WRC, Rali da Austrália, Q&A, Haydon Paddon: “Este pode ser o meu último rali nestes carros…”

Por a 9 Novembro 2019 16:07

Um ano se passou desde que Hayden Paddon apareceu no Rali da Austrália. Na próxima semana, Paddon volta, ao volante de um Ford Fiesta WRC, para disputar a última ronda do Campeonato do Mundo de Ralis.

Sentes-te como estivesses numa ronda caseira aqui na Austrália?

“Tem sido uma espécie de casa adoptiva. Ainda estou a três horas de avião de casa, por isso, é como se fosse de Espanha para a Finlândia. As pessoas pensam que é o meu rali caseiro, mas não é assim. Um espanhol não vai chamar o rali da Finlândia de ‘casa’.”

Em 2015 ficaste em quinto lugar, no ano seguinte em quarto, depois em terceiro e um segundo lugar no ano passado. Quais as expectativas para o próximo fim de semana?

“Uma vitória seria muito especial e essa é a progressão do quinto, quarto, terceiro e segundo, mas estou fora do carro há um ano. Sempre que entro num carro de rali dou o meu melhor, e é isso que vou fazer para a próxima semana.”

“Vou-me divertir e fazer o melhor rali que puder. Estou bem ciente de que este pode ser o meu último rali e a minha última oportunidade de conduzir um destes carros, por isso quero divertir-me e desfrutar dele.”

Um bom resultado aqui pode sempre ajudar neste mercado de pilotos atual…

“Não vale a pena eu colocar pressão sobre mim. Neste momento não tenho nada em cima da mesa para o próximo ano. Sei do que sou capaz e se isso for bom o suficiente para me dar algo, então é ótimo. Mas como já disse, não vou me sentar num canto a chorar sobre isso. Vou sair e fazer o melhor trabalho possível.”

Qual é a abordagem da Austrália?

“Não estou num WRC há 12 meses e isso é muito tempo. Conduzi muito este ano, mas não fiz muitos ralis. Como disse, vou fazer as minhas próprias coisas.”

“A chave é sexta-feira de manhã, eu preciso de sair bem e usar a posição na estrada. É sempre o mesmo na Austrália. Se não estiveres na estrada até sexta-feira e estiveres na frente no sábado, então o rali está praticamente terminado.”

E como foi o teste?

“Fiz um dia em Espanha, em outubro, e pilotei 180km. Imediatamente senti-me como se estivesse a puxar uma luva sobre a minha mão, senti-me muito confortável.”

“Adorei o carro, era tão previsível e agradável. Conduzir o Ford Fiesta R5 MkII na Grã-Bretanha foi bom, mas foi preciso um pouco de adaptação, ao passo que o WRC é exactamente o que já faço há alguns anos.”

Haydon Paddon no Ralo da Grã-Bretanha a bordo do Ford Fiesta R5 MkII

“Todos na M-Sport foram muito bons e fizeram tudo o que puderam para colocarem-me na melhor posição possível para o rali da Austrália. Eles são uma ótima equipa para trabalhar.”

Ford Fiesta WRC de Haydon Paddon para o Rali da Austrália, última ronda do WRC

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Ralis
últimas Autosport