WRC ‘quer’ comunicações rádio nas transmissões, como na F1: a sério? Como?

Por a 22 Abril 2024 15:10

O Promotor do WRC espera que as comunicações rádio em direto entre equipas e pilotos sejam possíveis já no próximo ano, com a intenção das transmitir em direto na televisão, à semelhança do que sucede na Fórmula 1. Percebemos a ideia, mas assim de repente, surgem-nos mesmo muitas dúvidas…

Supostamente o Rali de Portugal vai ficar marcado por uma experiência no WRC, que passa pela possibilidade dos adeptos poderem ouvir as comunicações via rádio ao vivo entre as equipas e as suas duplas de pilotos e navegadores.

A ideia é implementar em 2025, começando as experiências já na nossa prova do WRC. O que pode ser ouvido assemelha-se muito ao que já sucede na Fórmula 1, diz o Promotor.

Na F1TV e nas transmissões da F1, por exemplo na Sport TV, os adeptos já ouvem muita coisa, e o WRC vai agora começar a testar o sistema para replicar e 2025.

Logicamente, vai ter que haver experiências, mas esse é só um detalhe de um ‘mundo’ de dificuldades, e muito sinceramente não percebemos muito bem como pode funcionar nos ralis um sistema destes.

Mas a isso, já lá vamos…

Segundo Simon Larkin, diretor de eventos do WRC Promoter disse ao Dirtfish: “a relação entre o piloto e o engenheiro, esse trabalho em equipa é algo em que acredito que podemos trabalhar melhor. Podemos trazer mais personagens; até mesmo a relação entre o piloto e o seu engenheiro é algo que falta e que outros desportos são melhores.

Temos um novo conceito para o próximo ano, no qual estamos a trabalhar com as equipas e os Construtores para obter mais dados dos carros, mais interação ao vivo entre as equipas e as suas duplas. Neste momento, o meu carro alugado tem melhor conectividade do que estes carros de ralis, que são muito caros”, disse Larkin ao Dirtfish dando como exemplo as boas conversas que podemos ouvir na F1 entre pilotos e engenheiro, por vezes discussões.

Para que isso suceda, o Promotor do WRC planeia disponibilizar às equipas do Rally1 a capacidade de aceder à telemetria ao vivo em troca da possibilidade de transmitir comunicações de rádio.

Isto é o que disse o Promotor ao Dirtfish, agora as nossas dúvidas:

Dar como exemplo a conversa entre um engenheiro de F1 e o seu piloto é uma coisa.

Mas como é que o Promotor do WRC julga que possa haver uma conversa entre um engenheiro e o seu piloto, quando este e o navegador estão super-concentrados nos troços, e nunca poderia haver qualquer conversa a interromper o ‘ditar’ notas até por uma questão de segurança.

Quanto muito, e isso já existe, por questões de segurança quando se passa alguma coisa num qualquer troço. Portanto, durante os troços, comunicações rádio, impossível.

Conversas entre engenheiro e piloto entre os troços…”nããã..”, porque essas não são passíveis de transmitir publicamente porque são segredos das equipas. Alguém imagina ouvirem-se transmissões de rádio de engenheiro e piloto a discutirem afinações?

Na F1, é muito diferente, porque durante uma corrida, ou de uma qualquer sessão, o carro está como está, mas o piloto pode intervir em muita coisa, no WRC, quando o troço começa, não há a mínima hipótese de haver conversas de rádio entre engenheiro e piloto ou navegador.

Era isto que o Promotor pensava? Se era, esqueçam…

Seja como for, pode haver ideias diferentes, estar a ser pensada outra coisa, por isso resta esperar para ver quais são na prática as ideias para saber se são realizáveis. Portanto, resta aguardar…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
strakarevo
1 mês atrás

Eu posso ainda adicionar que na maior parte das vezes as comunicacoes sao feitas por telemovel porque os carros estao muito longe do parque de assistencia e os radios nao funcionam.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado