A ASO já tem novidades para a edição de 2017, tendo Ettiene Lavigne, diretor da prova, apresentado o percurso oficial. A grande maratona sul-americana tem início marcado para 2 de janeiro, começando na capital do Paraguai, Assunção, para daí passar para a Argentina e Bolívia e regressar à Argentina. A apresentação teve lugar hoje em Paris, mais mais detalhes serão divulgados em maio, em Barcelona.
A grande novidade desta 39ª edição é mesmo a inclusão do Paraguai, uma estreia no percurso, e onde vai ter lugar a partida da prova. Assunção junta-se à lista de cidades que figuram na história da prova como local de partida do Dakar, ao lado de Paris, Barcelona e Lisboa. Paraguai será o quinto país da América do sul por onde o evento passa, depois da Argentina, Chile, Bolívia e Peru.
A primeira parte da prova vai decorrer no norte da Argentina, antes de entrar na Bolivia, país que vai ter maior protagonismo em 2017, já que vai ser palco de cinco etapas no seu território. A caravana do Dakar vai visitar zonas como o Lago Titicaca e ter um dia de descanso a 8 de janeiro em La Paz. Contudo a conclusão da prova terá lugar em Buenos Aires, depois de um percurso muito semelhante ao deste ano, com as dunas de Fiambalá a assumirem um papel determinante.












