WRC, Rali da Sardenha: Vitória caída do céu para Dani Sordo

Por a 16 Junho 2019 12:35

São assim os ralis, só terminam mesmo no controlo final. Desta vez a ‘fava’ saiu a Ott Tanak, que entrou para o último troço com 26.7s de avanço para Dani Sordo, mas teve problemas com a direção assistida do seu Toyota Yaris WRC – tudo indica que assim foi – e perdeu 2m12 ma derradeira especial, caindo de primeiro para o quinto lugar, curiosamente… à frente de Thierry Neuville.

Desta forma, quem viu o triunfo cair-lhe do céu foi Dani Sordo, que vence apenas pela segunda vez na sua longa carreira no WRC. Um prémio merecido para o espanhol, mas um grande balde de água fria para Ott Tanak, que não merecia que a fiabilidade do seu Toyota lhe pregasse esta partida. Depois de dois triunfos seguidos, no Chile e em Portugal, o estónio literalmente, ‘morreu na praia, já que a PowerStage do Rali da Sardenha é mesmo ao pé da praia.

Desta forma, e ao contrário do que se antevia, as diferenças do campeonato são bem menores do que se pensava. Ironicamente, depois de não o ter querido fazer na PowerStage em Portugal, com este resultado, Ott Tanak é o novo líder do Mundial de Ralis, com 150 pontos, mas quatro que Sébastien Ogier, que nesta prova só somou os quatro pontos da PowerStage, com Thierry Neuville com 143. Vamos ver, no entanto, se Andrea Adamo não nos reserva uma surpresa ao trocar as posições de Andreas Mikkelsen com Thierry Neuville.

O norueguês venceu a PowerStage, roubou o quarto posto a Evans e foi premiado com um pódio, para já provisório, tem a palavra o seu chefe de equipa. Evans acabou mesmo por ficar em quarto, mas perdeu um pódio.

Quinto posto para o infortunado Ott Tanak.

Decorria a PowerStage e já estávamos a escrever o texto final do rali. O título da peça seria “Terceira vitória seguida para Ott Tanak”. Mas não foi. E também não foi a primeira vez que isto nos sucedeu e também não irá ser a última.

A verdade é que Ott Tanak e Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) estiveram muito perto de assegurar na Sardenha a sua terceira vitória consecutiva, o que aliado às más provas dos seus adversários diretos – especialmente Sébastien Ogier – lhes permitia regressar à liderança do campeonato. Na verdade e ironicamente, isso aconteceu, mas não com a margem que o estónio esperava.

Tanak realizou uma exibição notável em que não deu a mínima hipótese aos seus adversários. Segundo na estrada na manhã do primeiro dia de prova, conseguiu, mesmo assim, chegar ao fim da manhã no segundo lugar da geral, terminou esse dia no terceiro posto a 11.2s da frente, mas no dia seguinte e já sem o ónus da ordem na estrada, ‘pulverizou’ a concorrência, deixando claro que venceria a prova. mas não venceu, porque a mecânica do seu Toyota Yaris o traiu.

Travou uma boa luta com Dani Sordo, que acaba por merecer o prémio, devido a ter sido quem mais luta deu. Mas o que se viu no decorrer da prova apontava claramente para mais um triunfo de Tanak. Terminou o segundo dia com 25.9 segundos de avanço para Sordo, tinha resolvido aí o rali. Tinha…

Desta forma, Dani Sordo e Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) venceram, com o espanhol a fazer uma boa prova, bem melhor que o ponta de lança da equipa, Thierry Neuville. Furou no primeiro dia, perdendo tempo, ultrapassou bem o exagerado desgaste dos pneus, que todos os pilotos sofreram, mas depressa se percebeu que não iria suster Tanak. De qualquer forma, iria assegurar aqui o seu melhor resultado do ano, e estava a deixar claro que ainda poderia vencer este ano, talvez em Espanha. Afinal, foi mais cedo do que esperávamos…

Bom segundo lugar de Teemu Suninen, agora com o experiente Jarmo Lehtinen (antigo navegador de Mikko Hirvonen). A dupla levou o seu Ford Fiesta WRC realizou uma prova consistente, um erro aqui outro ali, mas um pódio merecido. Em Portugal obtiveram o quarto posto, o melhor resultado do ano até aí, e agora subiram mais dois degraus, mostrando que o horrível início de época já lá vai. A confiança regressou. E Lehtinen deve ter ajudado…

Terceiro lugar para Andreas Mikkelsen e Andreas Jæger, que neste momento em que escrevemos, criaram um problema grande a Andrea Adamo. É que ao passarem Evans, colocaram o piloto da M-Sport entre eles e Thierry Neuville, o que significa que para Neuville ganhar um posição, Mikkelsen tem que perder duas. Vamos ver o que decide Andrea Adamo. Para já, Mikkelsen é terceiro, naquela que foi a sua melhor prova do ano.

Sofreu, como todos os outros com os pneus, no primeiro dia, mas andou sempre na luta pelo quarto posto, perto de Evans, aproveitando um momento menos bom do galês, na PowerStage, para chegar ao pódio.

Elfyn Evans e Scott Martin (Ford Fiesta WRC) perderam a luta pelo quarto lugar. Depois de mais uma boa exibição de um piloto que continua rápido e acima de tudo consistente, estragou tudo na PowerStage, onde perdeu 6.8s para Andreas Mikkelsen e com isso o quarto lugar. Apesar de tudo, este ano já soma dois pódios, sendo que depois do seu grande acidente na Argentina, voltou às boas exibições tanto no Chile, como em Portugal e agora na Sardenha, com o ‘ligeiro senão’ final.

Mais informação assim que possível.

Depois de mais uma fabulosa exibição, Tanak foi traído pela mecânica do seu carro…
Tristeza espelhada na família de Ott Tanak…
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado