Dakar 2012 em contagem decrescente

Por a 27 Setembro 2011 15:01

Em termos de presença portuguesa, registe-se o regresso de Carlos Sousa à competição, com um novo projeto oficial que deverá ser brevemente apresentado. Francisco Inocêncio já confirmou a sua presença, novamente com a Nissan Navara Off Road, e Ricardo Leal dos Santos está prestes a fazer o mesmo, trocando desta feita o BMW X3 CC pelo MINI All4 Racing, carro que este ano será guiado por diversos pilotos, a maioria deles da X-Raid.

É neste contexto que se insere a possibilidade da equipa portuguesa Yser Racing marcar presença no Dakar, com Filipe Campos e Moniz da Maia aos comandos dos seus novos MINI. mas esta é para já apenas uma possibilidade e a razão é sempre a mesma nestes casos: apoios. Ainda nos autos, Miguel Barbosa já tinha anunciado que não iria estar no Dakar deste ano.

Nas motos, entre os pilotos lusos, destaque para a presença de Hélder Rodrigues e Ruben Faria, com as suas habituais equipas, estando também prevista a participação da Bianchi Prata competições com Pedro Bianchi Prata e Paulo ‘Speedy’ Gonçalves. É possível que a Dakartech volte a estar presente, mas para já ainda não existe confirmação.

Volkswagen é incógnita

Este ano a grande maratona não deverá contar com a Volkwagen a nível oficial, e caso o faça, nunca será com os meios que utilizou nos últimos anos. Neste momento existe a incógnita relativamente à equipa alemã, cujos responsáveis tanto poderão alugar os carros, como colocá-lo a correr com uma estrutura reduzida. Caso a VW opte pela via ‘oficial’, os pilotos deverão ser Giniel De Villiers e Mark Miller, enquanto Carlos Sainz é ainda uma dúvida, precisamente pelo facto de não se saber em que moldes os VW Race Touareg vão correr.

Certa é a mudança de ares de Nasser Al-Attiyah, que saiu da VW e deverá marcar presença aos comandos de um MINI All4 Racing da X-Raid, embora esta situação ainda não esteja confirmada. De resto na equipa que até aqui correu com os BMW X3 CC, sabe-se que este ano todos os seus pilotos correrão com o novo MINI, como é o caso de Stéphane Peterhansel, Nani Roma e Leonid Novitskiy.

Sabe-se ainda que o Team Overdrive, que anteriormente esteve ligado à Nissan, vai este ano inovar, com a introdução de um VW Amarok e estrear um Toyota RAV 4. O projeto do Volvo XC 60 Dakar sofreu um revés, devido à morte do seu mentor, mas deverá também correr no Dakar.

Por tudo isto, a grande incógnita tem a ver com a participação ou não dos VW Race Touareg na mãos de pilotos competitivos, pois mesmo que a VW opte por levar uma estrutura reduzida, mas oficial, com pilotos como De Villiers e Mark Miller, será sempre candidata a vencer. Caso isso não suceda, teremos um troféu MINI All4 Racing…

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado