Dakar: Fala-se muito português nos Side by Side (SSV)
A mais recente categoria a competir no Dakar fez a sua estreia em 2017 e tem tido uma íntima ligação à língua de Camões. Isto porque as duas duplas que já venceram entre os SSV são provenientes do Brasil. Falamos de Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, em 2018, e Leandro Torres/Lourival Roldan no ano de estreia da categoria em causa, 2017.
A presença do idioma português será novamente uma realidade, pois dos 32 concorrentes inscritos para este Dakar de 2019, temos sete que têm ligações a Portugal ou ao Brasil. Uma situação que abre boas perspectivas para que continue a ser na nossa língua que se cante vitória no pódio final de Lima.
Focando-nos no caso de Portugal, Pedro Mello Breyner volta a estar presente no Dakar aos comandos de um Yamaha, depois da estreia em 2017, mas agora navegado pelo peruano Javier Uribe Eduardo Godoy, elemento que poderá fazer a diferença, pois o Dakar será disputado na íntegra no Peru.
No campo das estreias teremos Miguel Jordão, em Can-Am, e a dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro, igualmente em Can-Am. Em ambos os casos a preparação dos veículos estará a cargo da já bem conhecida South Racing.
Quanto à concorrência internacional o já referido Reinaldo Varela parece ser o maior candidato à vitória, mas para além da armada lusa terá de enfrentar rivais inesperados. Falamos dos pilotos estreantes em SSV, que dão outro colorido à competição e que aparecem aqui depois de passagens bem sucedidas por outras categorias. Um claro sinal da crescente importância deste novo desafio ‘dakariano’.
Falamos de Juan Silva, que chega proveniente dos autos, enquanto Gerard Farrés Guell e Francesco Lopez Contardo têm presenças e pódios no Dakar, mas aos comandos de motos. Já o russo Sergei Kariakin optou por esta via em vez de defender o título conquistado nos quads em 2018. O mesmo sucede com o peruano Alexis Hernández, quinto entre os quads na edição transata.
Núm. | Piloto/Navegador | Carro | Equipa |
340 | Varela Reinaldo/Gugelmin Gustavo | Can-Am | Monster Energy Can-Am |
341 | Abel Eric/Manez Christian | Polaris | Los Amigos |
342 | Vallejo Juan Carlos/Baronio Leonardo | Can-Am | Pro Raid Peru |
343 | Currie Casey/BC | Can-Am | Monster Energy Can-Am |
344 | Kariakin Sergei/Vlasiuk Anton | BRP | Snag Racing Team |
345 | Silva Juan | Can-Am | CRT Racing Team |
348 | Fournier Claude/Gotlib Charly | Can-Am | Speed Team |
358 | Farres Guell Gerard/Oliveira Daniel | Can-Am | Monster Energy Can-Am |
359 | Basso Ronald/Menard Julien | Polaris Xtremeplus | Polaris Factory Team |
360 | Lopez Chaleco/TBC | Can-Am | South Racing |
362 | Creel Santiago/Gospodarczyk Szymon | Polaris Xtremeplus | Polaris Factory Team |
366 | Garces Hernan/Latrach Juan Pablo | Can-Am | South Racing Can-Am |
372 | Jordao Miguel/Roldan Lourival | Can-Am | South Racing Can-Am |
376 | Domzala Maciej/Marton Rafal | Polaris | Xtremeplus Polaris Factory Team |
378 | Porém Ricardo/Monteiro Jorge | Can-Am | South Racing Can-Am |
385 | Fischer Annett/Peterhansel Andrea | Can-Am | Girlsfordakar |
388 | Eguiguren Luis/Palma Sebastian | Can-Am | Can-Am Chile |
397 | Varela Bruno/TBC | Can-Am | Varela Rally Team |
398 | Baumgart Cristian/Andreotti Alberto | Can-Am | X Rally Team |
407 | Peppi Sandro/Peppi Raimundo | Can-Am | Can-Am Chile |
410 | Chicharro Alvaro/Chicharro Alvaro Jr | Can-Am | Can-Am Chile |
412 | Baumgart Marcos/Cincea Kleber | Can-Am | X Rally Team |
416 | Carranza Roberto/Fernandez Juan | Can-Am | Fn Speed Team |
417 | Dorossinskij Aleksandr/Uperenko Oleg | BRP | Snag Racing Team |
418 | Hinojo Antonio/Blanco Xavier | Can-Am | Speed Team |
421 | Moreno Javier/Araya Gabriel | Can-Am | Mamoro Rally Team |
427 | Bertolla Michelangelo/Boggioni Paolo | Can-Am | MBD |
430 | De Olazabal Fernando/Zara Gean Carlos | Can-Am | Team All 4 Race |
431 | Salaverry Jose/Aray Paul | Can-Am | Team Can-Am Peru |
435 | Rouckova Olga/Zelenka Daniel | Can-Am | Moto Racing Group |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI