O Circuito Internacional de Lousada recebe este sábado a primeira das duas jornadas decisivas do Campeonato da Europa FIA de Ralicross, num programa com mais de nove horas de competição. O dia termina com cinco finais consecutivas sob iluminação artificial, incluindo a decisão da Euro RX1, marcada para as 21h40, na primeira corrida noturna da história do Campeonato da Europa. Johan Kristoffersson foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira na Euro RX1, enquanto Andreas Bakkerud, líder do campeonato por um ponto, sofreu dois furos na segunda sessão noturna.
Os treinos livres de sexta-feira permitiram aos pilotos e equipas um primeiro contacto com o circuito sob iluminação artificial. O público começou também a marcar presença durante essa atividade, antes do arranque da fase competitiva deste sábado.
Kristoffersson impôs o ritmo nas duas sessões livres da Euro RX1. Na primeira, o sueco colocou o Volkswagen Polo KMS 601 RX no topo da classificação, com 38,290 segundos, batendo Juha Rytkönen por 0,308 segundos. Bakkerud registou o terceiro melhor tempo, a 0,409 segundos do rival na luta pelo campeonato.

Na segunda sessão, já disputada sob luz artificial, Kristoffersson voltou a liderar. O tempo de 38,479 segundos foi suficiente para terminar na frente de Patrick O’Donovan e Juha Rytkönen, embora não tenha melhorado o registo estabelecido anteriormente.
Bakkerud teve uma segunda sessão mais complicada, ao sofrer dois furos e abandonar antecipadamente o treino. Vários pilotos enfrentaram problemas, em particular numa das zonas de terra, mas a situação no campeonato mantém-se inalterada: Bakkerud e Kristoffersson continuam separados por apenas um ponto, antes de duas jornadas completas em Lousada.
Nas restantes categorias, Rytis Gurklys liderou a primeira sessão de treinos livres da Euro RX3, com 42,944 segundos, à frente de Sámuel Kovács e Julien Meunier. Gurklys chega à jornada dupla portuguesa com dez pontos de vantagem sobre Meunier.
Albert Kokk, estónio de 14 anos, foi o mais rápido no primeiro treino de RX4, à frente da líder do campeonato, Andrea Bénézet. Na RX5, Armin Raag liderou a primeira sessão, numa categoria em que os cinco primeiros ficaram separados por 0,335 segundos.
A jornada dupla de Lousada é a primeira do género na temporada, com uma ronda completa no sábado e outra no domingo. Na RX1, Bakkerud possui um ponto de vantagem sobre Kristoffersson; Gurklys lidera a RX3 por dez pontos perante Meunier; Bénézet lidera a RX4, com Filip Melon ainda na luta matemática pelo título; e Raag tem dois pontos de vantagem sobre Martin Juga na RX5.
O programa competitivo de sábado começou às 12h50, com a primeira qualificação de 2RM, e prossegue durante a tarde com qualificações das várias categorias. Os quartos de final da RX1 têm início às 18h32, seguindo-se uma pausa às 18h58 e as meias-finais, a partir das 19h50.

A fase final começa às 21h07, com a final de 2RM, seguida pelas decisões de RX5, às 21h13, RX4, às 21h22, e RX3, às 21h31. A final da Euro RX1 está agendada para as 21h40, antes do pódio previsto para as 21h56.









