Dakar, Etapa 8: dois Audi na frente, triunfo de Mattias Ekstrom

Por a 10 Janeiro 2022 11:28

Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) venceram a sua primeira etapa num rally-raid, na frente de Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport), que deram um ar de sua graça. Isto num dia em que Sebastien Loeb/Fabian Lurquin(BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme) recuperaram mais sete minutos a Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota Gazoo Racing) colocando a margem entre ambos na geral nos 37m58s. Continua a ser muito, mas está a diminuir consistentemente.

A equipa franco-belga permanece na ofensiva, e as coisas a continuarem desta forma, não demorará muito que al Attiyah tenha que recomeçar a arriscar, o que não tem feito nos últimos dois dias. Ninguém duvida que o piloto da Toyota tem mais para dar, a tática é boa, fazer com que os dias passem sem perder demasiado, mas a este ritmo, Loeb pode ganhar o Dakar. Espera-se reação de al Attiyah mais cedo ou mais tarde…

Os azarados de hoje são Lucio Alvarez/Armand Monleon (Toyota/Overdrive Toyota), que não passaram do Km 86.

Quem beneficia com isso são Jakub Przygonski/Timo Gottschalk (Mini/X-Raid Orlen Team) que sobem ao quarto lugar da geral, continuando a ter Orlando Terranova/Daniel Oliveras (BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme) muito perto, agora a três minutos.

Sexto posto para Vladimir Vasilyev/Oleg Uperenko (BMW/VRT Team), na frente de Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota/Toyota Gazoo Racing), Sebastian Halpern/Bernardo Graue (Mini X-Raid Mini John Cooper Works Rally), Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Ranger/Benzina Orlen Team), Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century/SRT Racing) com os vencedores da etapa de hoje, Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) a subirem para o 11º lugar, na frente de Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini JCW/Teltonika Racing). Estas classificações precisam de revisão já que os rankings da ASO são sempre muito ‘anárquicos’.

Mais info quando possível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
2 anos atrás

Loeb pode ganhar? Claro que sim isto é o Dakar e num minuto, numa duna ou numa rocha a classificação pode mudar completamente. Mas querer fazer parecer que alguém que está num carro um pouco menos competitivo e que tem de andar nos limites, com o histórico de incidentes que tem, está a lutar taco a taco com Nasser, num carro melhor, um piloto muito consistente e a rodar abaixo do limite é muito forçado. Só problemas mecânicos podem tirar a vitoria a Nasser

mdcc220
mdcc220
2 anos atrás

Numa prova como o Dakar, uma pedra fora de sítio é suficiente para fazer um piloto perder 1h mas daí até dizer que o Nasser tem de responder com +37m de avanço, vai uma distância grande…. Ao Nasser basta controlar como até aqui. O resto cabe aos deuses das corridas no geral e aos do Dakar em particular.

SlowInFastOut
SlowInFastOut
2 anos atrás

Utilizar o adjectivo “anárquico” como sinónimo de “caótico” não me parece correcto. Para quem se quiser esclarecer recomendo que leiam Mikhail Bakunin, Emma Goldman ou Noam Chomsky.

Cumprimentos

Last edited 2 anos atrás by SlowInFastOut
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar