Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret lideram agora o Rali da Europa Central depois de na primeira metade do segundo dia de prova terem ascendido à liderança.
Realizaram o crono mais rápido na especial da manhã, e lograram mantê-la de tarde, pois a organização viu-se obrigada a encurtar a especial devido a motivos de segurança, deixando só 36 kms por disputar. Nos restantes Mitsubishi, Luc Alphand/Gilles Picard e Nani Roma/Lucas Cruz, subiram na classificação, para a quarta e quinta posição, respectivamente.
Luc Alphand, que ascendeu três posições na geral, “leu” bem o terreno, já que no final da manhã antevia dificuldades para a fase “pós-repasto”, e a verdade é que a organização “viu” o mesmo, optando por encurtar a especial, de modo a evitar problemas de segurança:
“Um troço excelente, muito diferente do que estamos habituados, com percurso de montanha, que incluía uma zona onde éramos ladeados de muros de neve. O tempo primaveril tem feito com que a neve derreta mais facilmente, o que resulta em cascatas de água, que deixaram o piso muito difícil.”, referiu Luc Alphand.
Quem aproveitou foi Stéphane Peterhansel que “defendeu” a liderança provisória alcançada de manhã, batendo Carlos Sainz, que desceu a segundo, a 22 segundos do novo líder, Peterhansel. Com a vitória na etapa, Dieter Depping é agora terceiro da geral, na frente de Luc Alphand. Nani Roma é quinto, na frente de Al Attiyah, no primeiro BMW. Robby Gordon, caiu para sétimo, já que o percurso não era o mais indicado para o enorme Hummer, muito sinuoso e lento. Carlos Sousa, como já foi referido, caiu para oitavo.
Problemas igualmente para Giniel de Villiers, que passou de segundo a nono. Entre os portugueses, Ricardo Leal dos Santos, é o melhor a seguir a Sousa, rodando na 20ª posição.
Novo MPR14 evolui
Por outro lado, Hiroshi Masuoka e Pascal Maimon continuam a evolução do novo Pajero Evolution MPR14 Diesel, com o piloto japonês contente com a prestação do carro: “Estou contente com o carro, eu é que estou um pouco enferrujado, pois não competia desde do Dakar 2007. Estou a começar a entender melhor o motor a gasóleo, e já estamos a proceder a alterações, isto apesar das condições difíceis que temos vindo a encontrar.”










