Dakar: África do Sul/Angola/Namíbia/África do Sul?

Já o escrevemos há mais de um mês, o Dakar dificilmente ficaria mais um ano na América do Sul, a fonte financeira dos países da América do Sul ‘esgotou-se’ e por isso a troca do Pacífico pelo Atlântico é agora lógica e o regresso a África ainda mais. Na altura referimos que a maior probabilidade para o Dakar 2020 seria uma prova entre Angola e Namíbia e já há dados que permitem pensar que essa pista é boa, mas há outra que pode ser aqui incluída: África do Sul.
Basta pensar um pouco. A Toyota acabou de vencer o Dakar, e toda a operação Toyota Gazoo Racing Dakar é da Toyota África do Sul, portanto, e tal como nos disse há dias João Ramos, Campeão Nacional de Todo o Terreno e importador nacional da marca, se a Toyota quiser ‘cavalgar’ o Marketing do triunfo este ano obtido, tem toda a lógica que o Dakar 2020, na Angola/Namíbia, se possa estender à Àfrica do Sul, ou como vamos perceber, partir e chegar à Cidade do Cabo…
Recentemente, a FADM, Federação Angolana de Desportos Motorizados esteve em discussões com responsáveis da ASO e já terá sido informada que há a possibilidade do Dakar rumar a Angola e a Namíbia. Embora não tenha sido especificada a África do Sul, tudo indica que faz parte do plano.
Como se sabe, o percurso Marrocos-Dakar está ‘ocupado’ pelo África Eco Race pelo que uma edição da prova na África Austral pode ser viável. Não seria a primeira vez que o Dakar visitaria a África do Sul, pois isso já sucedeu em 1992 com o Paris-Cabo.
Fala-se num percurso de duas semanas, que arrancaria da Cidade do Cabo, seguindo pelo Karoo até ao Lesoto, faria uma volta pelo telhado de África, rumava a oeste pelo deserto do Kalahari até ao Botswana e daí para Angola, onde se faria o dia de descanso. Depois, na segunda semana, rumava a sul pela Namíbia e a Costa Oeste, novamente até à Cidade do Cabo. Vamos ver o que acontece, para ja está tudo no segredo dos Deuses…

Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI