WRC, Rali da Austrália, Q&A, Haydon Paddon: “Este pode ser o meu último rali nestes carros…”
Um ano se passou desde que Hayden Paddon apareceu no Rali da Austrália. Na próxima semana, Paddon volta, ao volante de um Ford Fiesta WRC, para disputar a última ronda do Campeonato do Mundo de Ralis.
Sentes-te como estivesses numa ronda caseira aqui na Austrália?
“Tem sido uma espécie de casa adoptiva. Ainda estou a três horas de avião de casa, por isso, é como se fosse de Espanha para a Finlândia. As pessoas pensam que é o meu rali caseiro, mas não é assim. Um espanhol não vai chamar o rali da Finlândia de ‘casa’.”
Em 2015 ficaste em quinto lugar, no ano seguinte em quarto, depois em terceiro e um segundo lugar no ano passado. Quais as expectativas para o próximo fim de semana?
“Uma vitória seria muito especial e essa é a progressão do quinto, quarto, terceiro e segundo, mas estou fora do carro há um ano. Sempre que entro num carro de rali dou o meu melhor, e é isso que vou fazer para a próxima semana.”
“Vou-me divertir e fazer o melhor rali que puder. Estou bem ciente de que este pode ser o meu último rali e a minha última oportunidade de conduzir um destes carros, por isso quero divertir-me e desfrutar dele.”
Um bom resultado aqui pode sempre ajudar neste mercado de pilotos atual…
“Não vale a pena eu colocar pressão sobre mim. Neste momento não tenho nada em cima da mesa para o próximo ano. Sei do que sou capaz e se isso for bom o suficiente para me dar algo, então é ótimo. Mas como já disse, não vou me sentar num canto a chorar sobre isso. Vou sair e fazer o melhor trabalho possível.”
Qual é a abordagem da Austrália?
“Não estou num WRC há 12 meses e isso é muito tempo. Conduzi muito este ano, mas não fiz muitos ralis. Como disse, vou fazer as minhas próprias coisas.”
“A chave é sexta-feira de manhã, eu preciso de sair bem e usar a posição na estrada. É sempre o mesmo na Austrália. Se não estiveres na estrada até sexta-feira e estiveres na frente no sábado, então o rali está praticamente terminado.”
E como foi o teste?
“Fiz um dia em Espanha, em outubro, e pilotei 180km. Imediatamente senti-me como se estivesse a puxar uma luva sobre a minha mão, senti-me muito confortável.”
“Adorei o carro, era tão previsível e agradável. Conduzir o Ford Fiesta R5 MkII na Grã-Bretanha foi bom, mas foi preciso um pouco de adaptação, ao passo que o WRC é exactamente o que já faço há alguns anos.”
“Todos na M-Sport foram muito bons e fizeram tudo o que puderam para colocarem-me na melhor posição possível para o rali da Austrália. Eles são uma ótima equipa para trabalhar.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI