WRC, Rali da Catalunha: Ott Tanak já Campeão ou só ‘Downunder’?

Por a 23 Outubro 2019 08:27

Não está ganho, mas o título de pilotos do Mundial de Ralis 2019 está a escorregar cada vez mais o lado de Ott Tänak. O que o estónio fez no País de Gales teve o condão de mostrar que este ano dificilmente perde o título. ao vencer e ainda ‘roubar’ os cinco pontos da Power Stage, o piloto da Toyota reuniu o máximo de pontos numa prova, ganhando, de uma assentada, 11 pontos a Sébastien Ogier.

Vamos à matemática! Após o Rali da Grã-Bretanha faltam duas provas para o final da competição, ou seja, 60 pontos para atribuir (25 por cada vitória, mais 5 pontos por cada vitória na Power Stage). Com 28 pontos de avanço face a Ogier, o piloto da Toyota não necessita de ganhar mais nenhum rali e mesmo que o francês ganhe em Espanha e na Austrália e ganhe as duas Power Stage, Tänak precisa, apenas, de um segundo e um terceiro lugares, sem pontuar nas Power Stage, ou dois terceiros, pontuando um ‘bocadinho’ nas Power Stage. Quanto a Neuville, são já 41 os pontos de atraso, e por isso precisa que o estónio termine as duas corridas fora do top 5 e que não pontue nas duas Power Stage. O título será decidido entre os três, já que Andreas Mikkelsen já está, matematicamente, fora da luta.

Is são as conjecturas. Na realidade, como via estar o tempo no primeiro dia de prova, qualquer coisa pode acontecer, mesmo os três do título irem para a Austrália bem mais equilibrados. Mais vale mesmo é esperar para ver o que ‘dá’ a Catalunha…

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Ralis
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.