem. Não fiz a escolha de pneus mais acertada. Levei um jogo usado e devia ter colocado novos. Mas o balanço é positivo. Queria sair na frente por causa do pó. Amanhã vou apertar durante a primeira parte para depois ver os tempos e gerir à tarde. Só me interessa a vitória.”

João Lopes e Bruno Santos descatam-se entre os UTV/Buggy

Sem atingirem os resultados que desejam quando correm no Pinhal Interior, João Lopes e Bruno Santos procuram contrariar a tendência dos últimos anos e obter um bom resultado para o campeonato que lideram. A dupla do Polaris RZR XP foi a mais forte no prólogo e deixou os irmãos Roberto e Teo Viñaras na segunda e na terceira posições, respectivamente.

Qualquer uma das equipas procura o título absoluto e, para já, é a dupla que lidera o comando que tem vantagem na prova. O melhor dos irmãos Viñaras perdeu quase oito segundos, enquanto o terceiro mais rápido em termos absolutos ficou a 12,88s, antecipando um confronto intenso e emocionante nos dois sectores selectivos que se disputam amanhã.

Para João Lopes, da formação mais rápida, correu tudo bem. “Sempre gostei muito do piso das provas feitas nesta região e a organização faz sempre um bom trabalho ao nível da marcação. Não temos tido muita sorte nesta corrida em particular mas esperamos terminar. Para além disso, vamos procurar a vitória para mantermos a liderança no campeonato.”

Amanhã realizam-se mais dois sectores selectivos. As motos, os quads e os UTV/Buggy têm pela frente 224,19 quilómetros divididos numa secção matinal com 105,15 km e na secção da tarde que tem 119,04 km.

Classificação (motos) após o prólogo da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º A. Maio Yamaha YZ 8m26,13s

2º H. Rodrigues Yamaha WR a 15,97s

3º G. Gaudêncio Honda CRF250R a 20,14s

Classificação (quads) após o prólogo da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º R. Borrego Yamaha YFZ450R 8m29,53s

2º T. Gomes Suzuki LTR a 14,12s

3º A. Moreira Yamaha YFZ450R a 26,88s

Classificação (UTV/Buggy) após o prólogo da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º J. Lopes/B. Santos Polaris RZR XP 9m13,56s

2º R. Viñaras Polaris RZR 1000 a 7,49s

3º T. Viñaras Polaris RZR a 12,88s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado