WRC, Rali da Córsega: Antever vencedor? Perfeita incógnita…

Por a 27 Março 2019 12:45

Depois de ter recuperado 12 pontos a Ott Tanak no Rali do México, Sébastien Ogier chega à Córsega com vontade de vencer pela terceira vez em quatro ralis. Vencedores da edição do ano passado, depois de terem liderado do princípio até ao final, os pontas de lança do Citroën Total World Rally Team, têm uma boa dose de favoritismo ao triunfo, numa prova que nos últimos quatro anos teve três vencedores distintos. O único que bisou foi mesmo Ogier, mas com carros diferentes. Volkswagen Polo WRC e Ford Fiesta WRC.

Primeiro rali da temporada 100% em asfalto, esta quarta ronda do WRC 2019 sofreu profundas alterações no percurso, sendo este mais um pormenor que pode funcionar a favor de Ogier.

O único piloto que alcançou pódios em todas as provas até aqui foi Ott Tanak, sendo que o piloto da Toyota foi segundo o ano passado, o que é um bom indicador quanto à sua competitividade nesta prova. Se continuar a chover o que tem chovido na prova, ainda mais, ainda que as escolhas de pneus sejam importantes e decisivas…

Outro piloto que tem rapidamente de inverter a série de resultados que tem vindo a fazer é Thierry Neuville, que depois do segundo lugar no Monte Carlo, tem vindo sempre a piorar, já que foi terceiro na Suécia e quarto no México. Neste momento já dista dez pontos da liderança do Campeonato e deixar fugir demasiado os seus adversários é exatamente o oposto do que pretende fazer…

De qualquer forma, a Córsega não parecer ser o rali indicado para o conseguir, pois as estradas da Córsega são bem mais indicadas para o Yaris WRC, e de certo modo para o C3 WRC, aqui mais devido a Ogier.

De referir que Sébastien Loeb vai estar presente na Córsega com o Hyundai i20 WRC, o mesmo sucedendo com Dani Sordo, dois especialistas em asfalto (Mikkelsen fica de fora), pelo que será interessante ver se a qualidade dos pilotos ultrapassam a aparente menor competitividade do carro nas estradas corsas.

Kris Meeke tem estado a realizar uma boa adaptação à Toyota e tem de ser também considerado um dos pilotos potencialmente ganhadores na Córsega.

Com a chegada do asfalto, maiores dificuldades para os homens da M-Sport, Elfyn Evans e Teemu Suninen. Esapekka Lappi gosta desta prova, mas dificilmente fará melhor que um top 5.

Jari-Matti Latvala já aqui venceu, e num rali com muita chuva. Tendo em conta a água que tem caído por estes dias na Córsega, poderá também ter que se contar com ele.

Como é habitual, o rali tem poucos troços, mas longos. 14 especiais, totalizam 347,51 km cronometrados, sendo que destes, 133,34 km são totalmente novos. O troço de Castigniccia, com 47,18 Km é a especial mais longa do programa, a percorrer duas vezes no sábado. Provavelmente, será bem decisiva nas contas…

HORÁRIO

QUINTA-FEIRA, 28 MARÇO

09h00: Shakedown (Sorbo Ocagnano)

SEXTA-FEIRA, 29 MARÇO

06h00: Partida Dia 1 (Porto-Vecchio)

06h05: Marcação de pneus (Porto-Vecchio – 15’)

07h29: ES 1 – Bavella 1 (17,60 km)

08h24: ES 2 – Valinco 1 (25,94 km)

09h32: ES 3 – Alta-Rocca 1 (17,37 km)

11h41: Marcação de pneus (Porto-Vecchio – 15’)

13h05: ES 4 – Bavella 2 (17,60 km)

14h00: ES 5 – Valinco 2 (25,94 km)

15h08: ES 6 – Alta-Rocca 2 (17,37 km)

16h38: Flexi Assistência A (Aeroporto de Bastia – 45’)

SÁBADO, 30 MARÇO

05h05: Partida Dia 2 e Assistência B (Aeroporto de Bastia – 15’)

06h38: ES 7 – Cap Corse 1 (25,62 km)

08h08: ES 8 – Désert des Agriates 1 (14,45 km)

09h14: ES 9 – Castagniccia 1 (47,18 km)

11h32: Assistência C (Aéroport de Bastia – 40′)

13h38: ES 10 – Cap Corse 2 (25,62 km)

15h08: ES 11 – Désert des Agriates 2 (14,45 km)

16h14: ES 12 – Castagniccia 2 (47,18 km)

17h34: Flexi Assistência D (Aeroporto de Bastia – 45’)

19h24: Parque Fechado (Place Saint Nicolas – Bastia)

DOMINGO, 10 MARÇO

07h30: Partida Dia 3 (Place Saint Nicolas – Bastia)

08h10: Assistência E (Aeroporto de Bastia – 15’)

09h45: ES 13 – Eaux de Zilia (31,85 km)

12h18: ES 14 – Calvi – Power Stage (19,34 km)

13h18: Chegada (Citadelle de Calvi)

15h00: Pódio (Citadelle de Calvi)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado