WRC: Rali da Grã-Bretanha pode mudar para a… Irlanda

Por a 16 Maio 2019 10:31

A pressão sobre algumas provas europeias do Mundial de Ralis está a acentuar-se, e a mais recente a ter que mudar para sobreviver é o Rali da Grã-Bretanha. De acordo com a MotorSport News, os organizadores britânicos têm pela frente um desafio. Mudar ou ficar sujeitos a sair.

O Rali de Portugal sentiu essa pressão em 2014 – ainda que não sob a ameaça velada de sair – quando a FIA/Promotor ‘sugeriram’ que a prova fosse para o Norte. O ACP estava cómodo no Algarve, mas no Norte têm-se assistido a espetáculos como muito gosta a FIA e o Promotor. A todos os níveis.

Mas é por uma situação bem pior por que passam neste momento os britânicos, já que nos últimos tempos o Rali da Grã-Bretanha é um dos que o Promotor coloca em equação. Grã-Bretanha, Córsega, Alemanha e Sardenha.

Mantendo-nos na Grã-Bretanha, o que Ciesla está a fazer é utilizar o ‘cepo’ como arma de pressão para que os organizadores das provas acham que ele entende devem ser feitas, mas aqui reside parte do problema. É ele que decide, ou fá-lo em conjugação com a FIA e as equipas?

Sem poder para já responder a essa questão, o que Ciesla pretende é que o Rali da Grã-Bretanha mude, e pelos vistos a mudança pode ser radical. De terra para asfalto e de Gales para a Irlanda do Norte, o que não seria uma novidade no WRC. Ciesla diz que isto não seria uma mudança, mas sim apenas uma variação provisória.

E neste contexto, Ciesla diz uma coisa muito interessante relativamente à Irlanda que pode ser extrapolada para outras localizações: “não se trata de uma ligação de longo prazo, pois precisamos de ser atraentes para os maiores fabricantes do mundo, mas ainda assim não devemos ignorar a herança e a paixão dos adeptos e ir por isso ir à Irlanda ocasionalmente é atraente para o promotor”.

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
JahRastaFari
Membro
JahRastaFari

Não vejo nada de mal essa variação de localização no próprio país.
Já sei que vou ser chacinado aqui no forum, mas seria interessante ver o rally de Portugal no norte, centro e sul, ou até mesmo nas ilhas, assim como variar de asfalto para terra, pois temos dos melhores troços possíveis em asfalto.
Com esta mudança, até haveria mais variedade e não teríamos sempre os mesmo troços de ano para ano.

ramedlaV
Membro
ramedlaV

Eu sou super fã dos troços na Irlanda, apesar de achar no País de Gales muito bons também.

christopher-shean
Membro
christopher-shean

Não vejo diferença entre a mudança e a saída do rali do mundial: o Rali da Grã-Bretanha fora do continente inglês não é o “RAC”!

últimas Ralis
últimas Autosport