“Este rali teve imensos erros ao nível da escolha do percurso”

Por a 22 Janeiro 2009 10:48

Tendo passado este Dakar muito mais tempo fora do que dentro, acabo por ter uma visão mais global da prova do que habitualmente tinha quando terminava uma corrida.

Pessoalmente, acho que a América do Sul tem pistas fantásticas mas fiquei com a ideia que não é minimamente adequada a uma prova tão longa e, sobretudo, com tantos participantes. O terreno degrada-se com muita facilidade, não há alternativas de percurso e tem toda a gente de passar pelo mesmo sítio.

Pelo que vi, acho que este rali teve imensos erros ao nível da escolha do percurso. Erros graves, com imensos locais onde os camiões não podiam sequer chegar. Alguns CP’s foram anulados porque não eram viáveis. Em resumo, acho que a prova estava mal concebida em quase todas as especiais.

Em relação aos camiões, contrariou-se aquilo que estava estabelecido, de eles partirem junto com os carros e em função da classificação conjunta. A certa altura da prova a organização entendeu que os camiões eram os responsáveis pela degradação do terreno e começaram a partir uma hora depois do último automóvel. Mas verificou-se, o que não é nada de novo, que os primeiros – e estamos a falar de 15 a 20 camiões -, são bastante rápidos, mais do que a maioria dos automóveis e chegavam ao final das etapas depois de terem sido forçados a inúmeras ultrapassagens, com todo o perigo que isso acarreta.

A minha crítica ao percurso não tem a ver com a sua dureza. Uma prova de todo-o-terreno tem de ser dura, mas tem também de ser viável. Nos camiões que participam na prova, existem muitos que têm motores muitos potentes e que facilmente superam as maiores dificuldades, mas existem também muitos outros, alguns deles que transportam material e que não têm viabilidade de passar por certos sítios. Daí a ASO ter passado o rali a tirar quilómetros e mesmo a anular etapas. Foram demasiadas opções erradas que deixam mancha nos 31 anos deste evento.

A ASO tem de pensar muito bem aquilo que quer fazer para o ano, porque se voltar à América Latina seguramente que terá muito poucos participantes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado