WRC: Rali da Grã-Bretanha pode mudar para a… Irlanda

Por a 16 Maio 2019 10:31

A pressão sobre algumas provas europeias do Mundial de Ralis está a acentuar-se, e a mais recente a ter que mudar para sobreviver é o Rali da Grã-Bretanha. De acordo com a MotorSport News, os organizadores britânicos têm pela frente um desafio. Mudar ou ficar sujeitos a sair.

O Rali de Portugal sentiu essa pressão em 2014 – ainda que não sob a ameaça velada de sair – quando a FIA/Promotor ‘sugeriram’ que a prova fosse para o Norte. O ACP estava cómodo no Algarve, mas no Norte têm-se assistido a espetáculos como muito gosta a FIA e o Promotor. A todos os níveis.

Mas é por uma situação bem pior por que passam neste momento os britânicos, já que nos últimos tempos o Rali da Grã-Bretanha é um dos que o Promotor coloca em equação. Grã-Bretanha, Córsega, Alemanha e Sardenha.

Mantendo-nos na Grã-Bretanha, o que Ciesla está a fazer é utilizar o ‘cepo’ como arma de pressão para que os organizadores das provas acham que ele entende devem ser feitas, mas aqui reside parte do problema. É ele que decide, ou fá-lo em conjugação com a FIA e as equipas?

Sem poder para já responder a essa questão, o que Ciesla pretende é que o Rali da Grã-Bretanha mude, e pelos vistos a mudança pode ser radical. De terra para asfalto e de Gales para a Irlanda do Norte, o que não seria uma novidade no WRC. Ciesla diz que isto não seria uma mudança, mas sim apenas uma variação provisória.

E neste contexto, Ciesla diz uma coisa muito interessante relativamente à Irlanda que pode ser extrapolada para outras localizações: “não se trata de uma ligação de longo prazo, pois precisamos de ser atraentes para os maiores fabricantes do mundo, mas ainda assim não devemos ignorar a herança e a paixão dos adeptos e ir por isso ir à Irlanda ocasionalmente é atraente para o promotor”.

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Ralis
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.