Dakar: Fala-se muito português nos Side by Side (SSV)

Por a 4 Janeiro 2019 12:03

A mais recente categoria a competir no Dakar fez a sua estreia em 2017 e tem tido uma íntima ligação à língua de Camões. Isto porque as duas duplas que já venceram entre os SSV são provenientes do Brasil. Falamos de Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, em 2018, e Leandro Torres/Lourival Roldan no ano de estreia da categoria em causa, 2017.

A presença do idioma português será novamente uma realidade, pois dos 32 concorrentes inscritos para este Dakar de 2019, temos sete que têm ligações a Portugal ou ao Brasil. Uma situação que abre boas perspectivas para que continue a ser na nossa língua que se cante vitória no pódio final de Lima.

Focando-nos no caso de Portugal, Pedro Mello Breyner volta a estar presente no Dakar aos comandos de um Yamaha, depois da estreia em 2017, mas agora navegado pelo peruano Javier Uribe Eduardo Godoy, elemento que poderá fazer a diferença, pois o Dakar será disputado na íntegra no Peru.

No campo das estreias teremos Miguel Jordão, em Can-Am, e a dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro, igualmente em Can-Am. Em ambos os casos a preparação dos veículos estará a cargo da já bem conhecida South Racing.

Quanto à concorrência internacional o já referido Reinaldo Varela parece ser o maior candidato à vitória, mas para além da armada lusa terá de enfrentar rivais inesperados. Falamos dos pilotos estreantes em SSV, que dão outro colorido à competição e que aparecem aqui depois de passagens bem sucedidas por outras categorias. Um claro sinal da crescente importância deste novo desafio ‘dakariano’.

Falamos de Juan Silva, que chega proveniente dos autos, enquanto Gerard Farrés Guell e Francesco Lopez Contardo têm presenças e pódios no Dakar, mas aos comandos de motos. Já o russo Sergei Kariakin optou por esta via em vez de defender o título conquistado nos quads em 2018. O mesmo sucede com o peruano Alexis Hernández, quinto entre os quads na edição transata.

Núm. Piloto/Navegador Carro Equipa
340 Varela Reinaldo/Gugelmin Gustavo Can-Am Monster Energy Can-Am
341 Abel Eric/Manez Christian Polaris Los Amigos
342 Vallejo Juan Carlos/Baronio Leonardo Can-Am Pro Raid Peru
343 Currie Casey/BC Can-Am Monster Energy Can-Am
344 Kariakin Sergei/Vlasiuk Anton BRP Snag Racing Team
345 Silva Juan Can-Am CRT Racing Team
348 Fournier Claude/Gotlib Charly Can-Am Speed Team
358 Farres Guell Gerard/Oliveira Daniel Can-Am Monster Energy Can-Am
359 Basso Ronald/Menard Julien Polaris Xtremeplus Polaris Factory Team
360 Lopez Chaleco/TBC Can-Am South Racing
362 Creel Santiago/Gospodarczyk Szymon Polaris Xtremeplus Polaris Factory Team
366 Garces Hernan/Latrach Juan Pablo Can-Am South Racing Can-Am
372 Jordao Miguel/Roldan Lourival Can-Am South Racing Can-Am
376 Domzala Maciej/Marton Rafal Polaris Xtremeplus Polaris Factory Team
378 Porém Ricardo/Monteiro Jorge Can-Am South Racing Can-Am
385 Fischer Annett/Peterhansel Andrea Can-Am Girlsfordakar
388 Eguiguren Luis/Palma Sebastian Can-Am Can-Am Chile
397 Varela Bruno/TBC Can-Am Varela Rally Team
398 Baumgart Cristian/Andreotti Alberto Can-Am X Rally Team
407 Peppi Sandro/Peppi Raimundo Can-Am Can-Am Chile
410 Chicharro Alvaro/Chicharro Alvaro Jr Can-Am Can-Am Chile
412 Baumgart Marcos/Cincea Kleber Can-Am X Rally Team
416 Carranza Roberto/Fernandez Juan Can-Am Fn Speed Team
417 Dorossinskij Aleksandr/Uperenko Oleg BRP Snag Racing Team
418 Hinojo Antonio/Blanco Xavier Can-Am Speed Team
421 Moreno Javier/Araya Gabriel Can-Am Mamoro Rally Team
427 Bertolla Michelangelo/Boggioni Paolo Can-Am MBD
430 De Olazabal Fernando/Zara Gean Carlos Can-Am Team All 4 Race
431 Salaverry Jose/Aray Paul Can-Am Team Can-Am Peru
435 Rouckova Olga/Zelenka Daniel Can-Am Moto Racing Group

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado